terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Fifa condena violência em protestos, mas diz confiar no governo brasileiro

'O conceito de segurança funcionou bem durante a Copa das Confederações', diz nota enviada pela entidade após manifestações nas 12 cidades-sedes da Copa

Por Rio de Janeiro

Após a realização de protestos contra a Copa do Mundo no último final de semana, a Fifa divulgou nota nesta segunda-feira condenando atos de violência nas manifestações, mas afirmou ter confiança nas medidas de segurança que serão tomadas pelo governo brasileiro durante o torneio.

Os protestos foram convocados por redes sociais e ocorreram em todas as 12  cidades-sedes da competição. A situação mais crítica foi em São Paulo, onde vândalos infiltrados no meio da manifestação quebraram vidraças e entraram em confronto com a polícia no centro da cidade. Ao todo, 127 pessoas foram detidas e um manifestante acabou baleado por policiais. Fabrício Proteus Chaves, de 22 anos, está internado em estado grave.

De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", a presidente da República, Dilma Rousseff, convocou para esta semana uma reunião com três ministros para tratar da segurança na Copa do Mundo: José Eduardo Cardoso (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Aldo Rebelo (Esporte). Leia abaixo a nota oficial da Fifa:

"A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) respeitam a liberdade de expressão e o direito de manifestar-se de forma pacífica e condenam todas as formas de violência. Temos total confiança nas medidas de segurança implementadas pelas autoridades brasileiras para torcedores, delegações e imprensa. O conceito de segurança funcionou bem durante a Copa das Confederações da Fifa, inspirado em modelos utilizados em edições anteriores da Copa do Mundo da Fifa".

Protesto Copa do MundO FIFA (Foto: Marcos Arcoverde / AG. Estado) 
Manifestantes fazem fazem protesto na orla do 
Rio de Janeiro (Foto: Marcos Arcoverde / 
AG. Estado)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/01/fifa-condena-violencia-em-protestos-mas-diz-confiar-no-governo-brasileiro.html

Nenhum comentário: