quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Artilheiro Walter vira garçom, e Goiás elimina o Flu na Copa do Brasil

Autor de 21 gols na temporada, atacante dá os passes para os companheiros marcarem na vitória por 2 a 0 no Serra Dourada 

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Quando o seu atacante tem 21 gols na temporada e vive boa fase, é natural que você deposite nele a esperança de inverter um resultado adverso. Mesmo que ele fure um lance perto da pequena área. Walter não marcou, mas colaborou com duas assistências na vitória por 2 a 0 do Goiás sobre o Fluminense, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Renan Oliveira e William Matheus não desperdiçaram os passes e ajudaram a classificar o time esmeraldino - que havia perdido por 1 a 0 no Rio de Janeiro - para as quartas de final da Copa do Brasil.

O próximo adversário sairá do confronto entre Nacional-AM e Vasco, que fez 2 a 0 na primeira partida, em Manaus, e pode perder por até um gol no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Os confrontos das quartas estão previstos para as semanas de 23 e 30 de outubro, e a ordem dos jogos ainda será sorteada pela CBF.

- Fizemos uma grande partida, valeu pela dedicação de todos. Estamos nos doando. Vamos comemorar porque foi uma vitória heroica. Temos que manter até o final esse espírito - vibrou Dudu Cearense.


Já na escalação Vanderlei Luxemburgo voltou a indicar mudança no time do Fluminense. Desde a sua estreia contra o Cruzeiro, no fim de julho, o técnico vem tentando de tudo um pouco na escalação. Entre ausências por lesão, suspensão e convocação, tentou achar uma formação com o que de melhor tinha à disposição. E usou cinco esquemas diferentes. Iniciou com o 4-4-2, passou pelo 3-5-2, arriscou um 4-3-3, retraiu-se mais em um 3-6-1 e chegou ao 3-4-3 nesta quarta. Não contava era com a inversão da vantagem pelo adversário e uma retranca nos minutos finais. Para Gum, o pecado foi não mandar para a rede as chances.

- Infelizmente não saiu o gol. Tomamos dois gols de contra-ataque. Estamos chateados, dói muito porque queríamos a classificação. Apertamos eles e erramos. Fico chateado porque, independentemente da data especial, quando o jogo começou isso foi esquecido, e só pensamos em ajudar a equipe a buscar a classificação - analisou o zagueiro, que completou 200 partidas com a camisa tricolor.


O fim da partida registrou um lance incomum: o árbitro Luiz Flávio de Oliveira passou mal, pediu água e foi atendido pelo departamento médico do Goiás até retomar o jogo. Segundo o quarto árbitro, ele sentiu cãibra. Para compensar, apontou seis minutos de acréscimo.

As duas equipes jogam no sábado pela 17ª rodada do Brasileirão. O Goiás recebe às 18h30m o Atlético-MG, eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo nesta quarta. E o Fluminense pega no Maracanã o Santos, às 21h.

Renan Oliveira gol Goiás x Fluminense (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado) 
Renan Oliveira comemora o primeiro gol no Serra Dourada (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
 
Um lance fatal
Como quem quisesse se redimir do pênalti perdido no jogo de ida, Walter começou chamando a responsabilidade. Bola lançada na área, ele aparecia. Se era para fazer o pivô, ele protegia a bola e deixava para algum companheiro em melhor condição. Chutou de fora da área rente à trave também. O Goiás utilizou bastante Renan Oliveira pela esquerda, Vítor pela direita, mas parava na defesa tricolor em insistentes cruzamentos - com exceção de uma bola na trave, em conclusão de Hugo.

O Fluminense tinha dificuldade para encontrar o elo do meio para o ataque e só ameaçou num bom passe de Diguinho para Fred, que demorou a finalizar. O volante depois sentiu uma fisgada na coxa esquerda e pode aumentar de seis para sete o número de jogadores no departamento médico. Willian entrou em seu lugar e pediu falta ao cair em um lance. O juiz mandou seguir, e o alerta da bola no travessão virou sinal vermelho quando Walter tocou para Renan Oliveira. O meia correu em velocidade, passou com facilidade por Anderson e tocou na saída de Diego Cavalieri para fazer 1 a 0, aos 45 minutos do primeiro tempo.

No corpo e na raça

O Goiás ainda precisava de mais um gol para ficar em vantagem e não demorou para alcançar o objetivo. Um chutão despretensioso da defesa foi na direção de Walter. Igor Julião tinha o domínio do lance, mas abdicou de ir atrás da bola para proteger com o corpo e chamar a falta. Walter ganhou e tocou a bola para William Matheus, que se enrolou um pouco mas conseguiu fazer seu terceiro gol na carreira.

Antes de ser substituído por Neto Baiano, Walter ainda furou feio um lance quase na pequena área. No outro lado, Fred mandou na trave num suspiro de esperança para os tricolores. E o time de Enderson Moreira se fechou. Resolveu defender com unhas e dentes a classificação sem se preocupar muito com o ataque. Os jogadores do Flu ainda reclamaram de cera dos goianos e se irritaram quando Luiz Flávio de Oliveira parou a partida para ser atendido, aos 41 minutos.


 
FONTE:

Nenhum comentário: