sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FIA divulga lista de 2014 com números que pilotos usarão por toda a carreira

Felipe Massa é confirmado com o 19; Pastor Maldonado traz o temido 13 de volta à categoria; Vettel escolhe o 5, mas usará o 1 em 2014; e Hulk pega o 27 'de Gilles'

Por Paris, França

Felipe Massa mostra seu novo capacete (Foto: Reprodução/Instagram)Felipe Massa usará o 19 (Foto: Reprodução)
Agora é definitivo. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a numeração oficial dos pilotos para a temporada 2014. A partir do próximo ano, os pilotos terão números fixos que levarão para o resto de suas carreiras na Fórmula 1. A ideia é que a manutenção dos números seja positiva em aspectos comerciais, para explorar a marca do competidor ligada diretamente a um numeral. No fim de dezembro, cada piloto foi convocado a escolher seu número, que pode variar entre 2 e 99, para servir como sua identificação ao logo de sua carreira no Mundial de Fórmula 1. O número 1 está reservado para o campeão mundial em exercício, que pode usá-lo se assim desejar.

Vettel escolhe o nº 5, mas usará o nº 1  por ser o atual campeão
O atual campeão mundial, Sebastian Vettel, por exemplo, escolheu o número 5, mas exerceu seu direito de optar por estampar o 1 em seu carro em 2014. Como já haviam indicado em redes sociais, os ex-companheiros de Ferrari, Felipe Massa e Fernando Alonso, correrão, respectivamente, com 19 e 14, números que usavam na época do kart. Outros que já tinham se manifestado também tiveram suas preferências confirmadas:  Nico Rosberg é o 6 (nº com o qual o pai Keke foi campeão em 1982); Sergio Pérez é o 11; Romain Grosjean é o 8; Jules Bianchi, o 17; e Valtteri Bottas, o 77 (para usar comercialmente na grafia Bo77as). O 44 especulado para Lewis Hamilton também foi confirmado. É o número da sorte do piloto, com o qual ele foi campeão britânico de kart cadete em 1995. Coube a Nico Hulkenberg a honra de ficar com o lendário 27, eternizado por Gilles Villeneuve na Ferrari. Adrian Sutil, que será da Sauber, pegou o maior número permitido, o 99.

Maldonado resgata 'temido' 13

Já Pastor Maldonado foi o “corajoso” a trazer o temido 13 de volta à Fórmula 1. O supersticioso  número, que tem fama de “dar azar” era pulado no sistema de numeração oficial anterior, que levava em conta a classificação das equipes no campeonato. Ele só foi usado em três corridas: por Mauriz von Strachwiz (1953), Moises Solana (1963) e Divina Galica (1976).
FIA 'fura' Marussia e confirma inscrição de Max Chilton

A lista oficial da FIA tem uma surpresa não relativa aos números. Nela aparece o nome de Max Chilton na Marussia, mas sem número confirmado. O britânico, que defendeu o time em 2013, ainda não foi anunciado oficialmente. Entretanto, como confirma a divulgação da entidade, teve seu nome inscrito pela escuderia como titular.


Lista de números dos pilotos da F-1 em 2014:
RBR
1 - Sebastian Vettel
3 - Daniel Ricciardo
Mercedes
6 - Nico Rosberg
44 - Lewis Hamilton
Ferrari
7 - Kimi Raikkonen
14 - Fernando Alonso
Lotus
8 - Romain Grosjean
13 - Pastor Maldonado
McLaren
20 - Kevin Magnussen
22 - Jenson Button
Force India
11 - Sergio Pérez
27 - Nico Hulkenberg
Sauber
21 - Esteban Gutiérrez
99 - Adrian Sutil
Williams
19 - Felipe Massa
77 - Valtteri Bottas
STR
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat    
Marussia
17 - Jules Bianchi
A confirmar - Max Chilton
Caterham
Piloto a ser confirmado
Piloto a ser confirmado



Tradição na MotoGP e na Nascar
Adotada pela F-1 a partir de 2014, a numeração fixa é tradição em outras categorias. Na MotoGP, o hepta Valentino Rossi é o famoso 46. A prática é muito comum também no automobilismo americano. O hexa Jimmie Johnson, por exemplo, eternizou o nº 48.

motovelocidade valentino rossi Alcaniz  (Foto: Agência Reuters) 
Valentino Rossi é o famoso número 46 na 
MotoGP (Foto: Agência Reuters)

Sistema da F-1 mudou ao longo dos anos, mas pilotos 'eternizaram' alguns números

Lenda da Ferrari, Gilles Villeneuve eternizou o 27 (Foto: Getty Images) 
Lenda da Ferrari, Gilles Villeneuve eternizou o 27 (Foto: Getty Images)
 
A F-1 não tinha sistema de numeração até 1974. Naquele ano, os carros foram elencados com números fixos com base na temporada de 1973. A numeração só mudaria quando o time tivesse o piloto campeão, passando a usar os carros 1 e 2, trocando de números com a escuderia do competidor vencedor do ano anterior. Nesse período, com a variação de campeões, pilotos e equipes acabavam trocando de número com constância. Desde 1996, os números dos pilotos da F-1 mudam de acordo o resultado da temporada anterior. O piloto campeão leva o número 1 e seu companheiro, o 2. Os demais pares acompanhavam a classificação da equipe no Mundial de Construtores, exceto o nº 13, que não era usado. 

Apesar de a numeração variar e ser ligada diretamente à equipe, alguns pilotos ganharam forte identificação com determinados números, como Gilles Villeneuve e sua Ferrari nº 27, usada em 20 de seus 67 GPs, e Nigel Mansell e sua Williams de nº 5 pintado em vermelho (o famoso "Red Five), com a qual disputou 93 de suas 191 corridas. Esse sistema foi usado até 2006, quando passou a vigorar o atual, que leva em conta a classificação do Mundial de Construtores. Com a falta de identificação com pilotos e equipes, os números foram perdendo relevância e tamanho na pintura dos carros, dando espaço para o maior destaque de patrocinadores.

Nigel Mansell e o Red Five (Foto: Getty Images) 
Nigel Mansell e o Red Five (Foto: Getty Images)



FONTE:

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/01/fia-divulga-lista-com-numeracao-definitiva-dos-pilotos-da-formula-1.html

Nenhum comentário: