terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Raikkonen lidera testes marcados por problemas nos carros novos

nício da pré-temporada foi marcado por inúmeros problemas com os novos carros

Por Jerez de la Frontera, Espanha

As dúvidas que pairam sobre a confiabilidade dos carros da F-1 neste início da pré-temporada roubaram a cena no primeiro dia de testes realizados no traçado de Jerez de la Frontera, na Espanha. Apenas Kimi Raikkonen e sua Ferrari F14T tiveram a chance de cumprir um número considerável de voltas nesta terça-feira. A maioria das equipes enfrentou dificuldades para conseguir colocar e, principalmente, manter seus carros nas pistas. O finlandês, que retorna ao time de Maranello após quatro anos, alcançou o “feito” de completar 31 voltas e, de quebra, cravou o melhor tempo do dia: 1m27s104.

Montagem Fórmula 1 testes em Jerez (Foto: Editoria de Arte) 
Problemas de confiabilidade dominaram o 
primeiro dia de testes na Espanha (Foto: 
Editoria de Arte)

Menos sorte teve Lewis Hamilton. A empolgação do inglês no cockpit do recém-lançado W05 durou apenas 18 voltas. No fim da terceira hora de atividade, o campeão mundial de 2008 já detinha o melhor tempo da manhã (1m27s820) quando, ao abrir nova volta, passou reto na curva 1 e acertou com força, de frente, a barreira de pneus. A pancada foi feia, mas Lewis saiu caminhando do carro e, apesar de aparentar sentir um pouco de dor, não sofreu nada grave. A Mercedes confirmou que a batida de Hamilton se deu em razão de uma falha no carro: a asa dianteira se desprendeu do novo Mercedes. A “culpa” foi da tal confiabilidade. 
 
 
Diante de tantas mudanças estipuladas pelo novo regulamento, as escuderias já admitiam que as primeiras corridas da temporada deverão ser marcadas por muitos abandonos e falhas técnicas. No abertura dos trabalhos em Jerez, equipes como a McLaren e a Marussia sequer conseguiram deixar os carros aptos para entrar na pista. A RBR cometeu uma falha na suspensão do RB10, e o tetracampeão Sebastian Vettel só pôde colocar as mãos no novo bólido austríaco ao fim da sessão, completando apenas três voltas, sem registrar tempo. 

A boa surpresa do dia ficou por conta da aguardada estreia da Williams, a nova casa de Felipe Massa em 2014. Além de não ter o design tão bizarro quanto os primeiros esboços sugeriram, o FW36 não fez feio no traçado espanhol. O finlandês Valtteri Bottas, responsável por guiar o modelo nos dois primeiros dias, alcançou o terceiro melhor tempo (1m30s082) após sete voltas. O desempenho veio em boa hora e serviu para aliviar os momentos de apreensão que antecederam a "inauguração" do bólido. Com alguns problemas de confiabilidade, o carro azul sofreu um pequeno atraso em relação ao cronograma original estipulado pela escuderia de Sir Frank Williams.

Com 1m30s082, a Williams de número 77 pilotada por Bottas fez o terceiro melhor tempo do dia (Foto: Divulgação) 
Com 1m30s082, a Williams de número 77 
pilotada por Bottas fez o terceiro melhor 
tempo do dia (Foto: Divulgação)

Assim como a Williams, a McLaren aposta nas mudanças do regulamento para tentar retornar aos tempos áureos. Mas a pré-temporada não começou bem para o time de Ron Dennis. A escuderia de Woking até tentou, mas não conseguiu corrigir falhas elétricas e hidráulicas do MP4-29, que seria guiado por Jenson Button, a tempo de colocá-lo na pista. Última equipe a confirmar participação em Jerez, a Marussia também enfrentou alguns problemas com o MR03, que não ficou pronto no prazo previsto e permanece como único modelo de visual ainda inédito para o público.  
 
Mais uma vez, os famigerados bicos rebaixados criados pelo novo regulamento deram o que falar. Antes do início das atividades, a RBR finalmente revelou o carro que terá a missão de conduzir Vettel ao quinto título consecutivo. Ao contrário do que ocorreu com as outras equipes, o visual do modelo austríaco parece ter sido aprovado. A solução encontrada pelo mago da aerodinâmica Adrian Newey, projetista das máquinas que venceram os últimos quatro campeonatos, foi utilizar uma peça pontiaguda, aliada a técnicas para deixar o desenho mais harmônico, como a presença de uma pintura preta fosca que camufla a extremidade da peça, feita de carbono.

 
O mesmo não pôde ser dito do CT05, com um "nariz proeminente" que logo foi apelidado de “espátula” por alguns torcedores. O carro da Caterham foi para a pista guiado pelo estreante sueco Marcus Ericsson, mas não chegou a registrar tempo. O bólido verde só deverá ser pilotado pelo "showman" Kamui Kobayashi, que retorna à Fórmula 1 após uma temporada longe da categoria, na sexta-feira. O estilo de "bicos sobrepostos" da equipe malaia dividiu a cena com o VJM07, da Force India, que apresenta um bico ainda mais protuberante que as rivais, dando origem a um visual no mínimo peculiar. 

 Marcus Ericsson testes Caterham F1 em Jerez (Foto: AFP) 
Marcus Ericsson testou o Caterham de visual 
peculiar em Jerez (Foto: AFP)

Confira os tempos finais do primeiro dia de testes em Jerez:

1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1m27s104 (31 voltas)
2. Lewis Hamilton (Mercedes), 1m27s820 (18 voltas)
3. Valtteri Bottas (Williams), 1m30s082 (7 voltas)
4. Sergio Pérez (Force India), 1m33s161 (11 voltas)
5. Jean-Eric Vergne (STR), 1m36s530 (15 voltas)
6. Esteban Gutierrez (Sauber), 1m42s257 (7 voltas)
7. Sebastian Vettel (RBR), sem tempo (3 voltas)
8. Marcus Ericsson (Caterham), sem tempo (1 volta)

Confira a escalação das equipes para o segundo dia de testes:

RBR: Sebastian Vettel
Dia 3: Daniel Ricciardo
Dia 4: Daniel Ricciardo

Mercedes: Nico Rosberg
Dia 3: Lewis Hamilton
Dia 4: Nico Rosberg

Ferrari: Kimi Raikkonen
Dia 3: Fernando Alonso
Dia 4: Fernando Alonso

McLaren: Jenson Button
Dia 3: Kevin Magnussen
Dia 4: Kevin Magnussen

Force India: Nico Hulkenberg
Dia 3: Daniel Juncadella
Dia 4: Indefinido

Sauber: Esteban Gutiérrez
Dia 3: Adrian Sutil
Dia 4: Adrian Sutil

STR: Daniil Kvyat
Dia 3: Jean-Éric Vergne
Dia 4: Daniil Kvyat

Williams: Valtteri Bottas
Dia 3: Felipe Massa
Dia 4: Felipe Massa

Marussia: Indefinido

Caterham: Marcus Ericsson
Dia 3: Robin Frijns
Dia 4: Kamui Kobayashi


FONTE:

Nenhum comentário: