terça-feira, 23 de julho de 2013

Números comprovam: volta de Valdivia é divisor de águas no Verdão

Com o camisa 10 de volta, ataque praticamente triplicou sua média de gols, enquanto defesa manteve a consistência defensiva

Por Marcelo Prado São Paulo

A parada da Série B do Campeonato Brasileiro durante a Copa das Confederações pode ser considerada um divisor de águas no Palmeiras. Todos os setores da equipe cresceram, o time subiu na tabela de classificação e, após derrotar o Figueirense por 3 a 2, alcançou a liderança da competição, com 21 pontos, um a mais que a Chapecoense, que tem um jogo a menos. E muito desse crescimento tem a ver com a volta do chileno Valdivia.

Os números comprovam. O ataque teve uma evolução impressionante após o retorno do camisa 10. Antes da paralisação do torneio, o meio-campista estava no departamento médico e a equipe marcou apenas oito gols em seis partidas, média de 1,3 por jogo. Quando o torneio recomeçou, Valdivia finalmente se recuperou da lesão que o afastou dos gramados por quatro meses e o time engrenou uma sequência de três vitórias, com 11 gols marcados, média de 3,6 por duelo.
Com 19 gols marcados no total, o Verdão tem o melhor ataque das Séries A e B. Isso, no entanto, não fez o time perder consistência defensiva. Afinal, o Alviverde possui a segunda melhor defesa, contando as duas divisões, atrás apenas do Corinthians. Isso trouxe paz ao ambiente que chegou a ficar muito conturbado após as eliminações no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores da América.

Um dos jogadores mais experientes do elenco palmeirense, Vilson não tem dúvidas de que Valdivia é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da equipe.

– Todos sabem que ele é um grande jogador. O Valdivia é aquela peça que chama a responsabilidade, que pede a bola durante o jogo para decidir. Além do mais, ele se dá bem com todos aqui. Todos estão muito felizes com a sua volta, esperamos que ele continue assim em todos os jogos porque o Palmeiras ganha muito com isso – diz Vilson.

O Verdão voltará a campo no próximo sábado, para enfrentar o Guaratinguetá, fora de casa, pela nona rodada. Como o time terá a semana cheia para treinar, Valdivia tem presença garantida. Será a quarta partida consecutiva do meio-campista. Na sequência, ele deverá ganhar uma folga, afinal o Palmeiras enfrentará o Icasa, na terça-feira, no Pacaembu, e a comissão técnica não vai correr o risco de perder o atleta por lesão novamente (veja ao lado a entrevista do meia ao Esporte Espetacular).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/07/numeros-comprovam-volta-de-valdivia-e-divisor-de-aguas-no-verdao.html

Nenhum comentário: