quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Empolgados, Alison e Emanuel elogiam temporada: ‘Nível altíssimo’

Campeã em 2011, dupla tentará desbancar Bruno Schmidt/Pedro Solberg em edição repleta de novidades. Atletas elogiam novo sistema de seleções

  Por Direto de Recife 

A paisagem paradisíaca da praia do Pina, no Recife (PE), será o palco do pontapé inicial da temporada 2013/14 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, nesta sexta-feira. Repleta de novidades, a principal competição do vôlei de praia nacional estreia um formato de disputa que promete acirrar a briga pelo título. Após as etapas regulares, as oito melhores duplas se enfrentarão em um torneio à parte, batizado de Super Praia, que definirá os melhores jogadores do circuito. Maior vencedor da história, o campeão olímpico Emanuel não consegue esconder a empolgação com o novo modelo:

Alison e Emanuel (Foto: Túlio Moreira) 
Alison e Emanuel: motivação para a nova temporada (Foto: Túlio Moreira)
 
- Essa temporada chega com muitas novidades significativas. Eu gostei muito do novo desenho da arena, que vai aproximar ainda mais o público, e do novo esquema de competição. Acho que o Super Praia deixa a disputa mais acirrada, num nível altíssimo, e isso vai motivar todos os jogadores. Todo mundo vai se esforçar ao máximo para chegar lá, e disputar o título. Eu vejo essa temporada como um reinício, porque entramos em um novo ciclo olímpico. Então, acredito que a disputa será muito maior, e vai servir como preparação para as Olimpíadas de 2016 - disse Emanuel.

Único a ter participado de todas as edições do Circuito Brasileiro, realizado pela primeira vez em 1991, o jogador de 40 anos também detém o maior número de títulos: oito. Foram duas conquistas ao lado de Zé Marco, uma com Tande, quatro com Ricardo - com quem também faturou o ouro em Atenas 2004 e o bronze em Pequim 2008 - e uma com Alison, seu parceiro na conquista da prata em Londres 2012. Após disputar uma etapa do Circuito Mundial com Evandro, Emanuel retoma a dupla com Alison e elogia o sistema de revezamento adotado pela seleção brasileira:

Alison (Foto: Túlio Moreira) 
Alison elogiou o novo sistema de seleções (Foto: Túlio Moreira)
 
- Eu acredito muito na filosofia da seleção, que é chegar com os quatro melhores atletas em 2016. Isso significa que todos estão no páreo. Se outro atleta estiver melhor que eu naquele momento, então vou bater palma, vibrar por ele e torcer para o Brasil. E é por isso que eu estou tão engajado com a seleção, porque sei que se eu treinar muito e melhorar o meu jogo, vou poder disputar as Olimpíadas. É uma filosofia que já está sendo bem assimilada pelos jogadores. Acho que com essa mudança, os novos talentos, como Álvaro Filho e Evandro, vão chegar em 2016 e também em 2020 muito mais preparados - avaliou o jogador.

Aos 27 anos, Alison também faz um balanço positivo da implantação do sistema de seleções, ocorrida em novembro de 2012. De acordo com o novo formato do Circuito Mundial, os atletas ficaram subordinados à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), responsável por determinar a escalação das duplas a cada temporada. Para o atleta capixaba, os jogadores saíram de uma “zona de conforto” e passaram a explorar outras possibilidades de jogo ao lado de seus novos parceiros.

- Eu e o Emanuel já jogamos juntos há quatro anos, então já tínhamos um time totalmente encaixado. Sabíamos lidar com todas as situações, justamente por nos conhecermos muito bem. Mas essa troca de parceiros está contribuindo de uma forma diferente, porque agora a gente dá muito mais valor a esse entrosamento. Ele teve uma boa experiência com o Evandro, eu aprendi muito com o Vitor Felipe, e acho que isso só soma ao nosso time - opinou Alison.

Vencedores em 2001, Alison e Emanuel tentarão desbancar os atuais campeões do torneio, Bruno Schmidt e Pedro Solberg. Ao todo, 16 duplas masculinas e 12 femininas disputam a competição, que terá nove etapas sediadas em cidades do litoral brasileiro. Após a estreia no Recife este fim de semana, o Circuito Brasileiro desembarca em Vitória (ES) no próximo mês. Ao final das nove etapas regulares, as oito melhores duplas de cada naipe decidem o título na Super Praia, que será disputada em Salvador (BA).

 Confira o calendário completo:

Confira os oito títulos de Emanuel no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia:
1994 – Zé Marco/Emanuel
1995 – Zé Marco/Emanuel
2001 – Tande/Emanuel
2002 – Ricardo/Emanuel
2003 – Ricardo/Emanuel
2006 – Ricardo/Emanuel
2008 – Ricardo/Emanuel
2011 – Alison/Emanuel


 *O repórter viaja a convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/empolgados-alison-e-emanuel-elogiam-temporada-nivel-altissimo.html


Nenhum comentário: