terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Em dia de recordes defensivos, Real bate Espanyol e passa na Copa do Rei

Time atinge maior sequência sem sofrer gols na história, e Casillas supera Buyo como goleiro que mais tempo ficou sem ser vazado. Cristiano Ronaldo passa em branco

Por Madri, Espanha

 
saiba mais

O Real Madrid tem o melhor jogador do mundo e alguns dos atletas ofensivos mais temidos do planeta, mas, nesta terça-feira, foi sua defesa quem brilhou. A vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Rei, só que foi eclipsada por dois recordes batidos pelos merengues: agora, a equipe atual é a que há mais tempo não sofre gols na história do clube; e Casillas é o goleiro com a maior sequência sem ser vazado pelos adversários.

Após oito jogos, a defesa do Real ainda não sofreu gols em 2014. São 753 minutos sem buscar a bola nas próprias redes, contra 708 do time da temporada de 1994/1995, comandado por Jorge Valdano. Além disso, Casillas, capitão, mas ainda sem ser titular absoluto, ultrapassou Paco Buyo e chegou a 682 minutos sem ser superado pelos atacantes rivais - o antigo dono do recorde ficou 608 minutos.

Na próxima fase da Copa do Rei, o Real Madrid vai encarar o vencedor do duelo entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao, adversários nesta quarta-feira, no País Basco. Os colchoneros venceram o jogo de ida por 1 a 0 e estão em vantagem na eliminatória. 

Real Madrid comemora contra o Espanyol (Foto: AFP) 
Jogadores do Real Madrid festejam: equipe 
está nas semifinais da Copa do Rei (Foto: AFP)

JESÉ ABRE O PLACAR, E REAL ADMINISTRA

Depois da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o técnico Carlo Ancelotti resolveu mexer na equipe: escalou os jovens Nacho, Jesé, Isco e Illarramendi na equipe titular, além de Fábio Coentrão. Casillas voltou ao gol, enquanto Cristiano Ronaldo permaneceu como referência. 


Mesmo com o time bastante alterado, o Real Madrid começou o jogo com muita superioridade. A forte marcação asfixiou o Espanyol, que mal conseguia passar do meio de campo. À vontade no gramado e tocando a bola como queriam, os merengues logo abriram o placar: aos sete minutos, Xabi Alonso lançou Jesé, que invadiu a área livre e tocou na saída de Casilla. 

Jese comemora, Real Madrid x Espanyol (Foto: Getty Images) 
Jesé festeja o gol da vitória do Real Madrid 
sobre o Espanyol (Foto: Getty Images)

A confortável vantagem, porém, fez o Real relaxar. O time ainda tinha o domínio do jogo, muito por conta da inoperância do Espanyol, mas parecia pouco interessado. Cristiano Ronaldo, principalmente, estava desligado: perdeu dois gols dentro da área que não costuma desperdiçar. Isco também esteve apagado; o jovem Jesé era o único que parecia querer aproveitar a oportunidade. 

Assim, o Espanyol, mesmo com todas as suas limitações, conseguiu equilibrar o jogo no fim do primeiro tempo. Os pericos chegavam ao ataque sem muita organização e ameaçavam mais nas bolas paradas, mas isso bastou para dar confiança. Pizzi, aos 45 minutos, quase empatou ao acertar um lindo chute dentro da área, mas a bola passou por cima do gol. 

HORA DOS RECORDES

Entretanto, o ímpeto dos visitantes não durou no segundo tempo. O Real Madrid seguiu com a estratégia de administrar o jogo, poupando-se para os próximos compromissos. Foi o suficiente para segurar o rival e atingir os recordes: o primeiro, da equipe, veio aos quatro minutos do segundo tempo; o segundo, de Casillas, foi atingido aos 22.


A partir daí, o Real se concentrou em tocar a bola. Cristiano Ronaldo seguiu apagado e voltou a perder um gol, parando em ótima defesa de Casillas, em chute à queima-roupa. Jesé seguiu como principal fonte de perigo dos merengues, mas, sozinho, não conseguiu contagiar os companheiros. Nesta terça, numa rara inversão de valores futebolísticos, a defesa era a protagonista em vez do ataque.

Cordoba e Casillas, Real Madrid x Espanyol (Foto: EFE) 
Casillas disputa a bola com Córdoba: goleiro 
bateu recorde pelo Real Madrid (Foto: EFE)
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: