sábado, 28 de setembro de 2013

Com etapa do Mundial cancelada, saltadores improvisam com guindaste

Após problemas na montagem da plataforma, competidores animam o público com série de saltos de demonstração na Praia de Icaraí, em Niterói

Por Niterói, RJ


Uma manobra dos organizadores da etapa de Niterói do Circuito Mundial de saltos de penhasco fez com que a festa programada para as areias de Icaraí não fosse perdida. Com a notícia do cancelamento da competição divulgada apenas no início da manhã deste sábado, o público compareceu em peso para ver as estrelas do Cliff diving mundial. Apesar da pouca complexidade das manobras, executadas de improviso a partir de um guindaste, a torcida aprovou o espetáculo e assediou bastante os atletas.

A etapa seria a sétima da temporada, mas não pode ser realizada pois a plataforma de 27m da qual saltariam os atletas sofreu danos estruturais durante a semana. A instalação começou na quarta-feira, mas os engenheiros responsáveis sofreram com fortes ventos e uma pequena ressaca. O equipamento sofreu danos e precisou ser levado a um estaleiro. A agenda de treinos e provas foi sendo adiada pouco a tempo até o cancelamento definitivo neste sábado.

salto de penhasco mass diving (Foto: Helena Rebello)Mass diving: salto simultâneo de sete atletas encerrou o evento de exibição (Foto: Helena Rebello)

Com o guindaste improvisado, os atletas sofreram para se equilibrar. Para o público, um prejuízo na plasticidade das manobras, já que quase nenhum dos saltadores se arriscou a dar mais do que dois mortais ou parafusos, algo comum no high diving.

Um dos pontos altos do evento foi a aparição dos brasileiros Jucelino Júnior e José Wilker, que carregaram a bandeira do Brasil na hora de suas apresentações. O ucraniano Artem Silchenko usou símbolo verde-amarelo amarrado nos pulsos e tornozelos, como uma espécie de paraquedas, para fazer um salto brincalhão. O mass diving, mergulho simultâneo de sete atletas que encerrou o evento, foi bastante aplaudido.

- Fiquei um pouco frustrado porque seria minha estreia no Circuito e saltando 27m, mas não tem como dizer que o saldo não foi positivo. Foi muito bom receber esse carinho do público e dividir essa alegria com todos. Fora que tive a chance de conviver com esses caras e aprender para competir na próxima temporada – disse Wilker.

salto de penhasco Jose Wilker (Foto: Helena Rebello)Wilker estrearia no Mundial: frustração por cancelamento e alegria pelo carinho do povo (Helena Rebello)

Líder do ranking, Gary Hunt lamenta cancelamento
O título da temporada 2013 do Circuito Mundial de salto de penhasco será decidido em Krabi, na Tailândia, em 26 de outubro. O britânico Gary Hunt lidera a classificação com 980 pontos, seguido pelo russo Artem Silchenko, com 860. Além deles, o único que ainda tem chance de título é o colombiano Orlando Duque, nove vezes campeão mundial, que soma 820 pontos até o momento. Apesar da vantagem, Hunt viu o cancelamento da etapa de Niterói como prejudicial aos seus planos.

- Minha situação quase não muda, mas eu queria ter uma etapa extra antes da Tailândia para ttentar ampliar minha vantagem. Sem isso ficamos muito perto na classificação, e a vitória na etapa fatalmente vai definir o título. Para o público pode ser mais emocionante, talvez, mas é o tipo de intensidade que eu não queria viver. Seria melhor ter saltado aqui e garantido mais pontos - disse o britânico.

salto de penhasco atletas em barco (Foto: Helena Rebello)De barco, atletas cumprimentam o público e são aplaudidos antes decairem na água (Foto: Helena Rebello)

FONTE:

Nenhum comentário: