sábado, 28 de setembro de 2013

Inter alivia crise, e Dunga se mantém com moral: 'Desistir é para os fracos'

Gol no fim deixa vestiário tranquilo e permite até bate-papo entre grupo e torcida. Desafio no domingo é o líder Cruzeiro, pelo Brasileiro

Por Novo Hamburgo, RS


São três jogos sem vitórias. O título do Brasileirão segue vivo apenas pela matemática. Há ainda a necessidade de vitória fora de casa ou um empate a partir de 2 a 2 para avançar na Copa do Brasil. Apesar disso, Dunga acredita que tem como reverter o atual quadro, sob alegação de que o "bicho não é tão feio assim". De quebra, mantém intacto o prestígio com a direção, que não pensa em demiti-lo. O empate em 1 a 1 com o Atlético-PR nesta quinta-feira, portanto, teve efeito tranquilizador, ao menos publicamente, no agitado ambiente colorado dos últimos dias.

Alguns elementos não se alteraram: mais uma partida sem vitória - a terceira seguida -, o time saindo atrás no placar e com mudanças em todos os setores. Kleber, Willians, Jorge e Diego Forlán entraram nos lugares de Fabrício, Airton, Alex e Caio. Uma diferença esteve no estilo de Dunga à beira do gramado. Ao contrário do gestual exagerado, adotou uma postura ponderada. Um sintoma de não ver mais como retirar resultado do grupo do Inter? Nada disso. Dunga segue com a convicção de que pode fazer o time render mais e sequer pensa em deixar o comando. E acredita que a luta dos jogadores, que buscaram o resultado até o último instante - Otávio empatou aos 44 minutos do segundo tempo - é um sinal da sintonia do vestiário.

- Jamais vou desistir. Desistir é para os fracos. Quem está na luta tem que buscar. O que falavam do Inter ano passado. São os mesmos que estão aí dando resposta dentro de campo. Se gritar desse certo, eu chamaria o Tarzan. Se você grita para filho, não passa tranquilidade. Tem que conversar. Nunca vou expor meus jogadores. Na hora de falar, vou fazer - afirmou. - Com tudo o que se falou, estamos em quinto no campeonato (brasileiro) e vivos na Copa do Brasil. Não é tão feio assim o bicho.


Dunga técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Dunga atende torcedora na saída do vestiário (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Nos gabinetes, o discurso segue o mesmo. Dunga seguirá como treinador do Inter. O diretor de futebol Marcelo Medeiros elogiou o trabalho do subordinado, externando uma ideia de prestígio do técnico.

- O Dunga já foi criticado pela forma de conduzir o time. Ele está observando o jogo. Ele tem uma postura transparente, sincera. Não é um cara que faz tipo de cena para alguém. Se ele está reagindo, é porque está vibrando. Não tem situação de crise ou ambiente adverso.
O Dunga é um baita profissional - exalta.

Jamais vou desistir. Desistir é para os fracos. Quem está na luta tem que buscar.  São os mesmos que estão aí dando resposta dentro de campo. Se gritar desse certo, eu chamaria o Tarzan"
Dunga

Internamente, o treinador aparenta ter o grupo ainda nas mãos. Antes do jogo, comandados por Leandro Damião e Kleber, os jogadores fizeram uma reunião e buscaram o último incentivo. O centroavante, aliás, que até pouco tempo disputava o posto de um dos xodós da torcida, agora se vê contestado pelo jejum de gols – completou dez dez jogos sem marcar. Antes do intervalo ouviu apupos das arquibancadas. Com seu estilo paizão, Dunga evita criticar o camisa 9:

- O Damião é um jogador com talento, sabe fazer gol. No momento certo, o gol vai sair.


Vestiário tranquilo tem até papo com torcedores
O gol de Otávio, se não trouxe as vitórias, serviu para aliviar o ambiente. O grupo deixou o Vale com semblantes tranquilos. Os poucos torcedores que estiveram no local puderam ter contato com os ídolos. Sorrisos, conversas, fotos e autógrafos marcaram a passagem entre o vestiário até o ônibus. O herói da noite, Otávio, Alex, Diego Forlán e Willians atenderam aos fãs, batendo fotos, concedendo autógrafos e conversando sem problemas.

Forlán atacante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Forlán conversa com torcedor do Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Alisson e o pai, José Becker, também estiveram no vestiário. Índio brincou e sorriu com a dupla. Depois, quando Muriel já estava com os familiares – é irmão de Alisson -, Alex se juntou aos Becker e bateu um papo demorado. O meia, que sequer entrou em campo, surge como o principal favorito para substituir D’Alessandro, suspenso, contra o Cruzeiro. O próprio Dunga, último a entrar no ônibus, parou para receber o carinho dos fãs.

A partir desta sexta, o grupo volta a pensar no Brasileirão. Às 15h30m, ocorre a reapresentação. A partida com o líder da competição será disputada às 18h30m de domingo, no Vale. Chance para, enfim, a paz voltar com tudo pelos lados do Beira-Rio.


Nenhum comentário: