terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Após ano quase perfeito, Nadal entra em rotina de defender alta pontuação

Em 12 meses, espanhol quase triplica pontuação do começo de 2013 e abre grande frente sobre Djokovic, mas agora encara desafio de repetir campanhas vitoriosas

Por Rio de Janeiro

Só o fato de ter conquistado 10 títulos em 2013 já é suficiente para demonstrar o quão brilhante foi a temporada de Rafael Nadal. Agora o ranking também é bastante revelador. Em um espaço de um ano, a partir de quando voltou ao circuito após sete meses parado pela lesão crônica no joelho esquerdo, o Touro Miúra quase triplicou sua pontuação, reassumiu o posto de número 1 do mundo e ainda abriu uma larga vantagem sobre o segundo colocado do ranking, Novak Djokovic, principalmente depois do vice-campeonato no Aberto da Austrália. Se no ano passado, o espanhol começou a temporada como franco-atirador, dessa vez ele terá que defender tudo o que conquistou durante as últimas 52 semanas.

tênis nadal aberto da austrália (Foto: AFP) 
Nadal quase triplicou a pontuação que tinha no 
começo de fevereiro do ano passado (Foto: AFP)
 
De fevereiro de 2013 até o último domingo, os números de Nadal impressionam. De 19 torneios disputados nesse período (sem contar a Copa Davis), foram 11 títulos, cinco vice-campeonatos, duas eliminações em semifinais e apenas uma queda em estreia (Wimbledon). Essa trajetória o fez sair dos 5.400 pontos de fevereiro do ano passado para os 14.330 que o espanhol atualmente possui. O Miúra chegou a ser número 5 do mundo, mas as nove finais seguidas que jogou no primeiro semestre não o deixaram perder posições. Pelo contrário. Como não tinha pontos a defender depois de Wimbledon, ele chegou à liderança do ranking ultrapassando Djokovic em outubro, depois do ATP 500 de Pequim, mesmo perdendo a decisão do torneio para o sérvio.

Gráfico de posições de Djokovic e Nadal no ranking da ATP (Foto: Infoesporte) 
 
Gráfico de pontuações de Djokovic e Nadal 
no ranking da ATP (Foto: Infoesporte)

Djokovic havia permanecido dois anos como número 1 do mundo, mas nem mesmo o perfeito pós-US Open que fez, ficando invicto até a derrota para Stanislas Wawrinka nas quartas de final do Aberto da Austrália, foi capaz de devolver a posição para o sérvio. O tetracampeão do Grand Slam australiano (2008, 11, 12 e 13) nesta semana ainda amarga a maior desvantagem que teve desde que foi ultrapassado pelo espanhol. São 3.710 pontos de diferença entre o líder e o vice-líder do ranking.

Nadal começará a defender os pontos em torneios na América do Sul. O número 1 do mundo terá duas semanas para se recuperar de dores nas costas, que ficaram evidentes na final do Aberto da Austrália, até retornar ao circuito. O espanhol disputa o ATP 250 de Buenos Aires, entre 10 e 16 de fevereiro, e o Rio Open, evento de nível 500 que será realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 23 do mesmo mês.

Djokovic e Nadal tênis final ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Nadal tem 3.710 pontos de vantagem para 
Djokovic no ranking da ATP (Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/apos-ano-quase-perfeito-nadal-entra-em-rotina-de-defender-alta-pontuacao.html

Nenhum comentário: