quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como 'professor' de Álvaro, Ricardo se recria e renova ânimo por vitórias

Dez anos após conquista de Mundial com Emanuel, veterano elogia o jovem parceiro e acredita em caminho vitorioso da dupla pela frente

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia Ricardo (Foto: FIVB)Ricardo, em entrevista  após a prata no Mundial:
motivação renovada com Álvaro (Foto: FIVB)
 
Dez anos atrás, quando sagrou-se campeão mundial ao lado de Emanuel, Ricardo deu o grande passo para conquistar o título olímpico no ano seguinte, em Atenas 2004. De lá para cá, expandiu o vitorioso currículo com pódios nos mais importantes torneios mundo afora e foi assumindo cada vez mais o papel de líder em quadra. Com Álvaro Filho - 16 anos mais jovem - como parceiro, o baiano vê o perfil de professor aflorar, ao mesmo tempo em que sua vontade de vencer se renova.
Aos 38 anos, Ricardo só fica atrás de Emanuel no quesito idade na seleção masculina de vôlei de praia. Ao jogar com Álvaro, de apenas 22, o bloqueador exercita mais facetas durante o jogo.
 Além do desempenho técnico, cuida da orientação tática e psicológica, ajudando a manter o time seguro em momentos de pressão. Mas o veterano garante que também sai ganhando com a dupla. Além do vigor físico do defensor, ganha novo ânimo para seguir em busca de mais títulos.

- Fico feliz de estar do lado de um garoto como ele, um jovem tão talentoso. E isso me  motiva. Durante todos estes anos eu vivi uma experiência nova, uma motivação nova a cada conquista.Isto tem sido muito presente na minha carreira. Foram dez anos desde o primeiro título, mas espero continuar vivenciando este ambiente competitivo, esta alegria dos pódios por mais outros anos.

vôlei de praia Ricardo e Álvaro Filho (Foto: FIVB)Como 'professor' em quadra, Ricardo orienta Álvaro Filho: em troca, ganha novo ânimo (Foto: FIVB)
 
Nesses planos, Álvaro espera que estejam inclusas as Olimpíadas de 2016. Eleito o melhor jogador do Mundial de Stare Jablonki após conquistar a prata neste domingo, o paraibano disse que a experiência ao lado de Ricardo ficaria ainda melhor com a vaga nos Jogos.

- Jogar ao lado do Ricardo é uma honra diária. Um cara tão vencedor, que me ensina todos os dias. E jogar as Olimpíadas no  Brasil é o sonho  de todos os jogadores do país. Seria perfeito chegar lá como uma das duplas para coroar a parceria.

Enquanto sonham com o futuro, Ricardo e Álvaro seguem no Circuito Mundial 2013. A partir desta quarta-feira,  disputam  o Grand Slam de Gstaad, quinto torneio deste porte na temporada e sétima etapa no geral.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/como-professor-de-alvaro-ricardo-se-recria-e-renova-animo-por-vitorias.html

Nenhum comentário: