terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Rio do Sul duela de igual para igual, mas Osasco se supera e sai vitorioso

Em 13º na tabela, time de Santa Catarina joga em casa e surpreende líder da Superliga com grande atuação. Apesar disso, Sheilla & cia. seguem invictas

Por Rio do Sul, Santa Catarina

Para quem olhou a tabela da Superliga Feminina de vôlei antes do início da partida, parecia evidente que o Osasco, líder da competição, invicto e com jogadoras de seleção brasileira, passaria facilmente pelo Rio do Sul, que é apenas o penúltimo na classificação. Mas o time de Santa Catarina, que jogava diante de sua torcida, surpreendeu e mostrou uma atuação de alto nível técnico, dificultando o trabalho de Sheilla, Thaísa & cia. A equipe de São Paulo até saiu com a vitória, por 3 sets a 1, parciais de 21/19, 20/22, 23/21 e 21/18, mas sofreu bastante em um jogo disputado.

No primeiro set, deu Osasco, com um placar apertado. A etapa seguinte veio para confirmar que o Rio do Sul queria surpreender as rivais. Ciça e Natiele jogaram demais e ajudaram as catarinenses a ficarem com o set. Na terceira parcial, novamente a equipe da casa quase saiu vitoriosa, com Vanessa sacando muito bem. Mas o Osasco se recuperou em um final de set apertado. O quarto foi mais tranquilo para o time de Luizomar de Moura, que saiu com o resultado positivo do ginásio.


Sheilla Rio do Sul x Osasco, vôlei feminino (Foto: João Pires / Divulgação) 
Thaísa comemora vitória com Sanja e Camila 
Brait (Foto: João Pires / Divulgação)

Na próxima rodada, o Osasco, que tem 17 vitórias em 17 jogos, pega o Minas, em casa, na sexta-feira, às 19h (de Brasília). O Rio do Sul encara o Rio de Janeiro, fora de casa, no mesmo dia, mas uma hora mais tarde.


O jogo
Sheilla Rio do Sul x Osasco, vôlei feminino (Foto: João Pires / Divulgação)Sheilla corta contra o Rio do Sul
(Foto: João Pires / Divulgação)
 
A partida começou muito equilibrada com erros e algumas boas jogadas dos dois lados. Camila Brait cometeu uma falha de recepção que dificultou o ataque e fez o Rio do Sul pontuar, mas se redimiu levantando para Sheilla marcar. Aos poucos, o líder da Superliga foi se soltando, principalmente com Adenízia e Thaísa. Quando houve a primeira paralisação com o time da casa perdendo por 10 a 6, o técnico pediu que as meninas tentassem melhorar seu trabalho de bloqueio.

O Rio do Sul encostou com dois erros seguidos do Osasco, um com Sanja na paralela, outro na defesa, mas Sheilla virou a bola para colocar o time nos eixos. Em uma jogada que já estava fora da rede, a italiana Caterina jogou em cima do bloqueio para ampliar. Sheilla voltou a pontuar em uma saque em cima de Vanessa, que ficou irritada com seu desvio. Paula Barros ainda pôs a bola para fora na sequência. Sem dificuldades, Thaísa fez o vigésimo ponto pela direita. Jordana, do time da casa, diminuiu, e Carla pontuou no bloqueio, mas Sanja finalizou em 21 a 19.

O segundo set foi diferente do primeiro. Apoiado pela sua torcida, o Rio do Sul conseguiu ficar à frente do líder da Superliga desde o início, com seu bloqueio funcionando bem e sem errar no ataque. Thaísa deu um balde de água fria nos rivais quando foi para o saque. Ela marcou um ace e encostou o time no placar: 11 a 8. O time da casa seguiu na frente, mas começou a errar. Ciça tentou uma bola relativamente tranquila e mandou na rede. Natiele jogou um ataque fora sem bloqueio.


Sheilla Rio do Sul x Osasco, vôlei feminino (Foto: João Pires / Divulgação) 
Sheilla e Thaísa bloqueiam jogada do rival 
(Foto: João Pires / Divulgação)


Sheilla mandou com muita categoria e deixou duas rivais no chão. Depois, ainda tirou onda com a torcida na comemoração. Mas o Rio do Sul estava muito bem, e Natiele se redimiu ao fazer um ponto bonito na sequência. Uma advertência do juiz e um cartão vermelho, que deu ponto ao Osasco, revoltou os torcedores. O técnico Rogério Portela ficou irritado com a decisão do árbitro, que entendeu que o Rio do Sul demorou a voltar e deu a posse ao Osasco, fazendo com que o time da casa perdesse a chance de fechar o set. Mas Ciça pontuou duas vezes. Uma em ataque, outra em bloqueio sobre Adenízia: 22 a 20.

Se demorou a engrenar no segundo set e acabou perdendo a parcial, o Osasco voltou mais ligado no terceiro. O Rio do Sul também seguiu com sua atuação, principalmente no ataque. Ciça seguiu brilhando e dificultando a vida de Sanja no jogo, que parecia um pouco perdida e insegura na recepção, tanto que depois ela foi substituída por Gabriela. Em um bloqueio simples, contudo, Caterina consolidou a vantagem do Osasco: 14 a 11. 

No bloqueio, o Rio do Sul conseguiu empatar em 15 a 15. Caterina deu a resposta atacando por cima da defesa rival. Adenízia se beneficiou de uma decisão errada da arbitragem, que deu ponto ao Osasco em uma ataque que acabou não tocando nas jogadoras do bloqueio. O juiz marcou uma invasão de Thaísa na sequência, e o time da casa impediu o líder da Superliga de fechar. Com Vanessa sacando, Ana Maria levantou mal, e Sheilla mandou fora: 20 a 20. As duas equipes seguiram digladiando, até que Thaísa foi para o saque, Ciça recebeu mal e Sheilla fechou: 23 a 21.

A torcida do Rio do Sul continuou apoiando seu time no quarto set. O Osasco, contudo, começava à frente no placar. Apenas quando Vanessa foi para o saque o time da casa conseguiu se aproximar. O técnico Luizomar apostou em Fabíola e na volta de Sanja, que havia começado como titular. A equipe da casa virou com uma falha na arbitragem, que deu ponto a favor em uma jogada em que Adenízia, do Osasco, não chegou a encostar na bola. Mas o líder da Superliga, aos poucos, retomou o domínio e, quando Vanessa sacou na rede, encerrou em 21 a 18.



FONTE:
rio-do-sul-duela-de-igual-para-igual-mas-osasco-se-supera-e-shttp://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/ai-vitorioso.html

Nenhum comentário: