quarta-feira, 10 de julho de 2013

Matar ou morrer no Horto: Galo confia em seu retrospecto no Independência

Em seis confrontos de mata-mata desde a reinauguração do estádio em BH, Atlético-MG foi eliminado uma vez com empate e avançou nas outras cinco

Por Daniel Carvalho Belo Horizonte



O retrospecto está lá, na ponta da língua dos atleticanos: 37 partidas sem saber o que é o gosto da derrota. A estatística engrossa a cada passo que o Atlético-MG dá no estádio Independência, onde o time não perde desde a reinauguração em 2012. A cada rival que cai morto no Horto, o histórico aumenta, e é com essa bagagem que a equipe de Cuca entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50m, no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Newell’s Old Boys. O SporTV transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em Tempo Real.

Durante a série invicta, o Galo esteve com a faca no pescoço seis vezes. E, mesmo sem derrota, nem sempre houve final feliz. Da vitória inútil sobre o Goiás que resultou em eliminação na Copa do Brasil de 2012 até o suado empate recente com o Tijuana, o sofrimento está sempre lá. A torcida sabe. E nem por isso enche menos os pulmões na hora de gritar e apoiar o time até o fim. 


Seja qual for o fim.

Atlético-MG no estádio Independência (Foto: Bruno Cantini / Flckr do Atlético-MG)Força em casa: Atlético tem ótimo retrospecto no Independência (Foto: Bruno Cantini / Flckr do Atlético-MG)
Entre os duelos com o Goiás e com o Tijuana, o Atlético derrubou um rival atrás do outro nos confrontos de mata-mata no Independência. Bateu o América-MG na final do estadual de 2012 – com um triunfo e um empate –, venceu o arquirrival Cruzeiro na abertura da decisão de 2013 e despachou o São Paulo com a autoridade de um 4 a 1 nas oitavas da atual Libertadores. O embate desta quarta põe a escrita à prova da maneira mais dramática até agora: com a derrota para o Newell’s no jogo de ida por 2 a 0, será preciso vencer por três gols de diferença para evitar os pênaltis e avançar à decisão inédita.

Rival Placar Torneio Ano
Goiás 2 x 1 Copa do Brasil 2012
América-MG 1 x 1 Estadual 2012
América-MG 3 x 0 Estadual 2012
Cruzeiro 3 x 0 Estadual 2013
São Paulo 4 x 1 Libertadores 2013
Tijuana 1 x 1 Libertadores 2013
O goleiro Victor, que ouviu de perto os decibéis ensandecidos da torcida ao pegar o pênalti decisivo contra o Tijuana (veja no vídeo abaixo), sabe que o apoio das arquibancadas será fundamental nesta quarta. E todos os 21.715 ingressos foram vendidos antecipadamente.

- Vamos jogar em casa, com o apoio de nossa torcida, e todos sabem de nossa força no 
Independência. É fazer valer o nosso retrospecto dentro de casa.

No Independência, são 37 jogos de invencibilidade, mas a série invicta em casa chega a 53. Desta vez, contudo, a torcida precisará de um grito extra para lutar contra a estatística. Desde 1992, na Libertadores, apenas oito vezes um time conseguiu avançar após perder o primeiro jogo por dois gols de diferença.

 
Problema para a final

O volante Leandro Donizete, que não jogou a primeira partida em Rosário, na Argentina, dá a receita para perseguir a vitória e conta com a ajuda dos torcedores para fazer pressão do início ao fim.

- A torcida será importante, não apenas para nos apoiar, mas para fazer pressão sobre o time do Newell’s.

Se a árdua missão for cumprida e o Atlético-MG passar pelo Newell’s, todo o histórico do Independência será inútil para a final contra o Olímpia, do Paraguai. O regulamento da Conmebol prevê que o estádio da final precisa ter capacidade para receber, no mínimo, 40 mil torcedores – quase o dobro do Horto. A opção, portanto, seria o Mineirão.

O presidente Alexandre Kalil, no entanto, ainda acredita que a entidade que comanda o futebol sul-americano possa rever a determinação, abrindo mão de cumprir a regra caso o Galo avance.

- O regulamento tem brechas. Tem que ser feito um trabalho para mostrar que lugar bom não é grande, e sim confortável e seguro - afirmou Kalil em entrevista ao Arena SporTV.
Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/matar-ou-morrer-no-horto-galo-confia-no-retrospecto-do-independencia.html

Nenhum comentário: