quarta-feira, 10 de julho de 2013

História em jogo: contra o Newell's, Galo tenta provar poder de superação

Vitória por pelo menos três gols de diferença coloca o Atlético-MG na final da Libertadores pela primeira vez. Um 2 a 0 leva decisão para pênaltis

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte


Quarta-feira, 9 de julho de 2013. Em Belo Horizonte, no Independência, às 21h50m (de Brasília), começará a partida mais importante da história do Atlético-MG em 105 anos de sua fundação.

 Não existe nada de absurdo na afirmação, já que o time luta para decidir sua primeira Libertadores da América. Dentro de poucas horas, o Galo entra em campo com uma missão difícil, mas não impossível. Precisa vencer o Newell’s Old Boys por três gols de diferença para conquistar a classificação. No jogo de ida, em Rosário, o Galo acabou derrotado por 2 a 0. Caso o time Alvinegro vença pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

Mesmo com o cenário adverso, os torcedores vão lotar o Independência para empurrar o time. Se contra o Tijuana a tática foi usar a máscara da morte, contra os argentinos um verdadeiro apitaço está sendo organizado (veja acima o vídeo do Jornal Nacional). O pensamento no jogo é tão fixo que até algazarra na porta do hotel dos rivais os atleticanos fizeram.

No clube, apesar da árdua tarefa, o discurso geral é de otimismo, que vem da lembrança do início avassalador do time na competição continental. Na primeira fase foram 15 pontos conquistados em 18 possíveis, e nas oitavas de final, duas vitórias sobre o São Paulo, sendo a segunda com um sonoro 4 a 1. Por tudo isso, os jogadores mais badalados como Diego Tardelli, Jô, Bernard e Ronaldinho garantem que o sonho está mais vivo do que nunca.

Outro ponto que não é esquecido, tanto por torcedores, quanto por jogadores e comissão técnica, é a mística favorável do estádio do Horto. Desde que foi reinaugurado, no dia 25 de abril de 2012, o Galo não sabe o que é perder. De lá para cá foram 37 jogos, que, se somados aos confrontos em Sete Lagoas e no Mineirão, chegam a 53 confrontos de invencibilidade como mandante.

Em campo, Cuca poderá contar com a volta do zagueiro Leonardo Silva e do volante Leandro Donizete, ambos recuperados de lesão e que não atuaram na partida de ida. De desfalque, apenas o zagueiro Réver, ainda suspenso pela expulsão contra o Tijuana. Mas o quarteto ofensivo está completo, composto por Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô. o centroavante, inclusive, afirmou que é preciso que estes jogadores chamem a responsabilidade.

Estádio Independência, Atlético-MG x Arsenal Srandi (Foto: AFP)Caldeirão do Horto é um dos principais trunfos do
Galo em busca de final inédita (Foto: AFP)
 
Já o Newell's garante o mesmo foco que o rival. Apesar de tentar sua terceira decisão de Libertadores, o título é inédito e a cabeça está neste jogo desde antes da Copa das Confederações. Pelo menos foi o que o técnico Tata Martino garantiu. O treinador preparou uma logística de guerra para a partida e decidiu fazer a viagem ao Brasil o mais tarde possível, chegando apenas na noite dessa terça. Os jogadores, inclusive, sequer realizaram o treino de reconhecimento no Independência, para evitar exposição excessiva na capital mineira.
Ignacio Scocco, uma das peças mais importantes da equipe, revelou que o Newell's precisa repetir o que fez na semana passada ou apresentar algo melhor. Qualquer coisa inferior, segundo ele, pode dar a classificação ao Galo. Com este pensamento e com apenas um desfalque, o volante Pablo Pérez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, os Lepresos tentam acabar com o sonho atleticano.

header as escalações 2Atlético-MG: Réver terá que cumprir o último jogo de suspensão por ter sido expulso contra o Tijuana, no jogo em que Victor garantiu a classificação defendendo um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Leandro Donizete, ambos recuperados de lesão, voltam ao time. Desta forma, o Galo entra em campo com Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Bernard; Jô.
Newell’s Old Boys: o técnico Tata Martino só terá que promover uma alteração na equipe considerada titular. Como o volante Pablo Pérez recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida, ele terá que cumprir suspensão. Sendo assim, Cruzado entra. No mais, o time é o mesmo, com Guzmán; Cáceres, Vergini, Heinze e Casco; Cruzado, Mateo e Bernardi; Figueroa, Scocco e Maxi Rodríguez.

quem esta fora (Foto: arte esporte)Atlético-MG: apenas o zagueiro Réver e o volante Rosinei, ambos cumprindo suspensão. O zagueiro fica fora pela expulsão na partida contra o Tijuana. Rosinei também cumpre o último jogo de suspensão, mas por ter sido expulso contra o São Paulo, pelas oitavas de final.

Newell’s Old Boys: Villalba, que não conseguiu se recuperar para a o jogo desta noite e não viajou com a delegação do Newell’s. E Pérez, suspenso pelo terceiro amarelo.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)Atlético-MG: Leandro Donizete, Marcos Rocha, Diego Tardelli e Bernard estão pendurados com dois cartões cada.
Newell’s Old Boys: os três jogadores da equipe argentina que estão pendurados são Maxi Rodríguez, Gabriel Heinze e Milton Casco.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O uruguaio Roberto Silvera, de 42 anos, será o árbitro do confronto. Ele faz parte do quadro da Fifa e estava na lista dos 52 pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas saiu após alegar motivos particulares. Disciplinador, ele é muito lembrado pelo jogo Santos x Colo-Colo, na Libertadores de 2011, quando expulsou cinco jogadores. Entre eles estava Neymar, hoje jogador do Barcelona, que foi mais cedo para o chuveiro por usar uma máscara após marcar um gol. Na atual edição da Libertadores ele já apitou jogos de times brasileiros, sendo que um, em especial, traz boa lembranças aos mineiros. Roberto Silvera foi o árbitro da vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, por 4 a 1, no segundo jogo válido pelas oitavas de final, em noite fantástica do atacante Jô.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Atlético-MG: para conquistar a inédita classificação para a final, o Galo vai precisar chutar mais a gol, não podendo repetir o fraco desempenho mostrado na semana passada. Em 90 minutos, o time mineiro só chutou cinco vezes ao gol defendido por Guzmán. Para se ter uma ideia, o total de chutes do Galo foi o mesmo de Maxi Rodríguez, autor do primeiro gol do time argentino. Os leprosos, por sua vez, chutaram em 14 oportunidades.
Newell’s Old Boys: o time aposta no bom toque de bola para envolver o Galo e garantir sua terceira classificação para uma final de Libertadores. E o time argentino mostra que é eficiente na troca de passes. Na semana passada, no estádio Coloso Del Parque, os leprosos tiveram um total de 387 passes certos, contra apenas 132 do Galo. Lucas Bernardi foi líder do time no quesito, com 69 acertos.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Na semana passada os times se enfrentaram pela primeira vez na história. Os argentinos levaram a melhor ao vencerem por 2 a 0, gols dos astros Maxi Rodrigues e Ignacio Scocco. Apagados, os astros atleticanos marcaram com Jô, mas ele estava um pouco à frente e o impedimento foi marcado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/07/contra-o-newells-galo-tem-pela-frente-jogo-mais-importante-de-sua-historia.html

Nenhum comentário: