quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Made in China: instalações esportivas impressionam atletas em Nanquim

Centro Equestre é indoor e climatizado, outros ginásios foram reformados há pouco tempo. Vila Olímpica foi erguida especialmente para as Olimpíadas da Juventude


Por Direto de Nanquim, China


saiba mais

Ginásios novos, cheios de tecnologia. Telões gigantes e instalações que impressionam os jovens. As Olimpíadas da Juventude em Nanquim, na China, mostram mais uma vez que os chineses, donos da maior população do planeta, com quase 1,3 bilhão de habitantes, também não pensam pequeno quando o foco é o esporte. Assim como em Pequim 2008, guardadas as devidas proporções pelo tamanho e número de atletas, as instalações esportivas em Nanquim surpreenderam os atletas.

Os Jogos usam parte de uma estrutura construída para os Jogos da República da China, em 2005. São 35 instalações, sendo 27 para as disputas e oito para treinamento. Alguns novos, outros reformados. O Estádio Olímpico, que fica situado dentro de um Centro de Esportes Olímpicos, tem capacidade para 62 mil pessoas e tecnologia de ponta, com imensos telões de LED. O Centro Equestre é indoor, climatizado, dentro de um centro de convenções. O ginásio do judô foi completamente reformado para os Jogos da Juventude da China, em 2013, assim como o ginásio do tênis de mesa e várias outras instalações. Os valores gastos não foram divulgados pelo país.

- Eu nunca tinha estado em um lugar desse, e me surpreendeu. Pegaram um centro de convenções e colocaram areia, tudo aquilo. Ficou bem profissional. Nunca tinha competido em um lugar específico indoor. Eu achei tudo muito bem estruturado, grandioso. Eles fizeram uma competição bem grande, de alto nível - disse Bianca Rodrigues, que participou da prova de saltos por equipes continentais no hipismo e ficou com a medalha de prata com o time das Américas


MOSAICO - instalações Nanquim jogos olímpicos da juventude (Foto: NANJING POOL) 
(Fotos: NANJING POOL)


A grandiosidade das instalações também deixou o arqueiro brasileiro Marcus Vinícius D'Almeida impressionado. Situação que o fez querer ainda mais seguir competindo em alto nível. Nono colocado no ranking mundial adulto, o menino de 16 anos quer repetir a dose em eventos como esse.

- Tudo aqui é muito bonito, grandioso. É coisa de louco. É uma sensação muito boa estar aqui e isso te motiva cada vez mais para seguir bem e poder estar mais vezes em locais assim - disse Marcus Vinícius, do tiro com arco.


Centro de Natação Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: NANJING POOL / Minghua ZHANG)
Centro de Natação dos Jogos Olímpicos 
da Juventude (Foto: NANJING POOL 
/ Minghua ZHANG)

O Comitê Olímpico do Brasil não mostrou tanta surpresa. Talvez pela experiência de 2008, em Pequim, quando os chineses fizeram instalações como o Cubo D'Água.

-  O chinês você pede para fazer um negócio pequeno, e eles sempre chegam com locais como esses, como também fizeram em Pequim. É tudo grandioso, guardadas as proporções de uma Olimpíadas e do que uma competição deste tamanho necessita - frisou Marcus Vinícius Freire.

Gabriela Cecchini, da esgrima, ao mesmo tempo em que lamentou sua eliminação nas quartas de final do florete, não escondeu a felicidade por estar vivendo esses dias em Nanquim uma experiência, segundo ela, "insana":

- Quero muito poder voltar em uma Olimpíada. Desde a abertura dos Jogos, até os locais de competição, é tudo muito insano, tudo muito grande e diferente. Quero muito poder repetir essa experiência, agora nos Jogos Olímpicos, quem sabe em 2016, dentro de casa.

Vila Olímpica também é elogiada

A Vila Olímpica de Nanquim foi construída apelas para os Jogos da Juventude. E é de última geração. Além dos seis edifícios residenciais, o local ainda tem uma área internacional de convivência, com espaço para recreação, atividades culturais, educacionais e palcos para apresentações. Ao lado da Praça das Bandeiras, um gigante refeitório de três andares recebe os atletas e oficiais para todas as refeições do dia. 

Vila Olímpica das Olimpíadas da Juventude, em Nanquim (Foto: Divulgação)
A imponente Vila Olímpica das 
Olimpíadas da Juventude, em 
Nanquim (Foto: Divulgação)

No local também ficam alguns pontos de treino, como o do basquete 3x3 e o taekwondo. Todos os 3.787 atletas encontram uma grande academia, sauna, salões de jogos e lavanderia self-service, onde os próprios ganham a responsabilidade de aprender a lavar suas roupas.

- É muito legal estar vivendo isso. Todos os jogos, as instalações, a Vila Olímpica, tudo é muito grande e bonito. É impressionante e sinceramente não fazia ideia de que seria assim - disse Anderson Cordeiro, do atletismo brasileiro.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-olimpicos-da-juventude/noticia/2014/08/made-china-instalacoes-esportivas-impressionam-atletas-em-nanquim.html

Nenhum comentário: