terça-feira, 23 de julho de 2013

Com tempo de 8º lugar em Londres 2012, Fonteles descarta Olimpíadas

Recorde mundial do brasileiro nos 200m T43 é melhor do que oitavo colocado da final olímpica de 2012; Troféu Brasil em 2014 é o sonho

Por Leonardo Filipo Direto de Lyon, França

O brasileiro Alan Fonteles se sagrou campeão mundial paralímpico dos 200m na classe T43, em Lyon, no último domingo, com o tempo recorde de 20s66. Marca que corresponderia ao oitavo lugar da final olímpica da prova em Londres 2012, vencida pelo jamaicano Usain Bolt em 19s32. Oitavo colocado, o sul-africano Anaso Jobodwana cruzou a linha de chegada em 20s69, três centésimos a mais que Fonteles na França. Mesmo com marcas expressivas, Alan descarta seguir o ex-rival Oscar Pistorius, que em Londres tornou-se o primeiro paralímpico a correr em uma Olimpíada, tendo alcançado as semifinais dos 400m. Porém, o desejo de competir entre atletas convencionais existe e está bem próximo de ser realizado: no Troféu Brasil de 2014.

Alan Fonteles Mundial de Atletismo de Lyon (Foto: Marcio Rodrigues / Mpix / Cpb) 
Fonteles ao lado do placar com o novo recorde mundial (Foto: Marcio Rodrigues / Mpix / Cpb)
 
- Desde Londres, eu penso em disputar o Troféu Brasil. É um sonho que eu tenho desde criança, quando eu vi o Robson Caetano correndo. Não é para ganhar, eu tenho amigos dentro do (atletismo) olímpico e eles me disseram: “Alan, se você entrar junto com a gente na reta dos 200m, você vai correr junto. E se você correr em 20s vai ser complicado também”. Não estou desmerecendo, mas isso é para mostrar que os atletas paralímpicos também são muito fortes – disse Alan.

A marca de 20s66 na final em Lyon ainda deixaria Fonteles bem perto do índice brasileiro para o Mundial de Atletismo de Moscou, que acontece em agosto, na Rússia. O biamputado ficou a 0s1 (um décimo de segundo) do índice dos 200m exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Bruno Lins (20s24) e Aldemir Gomes (20s44) serão os representantes do país.
  
info comparação finais Londres 2012 x Lyon 2013 (Foto: arte esporte)
O brasileiro acha que não conseguiria disputar a final dos 100m, na qual o tempo médio dos finalistas fica entre 10s30 a 10s40. Sua marca, recorde mundial da classe T43, é de 10s77, enquanto o melhor tempo no Brasil ainda pertence a Robson Caetano, 10s registrados no longínquo ano de 1988. Nos 200m, porém, ele acredita que entraria tranquilamente na final.

Por enquanto, o brasileiro planeja pavimentar sua carreira no esporte paralímpico. Coordenador da equipe de atletismo do Brasil, Ciro Winckler acredita que Alan está no caminho certo para ser um dos maiores nomes de todos os tempos entre os amputados.

- É isso que ele está conseguindo. Ele está mostrando que tem um caminho muito grande pela frente e que vai ter uma responsabilidade muito grande, porque vai competir no Rio de Janeiro em 2016, com o estádio lotado - opinou Ciro.
    
O repórter viaja a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/07/com-tempo-de-8-lugar-em-londres-2012-fonteles-descarta-olimpiadas.html

Nenhum comentário: