domingo, 16 de novembro de 2014

Da convocação até o corte, Balotelli vive semana conturbada

Na entrevista coletiva em que atacante vira tema principal mesmo fora das próximas duas partidas da Itália, Conte gela ambiente: “Inútil ter gente que não pode treinar”


Por Milão, 
Itália

balotelli, treino Itália (Foto: Agência AP )Ressabiado na volta: Balotelli reaparece, mas não consegue se firmar na Azzurra (Foto: Agência AP )

Balotelli reapareceu na seleção italiana pela primeira vez depois da Copa do Mundo, mas voltou para casa sem sequer entrar em campo. O atacante foi cortado no último sábado devido a uma lesão intrigante e mal explicada e correu para Brescia, onde fica a pequena casa dos pais adotivos e se refugia cada vez que as coisas saem errado. Essa foi mais uma.

Recomeçou tudo mal. O centroavante foi convocado por Antonio Conte, pela primeira vez, para duas partidas. A primeira, importante, diante da Croácia, que vale a liderança do Grupo H das eliminatórias para a Eurocopa de 2016, neste domingo, às 17h45 (de Brasília), no estádio San Siro, em Milão - o SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances. A outra, bem menos relevante, na próxima terça-feira, um amistoso contra a Albânia. Apenas nesse último Balotelli tinha chances de jogar, mas foi cortado por uma lesão no púbis, que até sexta-feira à noite era desconhecida.

O caso está suscitando alguma polêmica na Itália, porque Balotelli treinou normalmente durante toda a semana. Neste sábado, a assessoria de imprensa da seleção enviou um comunicado explicando que o motivo do corte era um "ressentimento muscular na coxa", mas Conte desmentiu a justificativa oficial durante a entrevista coletiva de sábado.

Balotelli não tem ressentimento, mas uma inflamação no púbis. É inútil ter aqui gente que não pode treinar"
Conte, técnico da Itália, 

sobre o corte de Balotelli
- Balotelli não tem ressentimento, mas uma inflamação no púbis. Não podia treinar. Na sexta-feira, não conseguiu. No domingo, também não iria. Por isso, é inútil ter aqui gente que não pode treinar - afirmou Conte, com frieza, na entrevista coletiva.

Os jornalistas insistiram sobre o tema e o comandante não gostou.

- Estamos aqui para falar sempre do mesmo? Mario esteve conosco pela primeira vez. Eu analisei o seu trabalho da mesma forma que fiz com todos os outros novatos - tentou Conte encerrar dessa forma uma semana repleta de confusões, más explicações e polêmicas em volta da figura de Mario Balotelli.

Antonio Conte coletiva Itália (Foto: Agência AP )
Apesar do ambiente pesado, Conte sorri durante 
a entrevista coletiva: contrariedade notória 
(Foto: Agência AP )

ESPECULAÇÕES SOBRE PATROCINADOR DA SELEÇÃO

Balotelli e Philippe Coutinho, Newcastle X Liverpool (Foto: Editoria de arte)Balotelli no Liverpool: atacante está ainda abaixo da expectativa da torcida (Foto: Editoria de arte)

O mau ambiente pela convocação de Balotelli começou desde o anúncio da lista para os jogos contra Croácia e Albânia. Há cerca de um mês, Antonio Conte havia dito que o jogador precisava mostrar o seu bom futebol para regressar à Azzurra. Mas quem tem acompanhando os jogos do Liverpool pode verificar que isso não está acontecendo. À parte alguns elogios do técnico e companheiros sobre o empenho do jogador na Inglaterra, o atacante tem sido uma sombra do que foi. Com a camisa dos Reds, fez dois gols em 14 partidas, mas nenhum deles no Campeonato Inglês. O italiano só foi decisivo em uma partida da Liga dos Campeões e outra da Copa da Liga Inglesa. De resto, as suas presenças são um recital de passes errados, combinações falhas, chutes distantes do gol e pouca mobilidade em campo. Mesmo assim, a convocação chegou.

- Mario Balotelli é um património do futebol italiano. Não vive um bom momento, mas talvez seja melhor assim. Não gosto de analisar pelo que ouço falar, é correto testar um jogador - defendeu Conte, comprometendo o seu próprio discurso de um mês atrás.


saiba mais

Imediatamente recomeçaram os rumores sobre a influência do patrocinador na convocação de Balotelli. O centroavante e a seleção de seu país são representados pela mesma marca de material esportivo, que há vários anos faz parte da história da Azzurra e, não é segredo, paga uma boa porcentagem do elevado salário de Conte. Caso contrário, o técnico tricampeão italiano pelo Juventus não teria aceitado o convite para treinar a equipe nacional. A imprensa, portanto, escreveu que a empresa teria pressionado para convocar o atacante, especulação que foi ridicularizada pelo técnico.

- Vamos falar de coisas sérias - disse durante a semana.

novas e antigas mágoas

Antonio Conte com o rosto de Balotelli em foto postada por Enock, irmão do atacante (Foto: Reprodução Instagram)Antonio Conte com o rosto de Balotelli em foto postada por Enock, irmão do atacante: brincadeira delicada (Foto: Reprodução Instagram)


Ultrapassados esses rumores, mal chegou à Itália para se juntar à seleção, Balo se viu envolvido em nova confusão. Dessa vez foi o irmão Enock que fez das suas ao postar uma montagem no Instagram com uma "fusão" do rosto do atacante numa foto do treinador. Chamou de "Mario Conte".

O cabelo do técnico italiano é alvo de várias piadas, não só pelo corte, mas porque ele tem cuidados especiais há alguns anos. Não satisfeito com a sua calvície, resolveu fazer um implante capilar. A brincadeira deixou o atacante numa situação ainda mais delicada. Um dia depois, na última quarta-feira, Chiellini, um dos líderes da Azzurra, comentou a atitude desta forma.

- O meu irmão nunca faria uma coisa dessas - afirmou o zagueiro do Juventus.

Além da polêmica do patrocinador e da foto postada pelo irmão, o centroavante do Liverpool ainda teve de se empenhar em reconstruir algumas relações pessoais abaladas após a Copa do Mundo. Contam os relatos de Mangaratiba, local de concentração da seleção italiana no Brasil, que eram 22 mais um. Para que se entenda, Balotelli era o homem isolado. Nunca andava com outro jogador, ficava sozinho ou na companhia de alguns amigos que o seguiram até o país e da ex-namorada, Fanny Neguesha, a quem resolveu pedir em casamento durante a concentração, na véspera da estreia no torneio. Depois, os noivos terminaram tudo, mas o episódio não agradou os veteranos do time, campeões do mundo em 2006, como Buffon, Pirlo e De Rossi, que acreditam que o companheiro aproveitou demasiadamente a abertura para levar famílias para o resort Portobello e acabou transformando a disputa da competição num passeio.


QUINTA OPÇÃO

Tudo isso não ajudou nareintegração do centroavante na seleção, porque Conte afirmou durante a semana que Balotelli seria apenas a quinta opção para o ataque. Desde que foi contratado como técnico da Azzurra, a equipe disputou quatro jogos, venceu todos e marcou sete gols sem precisar do atacante. O esquema tático adotado foi o 3-5-2. A dupla titular na frente é formada por Immobile, em grande forma no Borussia Dortmund, e Zaza, centroavante revelação do Sassuolo. A terceira opção válida para o treinador é Graziano Pellè. O jogador do Southampton foi lembrado pela primeira vez aos 29 anos, depois de fazer 57 gols em duas temporadas pelo Feyenoord e nove, só no atual Campeonato Inglês, com a camisa do Southampton, segundo colocado da competição. A quarta opção é El Shaarawy, que voltou a viver boa fase no Milan.


balotelli, treino Itália (Foto: Getty Images)
Balotelli tenta se reencontrar na seleção: atrás 
de revelações e até do ex-companheiro El 
Shaarawy (Foto: Getty Images)

Balotelli parece não ter gostado muito da sua condição de quinto atacante. A expectativa era que o jogador do Liverpool tivesse alguns minutos na próxima terça-feira no amistoso contra a Albânia, mas não seria opção no jogo contra a Croácia deste domingo. Sentar no banco do San Siro durante 90 minutos só como mero espectador, na casa que foi sua durante tantos anos, talvez fosse até mais doloroso do que a inflamação que sente no púbis.


FONTE:
http://glo.bo/11eimBQ

Nenhum comentário: