sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Contestado por torcedores do Cruzeiro, Dedé acumula falhas

Embora faça parte da segunda melhor defesa do Brasileiro, contratação mais cara da história do clube recebe contestação das arquibancadas

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dedé chegou ao Cruzeiro com status de ídolo. Foi a contratação mais cara da história do clube, 6,5 milhões de dólares (cerca de R$ 13 milhões na época). Porém, em quatro meses, o jogador, apesar de fazer parte da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Corinthians, tem falhado em alguns lances importantes. Na Raposa, o apelido de "Mito", como passou a ser chamado, já passou a ser contestado pelos torcedores.
A falha contra o Flamengo, no jogo de ida da Copa do Brasil, quarta-feira, irritou a torcida presente ao Mineirão (veja o vídeo do lance acima). Na metade do segundo tempo, Elias enfiou uma bola para Marcelo Moreno. O passe saiu errado, e Dedé, mais rápido, protegeu a bola para que o Fábio fizesse a defesa. No entanto, o zagueiro se enrolou e, na tentativa de tocar para Bruno Rodrigo, permitiu que Moreno finalizasse na trave. No rebote, Carlos Eduardo diminuiu o placar para 2 a 1. Apesar de todo o respeito conquistado diante da torcida celeste, o jogador recebeu vaias das arquibancadas, a primeira desde que chegou ao clube mineiro.

Bruno Rodrigo; Dedé; Nilton; Cruzeiro; Toca da Raposa II; treino (Foto: Washington Alves / Vipcomm) 
Dedé, entre Bruno Rodrigo e Nilton: falhas no Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
 
O resultado reduziu a vantagem do Cruzeiro para o jogo da volta das oitavas de final. O time mineiro, agora, joga por um empate no Maracanã, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). Porém, se perder para o Flamengo por 1 a 0, será eliminado da competição nacional. Dedé tem pecado em lances por falta de tranquilidade, cometido pênaltis infantis e feito firula em jogadas que poderia simplificar.

O jogador, que já marcou dois gols pelo Cruzeiro (um pela Copa do Brasil e outro pelo Brasileirão), passou por momentos difíceis nesta temporada, principalmente no período entre a terceira e a quarta rodadas do Campeonato Brasileiro. A irmã dele, Mariana, de 15 anos, esteve internada na UTI de um hospital em Volta Redonda, cidade onde reside a família do jogador. 
Mariana sofreu de encefalite, uma espécie de inflamação no cérebro, e ficou em estado grave.
O técnico Marcelo Oliveira e os companheiros do Cruzeiro, no entanto, saíram em defesa do jogador. Dedé tem sido importante e contribuído para a boa campanha da equipe no Brasileirão. A Raposa é a segunda em número de desarmes, enquanto Dedé o líder do ranking, com 129 até a atual rodada. Além disso, o zagueiro é o jogador que mais finalizou de cabeça na edição da competição nacional.

Além do erro contra o Flamengo, o GLOBOESPORTE.COM separou as cinco maiores falhas de Dedé, desde que ele chegou ao Cruzeiro.

Pênalti contra o Vitória
Aos 23 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro vencia o Vitória por 2 a 0, no Mineirão. Maxi Biancucchi recebeu na direita e cruzou para Dinei. Dedé estava na marcação do atacante do time baiano e subiu para disputar a bola de cabeça. O zagueiro, no entanto, não conseguiu afastar a bola e, na sequência, cometeu um pênalti infantil e recebeu cartão amarelo. O Vitória diminuiu, e o time celeste tomou pressão nos minutos seguintes. No fim, a Raposa marcou mais três gols, venceu por 5 a 1, e o lance não teve influência no resultado.

Pênalti contra o Galo
O Cruzeiro enfrentava o Atlético-MG três dias depois do título da Taça Libertadores conquistado pelo rival. O Galo entrou em campo com o time reserva, e a partida era uma boa chance de o time celeste golear o alvinegro. Porém, aos 18 minutos do primeiro tempo, quando o placar ainda estava em 0 a 0, Dedé afastou uma bola de cabeça, mas, no rebote, Marcos Rocha avançou para a linha de fundo. Precipitado, o zagueiro entrou de primeira no lateral atleticano e cometeu um pênalti bobo. Alecsandro converteu e abriu o placar para o time alvinegro, mas o Cruzeiro marcou quatro vezes e virou o marcador. Novamente, o erro de Dedé não teve influência no resultado.

Falha contra a Portuguesa
Aos 4 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou uma falta na intermediária de ataque da Portuguesa. Dedé, que reconheceu a falha após o jogo, estava na marcação do atacante Valdomiro, mas, quando foi feita a cobrança, o zagueiro do Cruzeiro dormiu no ponto e não acompanhou o jogador da Lusa, que testou para os fundos das redes. O time paulista saiu na frente do placar, mas, depois, sofreu o empate. A partida terminou 1 a 1 e, desta vez, o erro de Dedé influenciou no resultado da partida.

Erro internacional
Esse talvez tenha sido o lance mais bizarro de Dedé com a camisa do Cruzeiro. O jogo não valia nada, já que se tratava apenas de um amistoso contra o Monarcas Morelia, do México, durante uma excursão do Cruzeiro pelos Estados Unidos, na parada das competições nacionais para a Copa das Confederações. Aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, Dedé tentou dominar uma bola de costas para o marcador, se atrapalhou e escorregou. O lance resultou em uma contusão do zagueiro, que teve de ser substituído. No entanto, o atacante do time mexicano não conseguiu marcar, e o clube celeste venceu a partida por 2 a 1.

Pagou o Pato
Contra o Corinthians, na quarta rodada do Brasileirão, Dedé falhou três vezes. Nas oportunidades, o goleiro Fábio salvou a pele do jogador e garantiu a vitória do time celeste por 1 a 0. O duelo particular foi travado com Alexandre Pato. Aos 13 e aos 25 minutos do primeiro tempo, o defensor cruzeirense perdeu na corrida e deixou o atacante do Timão passar. No entanto, a falha mais grave aconteceu aos 33, quando Dedé recebeu um passe errado, mas fraco, e furou. Oportunista, Pato aproveitou a falha e só parou na grande defesa do goleiro celeste.

Veja os vídeos do Cruzeiro

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/08/longe-de-ser-o-mito-zagueiro-dede-acumula-falhas-no-cruzeiro.html

Nenhum comentário: