domingo, 16 de novembro de 2014

Djokovic e Federer fazem tira-teima em Londres, e Melo tenta igualar Guga

Tenistas chegam invictos à final Torneio dos Campeões da ATP no 37º encontro entre eles no circuito profissional. Suíço leva pequena vantagem


Por  
Londres



De um lado, um tricampeão do Torneio dos Campeões da ATP e ganhador das duas últimas edições da competição. Do outro, o recordista de títulos do evento, com seis troféus. Novak Djokovic (2008, 2012 e 2013) e Roger Federer (2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011) decidem neste domingo, às 16h (de Brasília), quem será o vencedor de 2014 do torneio que reuniu os oito melhores tenistas do ano, em Londres. Ambos chegam invictos à final e prontos para fazer um tira-teima no 37º encontro entre eles no circuito profissional (19 vitórias do suíço e 17 do sérvio).

Montagem - Djokovic e Federer (Foto: Editoria de Arte)
Djokovic e Federer se enfrentam pela sexta 
vez este ano (Foto: Editoria de Arte)


Nunca Djokovic e Federer se enfrentaram tantas vezes numa mesma temporada. Entre 2009 e 2012, chegaram a fazer cinco confrontos em cada ano. Já a decisão do Torneio dos Campeões deste domingo marca o sexto duelo entre o sérvio e o suíço em 2014. Nesta temporada, Federer levou a melhor nos jogos de semifinal (ATP 500 de Dubai, Masters 1.000 de Monte Carlo e Masters 1.000 de Xangai), enquanto Djokovic foi superior justamente nas finais (Masters 1.000 de Indian Wells e Wimbledon).

Apesar da final entre os dois melhores tenistas da temporada, o duelo não valerá o posto de número 1 do mundo ao final do ano. Com as três vitórias que conquistara na fase de grupos, Djokovic garantiu pontos suficientes para não ser ultrapassado por Federer ainda em 2014. O sérvio lidera o ranking da ATP com 10.010 pontos, seguido pelo rival, que tem 8.700. Com a campanha invicta até a decisão, ambos já somam 1.000 pontos e o vencedor receberá mais 500 pela vitória na final.  Federer ainda jogará a final da Copa Davis na semana que vem e pode ganhar um máximo de 225 pontos. Suíça e França brigam pelo título, entre 21 e 23 de novembro, em Lille.

O SporTV2 transmite o Torneio dos Campeões da ATP ao vivo, com a participação de Gustavo Kuerten como comentarista. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.

Feito de Guga e primeiro título do ano na mira de Marcelo Melo


Pelos resultados deste ano, Marcelo Melo e Ivan Dodig talvez fossem a parceria menos cotada ao título do Torneio dos Campeões da ATP. Única dupla sem títulos na temporada presente na edição do evento deste ano, a sétima melhor equipe de 2014 vai disputar pela primeira vez a final da competição. Diante deles, neste domingo, às 13h30 (de Brasília), estão os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, atuais campeões do US Open, líderes do ranking mundial e tricampeões do Torneio dos Campeões (2003, 2004 e 2009). Uma final que o brasileiro tem grande esperança de vencer.

- Todo o sacrifício que a gente tem desde pequeno, as barreiras que a gente passa sonhando para um dia chegar no meu lugar. É claro que vai (dar). Agora é relaxar para dar uma descansada e montar a estratégia porque chegou a hora. Chegou a hora de a gente ganhar esse torneio - disse Marcelo Melo em entrevista ao SporTV.

têni, Marcelo Melo e Ivan Dodig no ATP Finals (Foto: Gustavo Werneck / Vipcomm)
Em inédita campanha, Melo e Dodig encaram 
tricampeões na decisão (Foto: Gustavo 
Werneck / Vipcomm)

No ano passado, quando foram semifinalistas logo na primeira vez que disputaram o Torneio dos Campeões, Melo e Dodig chegaram a derrotar os irmãos Bryan na estreia, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 10-8. No entanto, perderam a única partida que fizeram com os melhores do mundo desde então: a final do Masters 1.000 de Monte Carlo, em abril por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 10-8. Em julho, Melo voltou a encontrar os americanos nas quartas de final de Wimbledon, em que perdeu por 3 sets a 1 - 3/6, 7/6(6), 6/4 e 6/4 -, mas o parceiro do duplista mineiro era o austríaco Julian Knowle.

Caso Melo e Dodig superem os irmãos Bryan, o tenista mineiro repetirá, ainda que nas duplas, um feito de Gustavo Kuerten. Em 2000, Guga conquistou o título da Masters Cup (nome antigo do Torneio dos Campeões), em Lisboa. Naquela ocasião, a vitória sobre Andre Agassi na decisão rendeu ao catarinense o posto de número 1 do mundo.

Além de Marcelo Melo, o Brasil contou também com a presença de Bruno Soares, que jogou ao lado do austríaco Alexander Peya, em Londres. A terceira melhor dupla da temporada foi eliminada ainda na fase de grupos, com apenas uma vitória sobre o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau. A parceria perdeu para o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt, quem Melo e Dodig bateram nas semifinais, e teve a eliminação decretada em derrota para os próprios irmãos Brya


FONTE:
http://glo.bo/1y6e1M1

Nenhum comentário: