sábado, 28 de setembro de 2013

Sem Ronaldinho, Cuca pensa em opções para armar o Atlético-MG

Treinador reconhece que não há substituto para R10, mas dá moral para candidatos que se encontram no clube

Por Belo Horizonte


A grave lesão na coxa esquerda de Ronaldinho Gaúcho caiu como uma bomba no Atlético-MG. Principal estrela do time, o meia nunca sofreu com qualquer tipo de lesão desde que chegou ao Galo, em junho do ano passado. Perto do Mundial de Clubes, a torcida teme pelo pior: que o craque não possa participar da competição, que será disputada em dezembro, no Marrocos.

info lesão do ronaldinho (Foto: arte esporte)Entenda como foi a lesão de Ronaldinho Gaúcho (Foto: arte esporte)

O médico do time mineiro, Rodrigo Lasmar, confirmou que o meia teve uma ruptura de grau três na musculatura do adutor da coxa esquerda e preferiu não estipular um prazo exato para o retorno aos gramados, deixando um período entre dois meses e meio e três meses e meio para a recuperação.
Caso Ronaldinho não esteja em condições físicas de entrar em campo no Mundial, Cuca vai ter que quebrar a cabeça para escolher o substituto de R10 no Marrocos. Como o elenco Alvinegro é grande, o treinador tem opções para escolher quem entra no lugar do meia, mexendo ou não no esquema tático do time.

Substitutos imediatos
Se o técnico Cuca não quiser modificar o estilo de jogo do Atlético-MG e manter o esquema com um homem centralizado, dois pontas e um centroavante, ele pode optar pelas entradas de Guilherme ou Dátolo.

Apesar das seguidas lesões, Guilherme foi decisivo no título da Libertadores, quando marcou o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Newell’s, que levou para a decisão por pênaltis. Já o argentino Dátolo, contratado após a conquistada da Libertadores, ainda não sabe se poderá jogar o Mundial e, de fato, substituir Ronaldinho Gaúcho.

Diego Tardelli em lance do jogo com o Botafogo (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Diego Tardelli é uma das opções de Cuca para vaga de R10 (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)

Diego Tardelli de armador
Outra opção do treinador atleticano é recuar o atacante Diego Tardelli e colocar uma outra opção de frente junto com Jô e Fernandinho. Tardelli já atuou mais recuado em algumas partidas – como na vitória sobre a Portuguesa por 2 a 1, na derrota para o Flamengo por 3 a 0 e mais recentemente no empate por 1 a 1 diante do Criciúma. Nas duas ocasiões, Luan entrou como atacante e fez o papel que normalmente é feito por Tardelli. Para a partida contra o Santos, a primeira após a lesão do meia, esta deve ser a escolha.
Caso o treinador prefira, ainda tem a opção de usar o atacante Neto Berola como homem de velocidade ou entrar com dois centroavantes, usando Jô e Alecsandro.

Já ciente do problema que terá pelo menos ao longo do Brasileirão, Cuca deu a entender o que fará num primeiro momento.

- Temos o Tardelli para fazer a função e o Guilherme que daqui a pouco volta, essas são as opções que a gente tem. Nenhum se compara com o Ronaldo, na formação da equipoe e no encaixe que fizemos com ele, mas os jogadores são bons, o Tardelli, o Guilherme e o Dátolo, e a gente confia neles.
Time mais defensivo com três volantes

Uma terceira opção é jogar com um time mais fechado, usando três volantes ao invés de dois. Pierre, Leandro Donizete e Josué jogaram juntos, mas apenas em três ocasiões em 2013: na vitória sobre o Guarani-MG, pelo Campeonato Mineiro, no empate por 1 a 1 com o Tijuana, na Libertadores, e na derrota para o Vasco, no Campeonato Brasileiro.

O volante Rosinei, que sai mais para o jogo, também pode ser utilizado no meio-campo para dar mais qualidade no passe e na saída de bola, sem perder tanto poder de marcação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/09/sem-ronaldinho-cuca-pensa-em-opcoes-para-armar-o-atletico-mg.html

Nenhum comentário: