quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Após duelo de 3 horas e meia, Djoko supera Murray e avança à semifinal

Sérvio leva a melhor por 3 sets a 1 e agora encara o japonês Kei Nishikori na próxima etapa do Aberto dos Estados Unidos


Por Nova York



Depois de três horas e meia de muito tênis, porém também de muita luta, Novak Djokovic derrotou Andy Murray por 3 a 1 (7/6-1, 6/7-1, 6/2 e 6/4) na madrugada desta quinta-feira e carimbou passaporte às semifinais do US Open. A próxima parada do número 1 do mundo será diante do japonês Kei Nishikori que, nas quartas de final, levou a melhor sobre o suíço Stan Wawrinka em um confronto ainda mais longo (4h15).

A vitória sobre Murray teve um gosto de forra para o sérvio. Ambos fizeram a final do torneio em 2012, e o britânico ficou com o título. Após cair em duas decisões seguidas (em 2013 o algoz foi Rafael Nadal), Djoko quer quebrar o incômodo tabu e, assim como fez em 2011 (batendo o Touro Miúra espanhol), finalmente voltar a conquistar o Aberto dos Estados Unidos.


O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (horário de Brasília). Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.

Novak Djokovic tênis US Open (Foto: Reuters)
Djokovic leva a melhor sobre Murray 
e segue na luta pelo título nos EUA 
(Foto: Reuters)


O jogo

Logo no primeiro game de jogo, diante da agressividade de Murray, Djokovic teve que salvar um duplo break point, mas na igualdade levou a pior e começou a partida sendo quebrado. Não teve problema: ele batalhou durante quase dez minutos para devolver a quebra já no game seguinte. Depois do início intenso e de mais uma quebra para cada lado, os dois tenistas diminuíram o ritmo, mas também proporcionaram um rali de 29 trocas de bola no nono game. Antes de Djokovic fazer 6/5, o primeiro set já durava uma hora. E 13 minutos depois disso, o sérvio foi beneficiado pela irregularidade de Murray no saque durante o tie-break e venceu com tranquilidade o game de desempate.

Passado o longo primeiro set, Djokovic e Murray voltaram a travar uma batalha por cada ponto, mas também cometendo muitos erros. O britânico foi buscar, num triplo break point no sexto game, uma bela bola na passada que lhe faria devolver a quebra tomada três games antes. Nos dois games seguintes, duas quebras para cada tenista e muitos sinais de irritação de ambos, sendo que foi Djokovic quem teve o pico de raiva mais alto, explodindo a bola contra a parede em que ficam juízes de linha e boleiros. Por pouco a situação não piorou para o sérvio, que, no próprio serviço, salvou set point de Murray, mas outro tie-break foi necessário. Dessa vez quem saiu logo em boa vantagem foi o britânico, que empatou a partida repetindo no segundo set, de uma hora de duração, o placar sofrido na parcial anterior.

Assim como nas anteriores, a terceira parcial se desenheva equilibrada até o quarto game, quando Djoko quebrou o serviço de Murray e confirmou o seu em seguida, fazendo 4/1. Os tenistas mantiveram seus saques na sequência até o oitavo game, quando o sérvio deu nova quebra no oponente e liquidou em 6/2 a parcial, esta bem menos equilibrada e decidida em apenas 36 minutos.

Novamente em vantagem no duelo, Novak Djokovic abriu sacando o quarto set e finalizou com um ace indefensável. Murray, bem mais desgastado, respondeu em seguida, deixando tudo igual. Com vantagens se sucedendo de lado a lado, a parcial seguiu parelha até o décimo game. Vendo o placar em 5/4 a favor, o número 1 do mundo derrubou o serviço do oponente e, após 3h32 de muita luta, selou sua passagem para as semifinais do Aberto dos EUA.



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/djoko-supera-murray-em-batalha-de-3-horas-e-meia-e-avanca-semifinal.html

Nenhum comentário: