terça-feira, 23 de julho de 2013

Poliana e Ana Marcela fazem história e conquistam ouro e prata nos 10km

Depois de prata e bronze nos 5km, brasileiras fazem dobradinha inédita para o país em prova da maratona aquática. Paulista se emociona com triunfo

Por SporTV.com Barcelona
 
Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram história para o Brasil. De novo. Depois da prata e do bronze nos 5km da maratona aquática no sábado, as duas brasileiras protagonizaram uma grande prova nesta terça-feira, na disputa dos 10km da modalidade, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona. Dessa vez elas conquistaram uma dobradinha inédita para o país, subindo aos dois lugares mais altos do pódio. Poliana completou a prova em 1h58m19s2 e faturou a medalha de ouro. Ana Marcela chegou apenas três décimos atrás da compatriota e ficou com a prata. A alemã Angela Maurer terminou na terceira colocação, com 1h58m20s2.

Poliana e Ana Marcela mundial maratona aquática barcelona  (Foto: Divulgação) 
Poliana (E) e Ana Marcela beijam medalhas de ouro e prata dos 10km (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
 
- Estou muito emocionada. Tinha conseguido ganhar uma medalha nos 5km, mas essa prova de 10km é sempre muito mais difícil, é prova olímpica, mais disputada. Muita gente queria me aposentar depois de Londres, depois de uma prova horrível que aconteceu lá. Estou muito feliz. Agora tudo vale muito a pena, cada esforço, cada manhã gelada. Vale muito a pena. Tenho que agradecer a todos, (principalmente) depois de um ano (2012) ruim para mim - disse Poliana, não contendo as lágrimas depois de se tornar campeã mundial dos 10km, em entrevista ao SporTV (confira no vídeo abaixo).

Poliana e Ana Marcela tiveram um desempenho impecável. As duas ficaram sempre no primeiro pelotão e brigando pelo pódio durante toda a prova. Elas se dividiram na liderança junto com outras competidoras até abrirem uma boa distância para as demais nos últimos metros. Deixaram para trás inclusive a atual campeã olímpica dos 10km, a húngara Eva Risztov (9º lugar), e a campeã mundial de 2011, a britânica Keri-Anne Payne (14º). As brasileiras então travaram uma disputa particular pela medalha de ouro, que acabou ficando com nadadora paulista.

- Tracei uma estratégia com o meu técnico (o marido Ricardo Cintra) que foi não ficar muito atrás. Nos últimos 500 metros tudo pode acontecer. Então, quando vimos que estávamos as duas na frente, nadamos muito forte e fizemos uma espécie de parede, de bloqueio para que ninguém passasse por nós - explicou a vencedora.

A medalha para Poliana vem um ano após um desempenho dela aquém do esperado, na mesma prova, nos Jogos Olímpicos de Londres. Na ocasião, a brasileira abandonou a disputa com um quadro de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35ºC. O normal é cerca de 37ºC.

Poliana mundial maratona aquática barcelona  (Foto: Divulgação)Ainda na água, Poliana vibra demais com vitória nos 10km do Mundial (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-esportes-aquaticos/noticia/2013/07/poliana-e-ana-marcela-conquistam-ouro-e-prata-nos-10km-do-mundial.html

Nenhum comentário: