quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Taça retorna à África do Sul e se despede da sede da última Copa

Rota do "tour" promove último encontro entre troféu e país, com direito a coral infantil, antes do início do Mundial de 2014, que tem o seu sorteio dos grupos nesta sexta-feira

Por Direto de Joanesburgo, África do Sul

Três anos e três meses depois, a taça da Copa do Mundo está de volta à África do Sul. O troféu desembarcou neste domingo em Joanesburgo, maior cidade do país, para um reencontro de despedida. A rota do "tour" foi programada justamente para que a sede do Mundial de 2010 seja a última parada antes de iniciar a próxima edição do torneio, no Brasil, numa espécie de passagem de bastão. A bola só começa a rolar em junho de 2014, mas a competição terá dada a sua largada nesta sexta-feira com o sorteio dos grupos, às 14h (de Brasília) na Costa do Sauípe, na Bahia. A TV Globo transmite o evento, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Tour da Taça Africa do Sul (Foto: Thiago Lima) 
 Sem a presença do presidente Jacob Zuma, autoridades
 não puderam erguer a taça (Foto: Thiago Lima)
 
O reencontro dos sul-africanos com a taça foi num galpão decorado no próprio aeroporto, com direito a tapete vermelho, bandeiras do país, vista para o avião do "tour", além da presença de políticos, autoridades locais e do defensor da seleção Happy Jele. Como o presidente Jacob Zuma não compareceu, ninguém pôde erguer o objeto dourado, permitido apenas ser tocados por campeões mundiais e chefes de estado. 

A trilha sonora da cerimônia ficou a cargo de um coral infantil, formado por 33 meninos. Logo depois, o troféu visitou jovens de uma comunidade carente do subúrbio de Joanesburgo para fotos. O prêmio máximo do futebol mundial permanece na cidade por mais dois dias, quando estará em exposição para o público em geral.

 Os "Bafana-Bafana", como é conhecida a seleção nacional, fizeram uma boa campanha nas eliminatórias da África para o Mundial de 2014: terminaram em segundo lugar do grupo A, com 11 pontos, a dois da Etiópia. Porém, a equipe não se classificou para ir ao Brasil depois de ter participado de três das últimas quatro Copas do Mundo - sendo a última edição por ser o país sede.

A África do Sul é o 45º país dos 89 da lista, e o último do continente africano, a receber a visita da taça. Após o sorteio dos grupos da Copa, o troféu recomeça o "tour" pelo mundo no dia 9 de dezembro, na Arábia Saudita.

Tour da Taça Africa do Sul (Foto: Thiago Lima) 
Coral infantil animou o evento em Joanesburgo 
(Foto: Thiago Lima)

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/tour-da-taca/noticia/2013/12/taca-retorna-africa-do-sul-e-se-despede-da-sede-da-ultima-copa.html

Nenhum comentário: