segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cristóvão vibra com "pulo" do Flu rumo à liderança: "Vamos chegar lá"

Treinador se diz satisfeito com apresentação e vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, que diminui a vantagem do líder Cruzeiro no Campeonato Brasileiro para quatro pontos


Por Rio de Janeiro

 

O significado da vitória do Fluminense sobre o Goiás vai além dos 2 a 0 aplicados na noite deste domingo, no Maracanã (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Da cadeira da mesa central do Estúdio A do estádio, Cristóvão Borges deu a dimensão do resultado: foi a terceira vitória consecutiva, marcou a consolidação da defesa com a terceira partida sem sofrer gol e, combinado com o empate do Cruzeiro, no dia anterior, 
representou um “pulo” na tabela de classificação. Afinal, superou Corinthians e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 25 pontos. A quatro do grande objetivo tricolor.

Para alcançar a Raposa e lutar pelo título, o treinador prega tranquilidade. A mesma que a equipe demonstrou em campo. No primeiro tempo, precisou de 19 minutos para fazer o resultado, com gols de Cícero e de David, contra. E, no segundo tempo, soube administrar a partida. Sublinhe-se: sem nunca abdicar do ataque.

- Lógico que está todo mundo querendo chegar à liderança. Sabemos que não é uma tarefa fácil. Com três vitórias seguidas, a gente dá um pulo, ainda mais porque o Cruzeiro perdeu pontos ontem (sábado, diante do Botafogo). 
Estamos controlando a ansiedade. Sabemos que com tranquilidade vamos chegar lá - destacou o treinador.  

Cristovão Borges Fluminense e Goiás Brasileirão (Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.)
Cristovão Borges se mostrou satisfeito 
com o desempenho do Flu contra o Goiás 
(Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.)

A continuidade da luta se dará no próximo final de semana. No sábado, o Tricolor recebe o Coritiba. Mesmo dia em que o Cruzeiro desafia o Criciúma. Talvez com Fred em campo, afinal, o centroavante voltou a atuar após defender a Seleção na Copa do Mundo. Antes, porém, há a Copa do Brasil. Na quarta, o rival é o América-RN pela terceira fase da competição. Partida em que há chance de titulares serem poupados.  
- Nós vamos começar a fazer avaliações das condições deles. Tem o jogo de quarta, o outro é sábado. O tempo é menor. Cuidaremos disso, é muito importante, se faz necessário. O desejo é manter esse nível de atuação e a qualidade do time - analisou.

Quem atuou neste domingo tem de se apresentar no Aeroporto do Galeão para a viagem a Natal às 13h de segunda-feira. Os reservas treinam a partir das 8h30m nas Laranjeiras.  


Confira outros trechos da entrevista coletiva:


Avaliação do jogo e entrada de Fred
- No primeiro tempo, o jogo exigiu muito. Diminuímos espaços, pressionamos. Houve muito desgaste, mas conseguimos a vantagem. Desejo era de fazer o mesmo no segundo tempo, mas houve desgaste. Por isso, fiz as trocas para manter a organização. Fred entrou, teve boa participação, se movimentou, como ele vinha jogando. O coloquei no segundo tempo, seria melhor pegar os adversários desgastados. Ele substituiu o Sobis ali no ataque, não fiz nenhuma mudança no esquema. As outras mudanças foram para frear o Goiás, o Cícero já estava mais desgastado. O Wagner também cansou mais porque jogou ali pelos lados.  
Eu não vou ter time definido sempre. Nenhuma equipe vai conseguir isso. São muitos jogos, quarta e domingo agora. Definido mesmo só a maneira de jogar. Esse entendimento que tem que ter. Vai se fazer necessário mudar até por conta do desgaste. Para manter o nível alto, não dá para jogar com a mesma equipe três jogos seguidos, fica impossível"
Cristóvão Borges, técnico do Flu

Preparação no recesso foi fundamental?
- Aprimoramos as coisas que já vínhamos fazendo antes da Copa. Com o tempo maior, aprimoramos a parte técnica da equipe, e consolidamos a parte tática. O entendimento melhorou. A equipe melhorou. Melhorou o toque, consequentemente a posse de bola nos jogos e a movimentação até por conta da qualidade do elenco.  
Achou o time ideal?
- Eu não vou ter time definido sempre. Nenhuma equipe vai conseguir isso. São muitos jogos, quarta e domingo agora. Definido mesmo só a maneira de jogar. Esse entendimento que tem que ter. Vai se fazer necessário mudar até por conta do desgaste. Para manter o nível alto, não dá para jogar com a mesma equipe três jogos seguidos, fica impossível.  

Muitos jogadores marcam gols...
- Com toda a certeza, essa movimentação é importante. Isso é um dos pontos fortes da equipe, na força do conjunto. E não é coincidência ser distribuído o numero de gols que a equipe faz. Todos se movimentam muito. As características compensam isso. Nossa equipe tem muita técnica e estamos aprimorando isso.  
 
Flu matou jogo no começo?
- Não existe isso. É muito abuso falar isso. A equipe é preparada e nós temos os conceitos, e um dele é colocar o adversário em dificuldade o tempo todo. Isso foi o que aconteceu. Esperávamos um desgaste grande porque eles iam esperar a gente atrás. Além de pressionar, tivemos que jogar se movimentando muito rapidamente.  

Cícero deu novo ritmo ao time?
- Nós temos que aproveitar aquilo que ele pode dar para a equipe. Ele tem essa chegada, é um jogador alto, tem um bom posicionamento, tem boa impulsão. Vai nos ajudar muito, é um grande jogador.


FONTE:

Nenhum comentário: