quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Carreata da taça atrai curiosos à rua e para cidade no interior da Tanzânia

Mesmo sem o troféu visível durante transporte, habitantes formam corredor na principal via de Mwanza. Presidente ergue prêmio máximo do futebol em estádio

Por Direto de Mwanza, Tanzânia

A notícia se espalhou rápido: a taça da Copa do Mundo chegou em Mwanza, a 516km de Dodoma, capital da Tanzânia. O país recebe a visita do troféu pela terceira vez na história, mas para a cidade é novidade. Foi o local escolhido pelo presidente Jakaya Kikwete para a recepção. Em poucos minutos, centenas de pessoas já estavam à beira da Makongoro, principal via local, numa espécie de corredor à espera da carreata que saía do aeroporto (veja no vídeo ao lado). Só que os olhares famintos por uma visão qualquer do ouro reluzente tiveram que apelar para a imaginação. Afinal, o prêmio máximo do futebol mundial não fica visível durante o transporte. Mas a expressão de desapontamento dos curiosos durava apenas segundos, até o sorriso e os braços esticados para o alto saudarem os convidados.

Tour da taça Jakaya Kikwete Tanzânia (Foto: Thiago Lima)Presidente Jakaya Kikwete ergue a cobiçada taça do Mundial (Foto: Thiago Lima)
 
O corredor humano fez a escolta da taça até a chegada ao acanhado estádio C.C.M. Kirumba. Mas o grande movimento externo do palco não se repetiu do lado interno, e menos da metade da capacidade do local (aproximadamente 35 mil pessoas) esteve preenchida com entrada franca. Sob o calor e um sol de meio-dia, muitos tanzanianos demonstraram paciência ao aguardar a chegada do presidente, que se atrasou em mais de uma hora. Kikwete, que chegou de avião a Mwanza durante a tarde, dispensou ternos, gravatas e outros trajes formais. Com roupa esportiva e num palco montado no centro do campo de futebol, ele pôde se sentir como um jogador ao erguer o troféu. Inspiração suficiente para acreditar numa classificação inédita do país para os Mundiais do futuro.

- Nada se compara com a Copa do Mundo no mundo do futebol. Nós estamos muito orgulhosos, pois a Tanzânia sempre é lembrada como um dos destinos da taça. Podemos não ter grandes conquistas, mas somos um dos povos que mais amamos o esporte. Espero que um dia os jogadores levem a Tanzânia para a final da Copa, e que o nosso presidente no futuro tenha esta mesma oportunidade de erguer o troféu. É possível. A África tem cinco vagas no Mundial, se esses cinco classificados podem, por que nós não podemos? O que há de errado conosco? O "a", "b", e "c" do jogo é investir no treino, buscar talentos que possam crescer e fazer deste sonho possível - desejou.



Tour da taça Tanzânia (Foto: Thiago Lima) 
A curiosidade tomou conta de boa parte da populaçõa
 de Mwanza (Foto: Thiago Lima)

A seleção da Tanzânia jamais participou de um Mundial. Nas últimas eliminatórias africanas, o país terminou em terceiro lugar do Grupo C, à frente da Gâmbia e atrás de Marrocos e Costa do Marfim. A equipe somou seis pontos, com duas vitórias e quatro derrotas, e esteve longe de brigar pela única vaga da chave para o mata-mata final - que foi para a Costa do Marfim.

Depois de deixar o estádio em Mwanza, logo após o discurso do presidente, o troféu embarcou à noite para Dar es Salaam, maior cidade da região, onde permanecerá por mais um dia. A Tanzânia é o 44º país visitado pelo "tour da taça" e o penúltimo da África. O destino final no continente será a África do Sul, na manhã de domingo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/tour-da-taca/noticia/2013/11/carreata-da-taca-atrai-curiosos-rua-e-para-cidade-no-interior-da-tanzania.html

Nenhum comentário: