sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Meu Jogo Inesquecível: Negra Li e o início da ressurreição do Corinthians

Cantora relembra suada vitória sobre o CRB, que marcou início do retorno do Timão à primeira divisão do futebol brasileiro, em 2008

Por Diogo Venturelli e Rodrigo Faber São Paulo

O ano de 2008 foi de reconstrução para o Corinthians. Após ter vivido o pior momento de sua história no fim do ano anterior, quando foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o Timão iniciou a disputa da Série B no dia 10 de maio, contra o CRB, no estádio do Pacaembu. A vitória por 3 a 2 aconteceu do jeito que a Fiel gosta: com tons de sofrimento. Fora de campo, uma torcedora ilustre saboreou cada momento do início da ressurreição. Do pré-jogo à comemoração pelo triunfo, Negra Li se recorda com carinho daquele dia especial.

Conhecida pela paixão pelo Corinthians, a cantora de rap e soul music e atriz foi designada para uma função especial na estreia da equipe no torneio: cantar o Hino Nacional Brasileiro. Quando terminou a primeira parte da música, a Fiel não conteve a ansiedade e passou a entoar gritos de incentivo. Nada que tirasse o ânimo de Negra Li. Muito pelo contrário: ela se disse contagiada pelo clima de união e admirou ainda mais a fidelidade dos torcedores.

– Foi um jogo da segunda divisão, quando o Corinthians estava se reerguendo. E ganhou, claro, porque eu sou pé-quente (risos). Foi muito marcante para mim porque a torcida estava toda lá no Pacaembu, lotado. Mesmo na Segunda Divisão a torcida não arredou o pé em nenhum momento, não deu as costas para o Corinthians. Isso é o bom de ser corintiano. O torcedor sempre está ali.
Logo no primeiro minuto do confronto com o CRB, a torcida do Corinthians sofreu um susto. Em cruzamento para a área, o zagueiro Márcio completou para as redes, abrindo o placar a favor dos alagoanos. Por poucos segundos, o estádio do Pacaembu se calou. Porém, a reação foi para lá de imediata: na primeira chance do Timão, no minuto seguinte, o argentino Herrera igualou o placar.
Ele ainda anotaria o terceiro da equipe, após Chicão ter ampliado a vantagem.

Negra Li relembra com carinho o início da Série B (Foto: Rodrigo Faber) 
Negra Li relembra com carinho o início da Série B vencida pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Faber)
 
O que mais impressionou Negra Li, porém, não foi a partida acirrada, mas o que vinha de fora do gramado. A empolgação da torcida corintiana emocionou a cantora, que lembrou a presença da Fiel nos melhores e nos piores momentos: no ano passado, por exemplo, aproximadamente 30 mil alvinegros estiveram no Japão para acompanhar o Mundial de Clubes, vencido sobre o Chelsea. Fator de surpresa e orgulho para a artista.

– A torcida do Corinthians sempre prova que não importa onde o time está. Primeira ou segunda divisão, ela está sempre lá. Os corintianos chegaram ao Japão, gente! Uma amiga minha que mora lá disse que muitos japoneses viraram corintianos, compraram camisetas. Uma torcida que vai para o outro lado do mundo diz tudo, né?

Exatos 32.232 pagantes assistiram àquela vitória do Corinthians sobre o CRB. A primeira de 25 que o Timão conquistaria ao longo do Campeonato Brasileiro da Série B. Um Pacaembu lotado, configurando um cenário que se repetiria especialmente na inédita conquista da Taça Libertadores da América do ano passado, também lembrada com carinho por Negra Li. A inédita vaga na final, conquistada após empate por 1 a 1 com o Santos, levou a cantora às lágrimas.

Herrera e Chicão, Corinthians x CRB (2008) (Foto: Marcos Ribolli) 
Jogadores do Corinthians comemoram gol de Herrera contra o CRB, em 2008 (Foto: Marcos Ribolli)
 
– Eu chorei quando o Corinthians jogou contra o Santos pela Libertadores. É claro que ainda teria o Boca Juniors, mas contra o Santos foi muito emocionante. Eu estava no meu quarto, meu marido estava fora, gravando. Eu dei um gritão, minha filha veio me perguntar por que eu estava chorando... E eu disse: “É de alegria, filha! O Timão vai ganhar a Libertadores!”

Apesar do momento positivo vivido pelo Corinthians, que conquistou dois títulos em três campeonatos disputados nesta temporada, Negra Li assegura que o maior motivo de orgulho do seu clube de coração não são os títulos, mas a postura da torcida diante das dificuldades. Segundo a cantora, o torcedor corintiano continua sendo o mesmo, da queda para a Série B ao bicampeonato mundial.

– O mais importante não é ganhar Libertadores ou Mundial. O Corinthians já provou que é capaz disso e de muito mais. Para nós e para todos os outros que ficaram de “blá-blá-blá” na nossa cabeça, dizendo “nunca serão”. Sempre fui orgulhosa de ser corintiana, e estou mais ainda.
 
– O mais importante não é ganhar Libertadores ou Mundial. O Corinthians já provou que é capaz disso e de muito mais. Para nós e para todos os outros que ficaram de “blá-blá-blá” na nossa cabeça, dizendo “nunca serão”. Sempre fui orgulhosa de ser corintiana, e estou mais ainda.
corinthians 3 x 2 crb
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Douglas (Perdigão) e Lulinha (Alessandro); Dentinho e Herrera (Acosta) Jéferson; Matteu, Márcio e Plínio; Marcos (Laírson), Serginho, Fabiano Silva, Hélder e Marcinho (Jamba); Júnior Amorim e Ricardo Boiadeiro (Juliano)
Técnico: Mano Menezes Técnico: Roberval Davino
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B. Data: 10/05/2008. Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Público: 32.232 pagantes. Renda: R$ 763.405,00.
Cartões amarelos: Jéferson, Márcio, Marcinho, Júnior Amorim, Plínio (CRB)
Gols: Márcio, a 1 minuto, Herrera, aos 2, e Chicão, aos 27 do primeiro tempo; Herrera, aos 25 minutos, e Hélder, aos 42 do segundo tempo   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/meu-jogo-inesquecivel-negra-li-e-o-inicio-da-ressurreicao-do-corinthians.html


 











  

Nenhum comentário: