quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Zagallo e Ronaldo encontram Zidane e brincam com más lembranças

Trio se junta em papo animado com foto, cobrança do técnico ao francês e piada com altura de Leonardo, que marcou o carrasco brasileiro na final da copa de 1998

Por Costa do Sauípe, Bahia

Ronaldo, Zagallo e Zidane. Três dos mais importantes personagens da história da Copa do Mundo. Passados 15 anos do fatídico (para os brasileiros) dia 12 de julho de 1998, quando o francês marcou dois gols, conduziu sua seleção ao título e fez a equipe canarinho desabar em Paris, o trio voltou a estar junto na noite de 4 de dezembro de 2013, num hotel na Costa do Sauípe.

Ao contrário daquela final, dessa vez não se tratou de um encontro marcado - como, por exemplo, as quartas de final da Copa de 2006, época em que Zagallo era coordenador técnico da Seleção e Zidane mais uma vez ofuscou Ronaldo. Tensão, então, passou bem longe. Em pouco menos de cinco minutos, só se viu abraços, sorrisos, fotos, recordações, muito respeito e a certeza de que protagonizaram um momento inesquecível do futebol.

O destino cruzou o caminho de Zidane e Zagallo no terraço de um dos hotéis do complexo baiano, onde será realizado o Sorteio Final da Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira. Até os coadjuvantes eram ilustres. O francês estava acompanhado do ex-zagueiro espanhol Fernando Hierro, enquanto Zagallo tinha em sua mesa o bicampeão mundial Amarildo, que substituiu o lesionado Pelé e teve papel decisivo na conquista de 1962.

Zagallo Ronaldo e Zidane encontro sorteio Copa do Mundo (Foto: Alexandre Lozetti) 
Zagallo leva a mão à cabeça em reencontro com Zidane, 
o algoz da Seleção na Copa de 98 (Foto: Alexandre Lozetti)


Os europeus decidiram ir para seus quartos e passaram por onde estavam brasileiros. Ao fitarem os olhos um no outro, não houve como o craque campeão do mundo e o técnico vice de 1998 não se abraçarem. Do alto de seus 82 anos, Zagallo se levantou e deu um forte abraço em Zidane. Não falaram nada, apenas sorriram. Em seguida, o francês cumprimentou Amarildo, que lhe perguntou:

- Sou o Amarildo, campeão de 62. Tá lembrado?

Zidane nasceu em 1972 e não entende tão bem o português, mas fez um sinal positivo. Enquanto isso, Hierro, aos 45 anos, mas de aparência semelhante à dos tempos em que brilhava pela seleção espanhola e no Real Madrid, elogiou a forma física do Velho Lobo:
- O senhor está sempre bem, inteiro, em forma.

Zagallo Ronaldo e Zidane encontro sorteio Copa do Mundo (Foto: Alexandre Lozetti) 
Hierro, Ronaldo, Zagallo, Ronaldo e Zidane se encontram
 antes de sorteio no Sauípe (Foto: Alexandre Lozetti)


Após os cumprimentos, Zagallo e Zidane roubaram a cena. O futebol se tornou idioma universal numa conversa com explicações em português ao tradutor Hierro, inglês básico e um pouquinho de espanhol. O ex-comandante teve, enfim, a chance de cobrar Zidane por seus dois gols na final. Sem se preocupar com a compreensão do antigo rival, imitou com gestos as suas cabeçadas e reclamou.

- Você não estava acostumado a fazer gols de cabeça, mas logo contra nós, na final, fez dois!

Sem aparentar um pingo de culpa, o craque do Mundial de 98 aproveitou para tirar sarro de Leonardo, meia que o marcava dentro da área naquela oportunidade. Com a mão, ele sinalizou um homem baixo, à altura do seu peito, e disse, em espanhol, fruto do tempo que defendeu o Real Madrid:

- Leonardo era pequenino (risos).

Fosse um papo tático, poderia ter chegado à indagação: por que, então, era Leonardo quem marcava Zidane? Mas não. Era um papo de pura admiração. Tanto que o filho do Velho Lobo, Mário Cesar Zagallo, também presente no Sauípe, aproveitou para contar uma história ao algoz francês.

Meses antes da Copa da França, ele diz ter feito uma pergunta ao pai: que jogador de fora do Brasil ele gostaria de ter em sua seleção? A resposta de Zagallo foi curta e grossa: Zidane.

Zagallo Ronaldo e Zidane encontro sorteio Copa do Mundo (Foto: Alexandre Lozetti) 
Animado, o Velho Lobo divertiu o carrasco brasileiro 
da Copa de 98 (Foto: Alexandre Lozetti)

- E cinco meses depois ele acabou com meu pai (risos). Transmita isso a ele - pediu Mário Cesar a Hierro. Zagallo confirmou o relato:

- Eu já o considerava pelo talento dele, a maneira como ele jogava. Até falei que ele parecia um cisne, um jogador clássico, estava por todo campo com a beleza do jogo. Admiro muito. Naquele nosso jogo em 98 eu não gostei, até mexi com ele (risos). Mas ele foi um jogador fantástico que tive oportunidade de ver - derreteu-se o treinador.

 Como se já não bastassem os dois ícones, surgiu ainda um terceiro elemento. Ronaldo, que já era o melhor do mundo naquela Copa, mas teve problemas e sofreu uma convulsão antes da final. Naquela competição, o Fenômeno abriu caminho para se tornar o recordista de gols em Mundiais. Fez seus primeiros quatro. Na carreira, em quatro torneios, somou 15.

O atacante abraçou os colegas e tirou fotos ao lado de Zagallo, Zidane, Hierro e Amarildo. Juntos, somam oito títulos mundiais. Só o espanhol não ganhou.

- Tá bom esse time? - indagou o Fenômeno.

Zidane decidiu partir. Ronaldo perguntou a ele o que iria fazer depois. Diferentemente de 98, quando acabou com o sonho do pentacampeonato sem se preocupar em anunciar antes, o francês avisou ao amigo que tomaria banho e trocaria de roupa. Enquanto isso, o artilheiro das Copas e o Velho Lobo se sentaram à mesma mesa.

Bateram um curto papo regado a aperitivos, até que Hierro retornou e foi disputar uma partida de sinuca com Ronaldo. Pronto. Zidane estava no quarto, Zagallo no terraço, Ronaldo na sala de jogos. Foi rápido. Após o reencontro histórico, os três já estavam novamente cada um em seu canto. Porém, eternamente ligados pelo laço das Copas.


CORREÇÃO:Ao contrário do que o Globoesporte.com publicou inicialmente nesta nota, Zagallo, Zidane e Ronaldo já estiveram juntos ao menos uma vez após a final de 1998. Os três estavam presentes na derrota do Brasil para a França por 1 a 0 nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/ronaldo-zidane-e-zagallo-se-reveem-15-anos-apos-final-em-paris.html

Nenhum comentário: