sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Após descobrir Robinho e Neymar, Betinho vibra com novo raio: Gabriel

Responsável por revelar craques do Peixe, olheiro recorda entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, há seis anos, quando previu ascensão do garoto

Por Lincoln Chaves Santos, SP

Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Na Vila Belmiro, em Santos, já caiu três vezes. E, ao que parece, um quarto está a caminho. Após revelar Pelé, Robinho e Neymar, Gabriel, conhecido como Gabigol e prestes a completar 17 anos, já desponta como a mais nova joia do Peixe. E, dos quatro raios, três deles têm algo em comum: Betinho.

Roberto Antonio dos Santos é famoso por garimpar talentos na Baixada Santista. Foi ele que revelou Robinho e Neymar. Foi ele também que "lapidou" Gabigol. O olheiro é só alegria com o brilho do jovem de16 anos que marcou o primeiro gol como profissional pelo Santos. E logo um tão importante, que assegurou a vitória do Peixe sobre o Grêmio, por 1 a 0, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil (confira, no vídeo acima).


Quando Gabriel tinha apenas 10 anos, Betinho já avisava do potencial do atacante, que chegou ao Santos em 2004, quase ao mesmo tempo que Neymar. Seis anos depois de uma entrevista ao GLOBOESPORTE.COM na Vila Belmiro, ele ri à toa e ainda revela outra razão pela qual a última quarta-feira foi tão especial.

- É muito prazeroso! No mesmo dia (do gol de Gabriel), vi Neymar e Léo Baptistão (do Atlético de Madri), outro que ajudei a formar, atuarem na Supercopa (da Espanha). Diziam que o Gabriel não tinha força e resistência para jogar no profissional, e ele adquiriu tudo isso. Sempre disse que um menino de 16 anos, com atletas maduros ao lado, poderia ser iniciado. Com Pelé, Edu, e outros foi assim. Fico feliz que tudo esteja acontecendo naturalmente – comemora.

Gabriel e Betinho, Santos (Foto: Fernando Prandi / Arquivo) 
Há seis anos, Gabriel já era uma aposta de Betinho: 'Vai chegar longe' (Foto: Fernando Prandi / Arquivo)
 
Assim como Neymar e Robinho, que sempre enfatizaram a importância de Betinho em suas formações, Gabriel também fez questão de agradecer ao antigo treinador, que hoje trabalha como avaliador técnico das escolinhas de futebol do Santos.

- O Betinho é uma pessoa muito importante para mim, pois me ajudou muito no começo. Eu agradeço a todos os ensinamentos que recebi dele. Vou levá-los para o resto da vida – declara.

As expectativas que Betinho nutria por Gabriel em 2007 não diminuíram. Com o garoto integrado à equipe profissional e convocado para a seleção brasileira sub-17, o caçador de talentos não tem dúvidas de que o atacante vai se tornar um ídolo.

- Há uns anos, falei que o Gabriel seria o ídolo de uma geração. É um menino íntegro, dedicado, focado. Tiraram o rótulo de “Gabigol”, mas ele nasceu com o dom dos gols. Há quem pense que (revelar jogadores) é sorte, mas é oportunidade com competência. É encontrar virtude onde os outros veem defeitos. É acreditar, como acreditaram dirigentes como Zito e Chico Formiga. Mas a genialidade dele (Gabriel) sempre existiu – declara, citando outros meninos que passaram por suas mãos e também fazem parte do time santista, como os volantes Alison e Lucas Otávio.
Outra característica que Betinho considera fundamental é a persistência. Atributo que também enxerga em Gabriel, mesmo o santista sendo tão jovem.

- O estilo dele é o de conduzir a bola. Ele sabe se deslocar, e tem coragem para chutar, arriscar. O jogador talentoso não tem medo de errar, pois sabe que no lance seguinte ele vai acertar. Esse é o diferenciado. E no meio de gente de qualidade, como Montillo e Cícero, ele vai ser cada vez mais decisivo – aposta.

Santista de coração, Gabriel comemora gol contra o Grêmio (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
 
FONTE:

Nenhum comentário: