quarta-feira, 10 de julho de 2013

Suíça abriga atletas brasileiros e vira 'mãe europeia' de Álvaro em Gstaad

Sabina Jankowski e família abrem as portas de sua casa para jogadores durante torneios. Grand Slam dos Alpes marcará retorno de Kerri Walsh

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
 
vôlei de praia Alvaro Filho Sabina Gstaad (Foto: Arquivo Pessoal)Álvaro Filho em um dos passeios com Sabina:
relação de filho e mãe (Foto: Arquivo Pessoal)
 
O prêmio de melhor jogador e a prata no Mundial fizeram Álvaro Filho conhecer a glória em Stare Jablonki. A parada seguinte do Circuito Mundial, no entanto, traz ao jovem paraibano lembranças recentes de dias bem menos abastados. Sem dinheiro e hospedagem na Europa, ele foi recebido de braços abertos na casa de uma família europeia em Gstaad, na Suíça, em 2011. Ficou dois meses morando com eles e hoje cultiva uma amizade que transcende as fronteiras que os separam durante o ano.

Álvaro estava dando os primeiros passos como profissional quando conheceu Sabina através de outros jogadores. Ouviu que a professora de idiomas, esposa do ex-jogador holandês Andrzej Jankowski, abria as portas de sua casa a diversos atletas brasileiros. A história havia começado quando o filho Benedikt conheceu Bárbara Seixas em um campeonato da base. Com a amizade surgiu o primeiro convite para visitar o Brasil. E, depois, foi a vez da família europeia retribuir a gentileza.


Com muita simpatia e 12 quartos em casa, a fama de boa anfitriã de Sabina logo correu entre os brasileiros. Mais de 30 atletas do país, além de membros de suas comissões técnicas já usaram a residência como base para a disputa de competições na Europa. E em 2011 foi a vez de Álvaro ser acolhido por dois meses.

- Falo que ela é como se fosse minha mãe europeia. Eu e Vitor estávamos no comecinho mesmo, não tínhamos dinheiro para hotel nem nada. Ela já conhecia Bárbara (Seixas), Jan, Thiago, Moisés, vários outros jogadores, e nos acolheu, nos deu abrigo. Ela fui fundamental na minha trajetória como atleta, porque deu uma ajuda incrível em um momento em que precisamos muito - disse Álvaro, que ajudava com as tarefas domésticas.

vôlei de praia Alvaro Filho Sabina Gstaad (Foto: Arquivo Pessoal)Neide, Bárbara Seixas e Alisonforam alguns dos mais de 30 atletas que Sabina recebeu (Arquivo Pessoal)

Dentre tantos que passaram pelo teto de Sabina, o paraibano ganhou um lugar especial em seu coração. Tanto que no ano passado foi a vez da família Jankowski conhecer João Pessoa,  na Paraíba, onde o defensor mora, estreitando ainda mais os laços mantidos com ajuda da internet.

- Álvaro foi um dos meus favoritos porque era diferente: estava sempre no horário, algo incomum para os brasileiros, era extremamente educado e humilde, muito arrumado e gostava de passear de bicicleta até a Alemanha ou a Áustria (a cidade é próxima das fronteiras) comigo. E se interessava muito mais sobre o nosso país e sua cultura do que outros jogadores - contou a suíça, por e-mail.

Com a seleção, casa fica em brasileiros


Desde que o sistema de seleções foi implantado, os atletas que representam o Brasil nas competições internacionais têm toda a logística de viagem preparada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Assim, ficam hospedados em hotéis previamente reservados pela entidade. Apesar de proporcionar comodidade aos jogadores sem que eles precisem se preocupar com qualquer burocracia, Sabine não gostou da mudança. Com a casa vazia, sente falta dos filhos postiços brasileiros.

- Infelizmente o sistema no Brasil mudou totalmente e os jogadores não estão autorizados a ficarem somente com duas duplas e viajar com seus respectivos técnicos. Em vez disso, a seleção inteira anda como um grupo e só fica em hoteis. Como resultado nós não temos mais brasileiros conosco no verão. Espero que isto mude no futuro, pois sentimos falta destes jogadores tão queridos, e acho que eles também sentem falta de sua casa na Suíça.

Competição feminina tem retorno de Walsh


Kerri Walsh, Vôlei (Foto: Agência Getty Images)Kerri Walsh jogará com Ross(Foto: Getty Images)
 
Iniciada nesta terça-feira com o qualifying, a disputa feminina em Gstaad marcará o retorno da tricampeã olímpica Kerri Walsh às quadras. Apenas três meses após o nascimento da filha Scout, a americana irá estrear a parceria com April Ross, campeã mundial em 2009 e prata nos Jogos  de Londres. Apesar de estarem certas sobre a formação da dupla, as duas não seguirão jogando juntas na sequência do Circuito.

- Estou animada por jogar com Kerri. Planejamos a parceria para disputarmos os Jogos do Rio. Não acertamos de ficar juntas de vez até talvez setembro ou outubro. Mas queremos ter esta pequena experiência já antes de entrarmos em 2014 - disse Ross.

Na delegação brasileira,  nada muda. As representantes entre as mulheres seguem sendo Talita/Taiana, Ágatha/Maria Elisa, Maria Clara/Carol e Lili/Bárbara Seixas, agora dupla medalhista mundial. Entre os homens,  cujo qualifying começa na quarta, estão inscritos Alison/Emanuel, Pedro Solberg/Bruno Schmidt, Ricardo/Álvaro Filho e Evandro/Vitor Felipe.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/suica-abriga-atletas-brasileiros-e-vira-mae-europeia-de-alvaro-em-gstaad.html

Nenhum comentário: