segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Irreconhecível, Serena se reinventa, bate Kerber e fatura WTA de Stanford

Líder do ranking mundial, americana supera início ruim, quando perdia por 5/1 e tem reação impressionante para vencer por 7/6 (7-1) e 6/3, erguendo 61º troféu da carreira


Por Stanford, EUA


Serena Williams provou mais uma vez por que está do topo do tênis. Número um do mundo, a americana precisou se reinventar para conquistar o título do WTA de Stanford, nos Estados Unidos. A tenista da cidade de Sarginaw, Michigan, entrou em quadra irreconhecível e viu Angelique Kerber, oitava colocada do ranking, deslanchar no início, mas se recuperou a tempo de vencer a alemã, oitava colocada do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/3. Esta foi a terceira vez que Serena ergue o troféu do torneio, disputado em um piso sintético. 

tênis serena williams e Angelique Kerber wta de stanford (Foto: Agência EFE)
Serena Williams superou Angelique 
Kerber para levar título do WTA de 
Stanford, nos Estados Unidos 
(Foto: Agência EFE)

Apesar de não ter jogado o seu melhor tênis, pelo menos, no começo, a americana levou vantagem na maior parte das estatísticas do confronto: foi melhor nos aces (6 a 1), winners (37 a 18) e teve o menor número de duplas-faltas (2 contra 5 da alemã). Serena só ficou atrás nos erros não-forçados (28 a 23), prejuízo que quase lhe custou o primeiro set.

Kerber se aproveitou de uma sucessão de erros não-forçados da rival no início da partida para abrir 5/1 no placar, com tranquilidade. Serena despertou, melhorou o seu poder de ataque e conseguiu, finalmente, superar a eficiente defesa da alemã. A parcial foi marcada por reviravoltas, com quatro quebras, duas para cada lado. Após a impressionante reação, a líder do ranking mundial arrancou o empate e levou a disputa para o tiebreak. Mais agressiva, Serena controlou as ações na etapa decisiva, fez 7/1 e levou o primeiro set por 7/6.

tênis serena williams wta de stanford (Foto: Agência AP)Após sucessão de erros não-forçados, Serena se reinventa e deslancha no jogo (Foto: Agência AP)

A americana continuou a se impor diante da alemã no segundo set e conseguiu uma quebra logo no primeiro game. Em nenhum momento da parcial, Serena foi ameaçada pela adversária, que sentiu o golpe e perdeu a força na defesa.

Com um bom ritmo de jogo, a dona da casa voltou a quebrar o serviço de Kerber no nono game e venceu por 6/3, sem dificuldades, em 1h19.

O próximo compromisso de Serena será o WTA de Montreal, no qual ela defende o título. Kerber também está confirmada no torneio. Este foi o 61º título na carreira da americana de 32 anos, que se aproximou da lendária Billie Jean King como a sexta maior vencedora do tênis, com 67 conquistas. A líder absoluta é Martina Navratilova, que já ergueu 167 troféus na carreira.
 
Kuznetsova encerra jejum de quatro anos sem conquistas
No outro WTA decidido neste domingo, a russa Svetlana Kuznetsova encerrou um longo jejum de quatro anos sem conquistas. Atual 26ª no ranking mundial, a tenista de 29 anos conquistou o caneco em Washington (EUA) após bater a japonesa Kurumi Nara (40ª) por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 6/4), no piso sintético da capital americana.

O último título de Kuznetsova, dona de dois Grand Slams (US Open de 2004 e Roland Garros de 2009) havia sido conquistado no WTA de San Diego. Até o triunfo deste domingo, a ex-número 2 do mundo só tinha disputado duas decisões no período sem conquistas.

Raonic domina "final caseira" em Washington
Em uma histórica final canadense, Milos Raonic confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão do ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos. Confortável no piso sintético, ele obteve quatro quebras, acertou nove aces e levou a melhor em 93% dos pontos do primeiro serviço para desbancar o compatriota Vasek Pospisil por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Com o resultado, Raonic irá ocupar a sexta posição do ranking mundial a partir desta segunda-feira, ultrapassando o espanhol David Ferrer. Ele ficará a apenas 35 pontos do quinto colocado, o tcheco Thomas Berdych. Pospisil, por sua vez, pulará do 36º para o 27º lugar. 

Tênis Raonic atp de washington (Foto: Geoff Burke / USA TODAY Sports)
Raonic superou Pospisil em histórica final 
canadense em Washington, EUA (Foto: 
Geoff Burke / USA TODAY Sports)

Goffin fatura 1º torneio ATP na Áustria
David Goffin, que ocupa a 78ª posição do ranking mundial, conquistou o seu primeiro título ATP ao derrotar o austríaco Dominic Thiem, 50º colocado do mundo, em Kitzbuhel, na Áustria. O belga driblou as dificuldades no saibro europeu e venceu o anfitrião, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/3.

Gabi é vice-campeã na Alemanha
Uma das revelações da nova geração do tênis brasileiro, Gabriela Cé viveu um dos momentos mais importantes de sua trajetória no esporte, neste domingo, no ITF de Bad Saulgau, na Alemanha. A jovem de 21 anos, número 275 do mundo, fez o que pôde para brigar pelo título no saibro alemão, mas acabou sendo superada pela ucraniana Maryna Zanevska, 156ª do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/4. Na próxima semana, Gabi irá disputar o torneio de Hechingen, também na Alemanha, com uma premiação de US$ 25 mil. 


FONT:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/08/irreconhecivel-serena-se-reinventa-bate-kerber-e-fatura-wta-de-stanford.html

Nenhum comentário: