quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Barcelona, dia 1 - Maldonado é o mais rápido, e Nasr se envolve em acidente

Venezuelano da Lotus surpreende ao fechar dia com o melhor tempo, enquanto Felipe Nasr, líder na parte da manhã, é prejudicado por batida com pilota da Williams


Por
Barcelona

 
Nos bastidores da Fórmula 1, Pastor Maldonado é conhecido pelo "talento" de causar confusões e acidentes. No entanto, o venezuelano da Lotus viveu um dia atípico nesta quinta-feira. Sempre lembrado por ter vencido de forma surpreendente o GP da Espanha de 2012, pela Williams, o piloto de 29 anos fez o melhor tempo na abertura das atividades da pré-temporada em Barcelona e colocou um carro equipado com motor Mercedes no topo da tabela pela primeira vez em 2015. Com 1m25s011, Maldonado desbancou Kimi Raikkonen, da Ferrari, por apenas 0s156, e, de quebra, superou o tempo da pole do GP da Espanha do ano passado (1m25s232, marcado por Lewis Hamilton).

Lotus de Pastor Maldonado no 1º dia de testes de pré-temporada da F-1 em Barcelona (Foto: Divulgação)
Pastor Maldonado foi o mais rápido no 1º dia 
de testes de pré-temporada em Barcelona 
(Foto: Divulgação)


A confusão, desta vez, ficou por conta de Susie Wolff, pilota de desenvolvimento da Williams, que provocou um acidente que afetou diretamente Felipe Nasr, da Sauber, líder na parte da manhã. Os dois colidiram na entrada da curva 5 do circuito catalão. O brasileiro, em volta rápida, foi atingido quando tentava ultrapassar a escocesa, que vinha lenta por ter acabado de sair dos boxes. Após o incidente, Susie disse que não viu a aproximação de Nasr. As equipes ainda conseguiram consertar os carros, e eles voltaram para mais algumas voltas na parte final do teste. Nasr provocou uma bandeira vermelha por causa de uma pena em sua Sauber e precisou se contentar com o quinto tempo geral no final do dia.

Quem também não teve muito o que comemorar foi a Mercedes. Lewis Hamilton tinha dado apenas 11 voltas quando se sentiu indisposto por causa de uma febre e não pôde continuar na pista. Para piorar, Nico Rosberg ainda se recupera de uma inflamação no pescoço e não tinha condições de substituir o companheiro. A solução foi convocar às pressas o jovem alemão Pascal Wehrlein, que estava "emprestado" para a Force India. Wehrlein fez 48 voltas com as Flechas de Prata, mas ficou apenas com um apagado nono tempo. Na Force India, o alemão rodou 32 voltas e marcou o oitavo melhor tempo.

Felipe Nasr e Susie Wolff batem em teste da Fórmula 1 em Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter)
Felipe Nasr e Susie Wolff batem em teste da 
Fórmula 1 em Barcelona (Foto:
 Reprodução/Twitter)


Na McLaren, as coisas pareciam ter começado a entrar nos eixos, com Jenson Button andando muito próximo de seus adversários no início do teste. No entanto, com apenas 21 voltas, o britânico foi forçado a parar por causa de uma falha no sistema MGU-K (motor elétrico alimentado pela energia armazenada nas frenagens). Apesar da dor de cabeça, Button ainda fechou o dia em sétimo, à frente da Mercedes e da Williams. Mas a Honda, fornecedora do motor, estima que só conseguirá resolver completamente o problema no sábado, o que poderá comprometer as atividades de Fernando Alonso nesta sexta-feira. 

Os pilotos voltam para a pista na manhã desta sexta-feira. Os testes de Barcelona seguem até o domingo, e a capital da Catalunha recebe mais uma bateria na próxima semana, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. O GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações no circuito espanhol em Tempo Real, neste link. O campeonato tem início no dia 15 de março, com o GP da Austrália. Fique ligado no calendário completo!


Confira os melhores tempos desta quinta-feira:

Tabela de tempos Barcelona testes da pré-temporada Dia 1 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: