segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Fifa mantém punição a Suárez, mas pena poderá ser reduzida pelo TAS

Confirmação da decisão da entidade que rege o futebol mundial é divulgada dias antes de o Tribunal Arbitral do Esporte se reunir para julgamento que selará futuro do craque


Por Barcelona, Espanha


A Fifa, através de seu comitê disciplinar, confirmou nesta segunda-feira a punição de nove partidas de suspensão ao atacante Luis Suárez por causa de uma mordida que o uruguaio deu no defensor italiano Chiellini em jogo da Copa do Mundo. O centroavante já cumpriu um jogo de ausência ainda no Mundial e espera ter a pena reduzida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que realizará um julgamento na sexta-feira para decidir se manterá ou diminuirá o tempo de penalidade.

O comitê disciplinar da Fifa também manteve as outras punições impostas durante a Copa a Fernando Santos, técnico da seleção da Grécia (oito partidas por expulsão no jogo contra a Costa Rica), Aldo Espósito, membro da comissão técnica da Itália (seis jogos), além de suspensões menores: Alex Song, de Camarões (dois jogos), Rebi, da Croácia, Marchisio, da Itália, e Valencia, do Equador, cada um ausente por uma partida.

Luis Suarez chegada em Barcelona (Foto: EFE)
Barcelona espera contar com 
Luis Suárez no começo da 
temporada (Foto: EFE)

O caso de Suárez é o mais delicado. Ele está proibido de realizar qualquer atividade ligada ao futebol, o que o impediu de ser apresentado oficialmente pelo Barcelona, que o contratou após a Copa. Mas os advogados do jogador estão otimistas. No domingo, o jornal "Marca" noticiou que os representantes de Luisito acreditam que o TAS reduzirá o tempo de punição ou, ao menos, permitirá que o atacante realize atividades como treinamentos - também proibidos pelo comitê disciplinar da Fifa.

Um dos argumentos que a defesa do jogador utilizará, segundo o "Marca", é que a punição foi imposta por um ato do atleta com a camisa de sua seleção, enquanto a pena terá consequências diretas na relação do jogador com o clube, uma vez que ele não pode nem mesmo treinar com a equipe que paga seus salários. Além disso, será abordada a questão da limitação do direito de um cidadão de trabalhar.

O júri do TAS será formado por três membros: o presidente do Tribunal e mais dois jurados, indicados pelas partes interessadas. A votação que influenciará o destino de Suárez será decidida por maioria simples.


FONTR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/08/fifa-mantem-punicao-suarez-mas-pena-podera-ser-reduzida-pelo-tas.html

Nenhum comentário: