terça-feira, 2 de abril de 2013

MEU TREINO: do vôlei ao ciclismo, Bernardinho mantém saúde com bike


Pedalando, treinador do Rio de Janeiro e da seleção brasileira masculina de vôlei descobre uma de suas maiores paixões e consegue emagrecer 8kg

Por Rio de Janeiro


Quem olha para o físico do técnico Bernardinho não imagina a idade que ele tem. Aos 53 anos, o ícone do vôlei brasileiro, com cinco medalhas olímpicas consecutivas no currículo (bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000 pela seleção feminina, ouro em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008 e Londres-2012 pela masculina), tem também uma segunda paixão no esporte: o ciclismo. Há dois anos, o treinador, pai de Bruninho (levantador da seleção brasileira de vôlei), Júlia e Vitória, pedala como um atleta profissional: usa sapatilha específica, treina com bicicleta apropriada, mais leve e mais rápida do que as comuns e desbrava ladeiras e trilhas com facilidade. Ao falar da sua principal atividade física hoje, sorri, sonhando em um dia completar uma prova de triatlo. Isso tudo rodando cerca de 200km por semana no Rio de Janeiro.

- Nunca tive tempo de acompanhar atletas desse tipo, mas acho espetacular a superação de limites, eu tinha vontade, mais por viver essa experiência do que ganhar. O esporte resgatou um pouco esse espírito de atleta que eu tinha e estava adormecido. Eu fazia exercício para ter um mínimo de saúde razoável. Hoje eu tenho objetivos de completar provas de ciclismo. Como motivação e inspiração para o dia a dia, é bem melhor.

BERNARDINHO VÔLEI EU ATLETA MEU TREINO (Foto: Bebel Clark)Bernardinho pedala como atleta há dois anos (Foto: Bebel Clark)

E não é só a parte física que melhorou após o ingresso no esporte. 8kg mais magro, hoje com 84kg distribuídos em 1,85m, Bernardinho afirma que até a postura como treinador sofreu ganhos com o ciclismo.

- Toda atividade física melhora muito a sua atividade intelectual, porque a endorfina te deixa com mais disposição e entusiasmo para fazer as coisas.
 
MEU TREINO
Além do ciclismo, Bernardinho também corre na esteira da academia duas vezes por semana para dar mais resistência aos treinos, faz musculação para pernas e abdômen também dois dias, que garantem o bom desempenho nas pedaladas, e membros superiores apenas uma vez, para fortalecer ombros, costas e braços. Descanso? Basta conhecer um pouquinho o treinador para saber que não é a praia dele. Veja abaixo a semana de Bernardo: 
Meu Treino: Bernardinho (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

MINHA ALIMENTAÇÃO
Depois que perdeu quase 9kg em 50 dias quando iniciou acompanhamento com nutricionista, Bernardinho cortou os excessos e adotou o equilíbrio como estilo de vida alimentar.

- É simplesmente regrar, reduzir os excedentes a um mínimo aceitável, eu adoro um doce, por exemplo. O segredo é você comer com moderação absoluta, evitar gorduras, ingerir álcool só de vez em quando, e frituras raramente. É importante também comer a cada três horas. Eu ficava 10 horas sem comer, e quando comia, fazia que nem um boi, e meu corpo armazenava muito. Confira abaixo como é feita a alimentação do treinador:

Meu Treino: Bernardinho (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

EU ATLETA: QUAL o segredo da boa forma?
Bernardinho: Equilíbrio, você fazer tudo com bom senso. Você pode beber vinho se quiser, mas não pode beber uma garrafa toda noite. Meus pais são muito disciplinados. Além dos exercícios físicos e da alimentação, que são a base, é você fazer o que gosta. Eu gosto do que eu faço. Eu tenho amor pelo que eu faço. Quando a pessoa faz o ela gosta profissionalmente e tem um equilíbrio na família, na atividade física e na alimentação, ela está bem e em paz.

suas maiores paixões?
Fora a família, o esporte e o vôlei são minhas maiores paixões. Se eu não fosse treinador de vôlei, seria treinador de triatlo. Pegar um cara “casca grossa” e desafiá-lo seria espetacular.

Que gosto têm a vitória e a derrota?
A derrota tem um gosto amargo, mas pior do que perder é você não ter um time para treinar no dia seguinte. Perder faz parte do jogo, só não perde quem não joga. A derrota tem uma série de coisas importantes. Nós vivemos em um país em que as pessoas assumem muito pouca responsabilidade, em geral, colocam a culpa no outro. Como você não assume responsabilidade, você não aprende. Vai continuar cometendo os mesmos erros, vai continuar perdendo pelas mesmas razões, simplesmente porque não aprendeu. Então, que a gente perca, mas por razões diferentes, pois aquele ensinamento que a derrota anterior te trouxe está marcado em você. Porém, você só vai ter esse aprendizado quando assumir responsabilidade.

Quanto à vitória, é a coisa mais efêmera que existe. Nosso país tem pouca memória. Eu sou uma pessoa muito afortunada, pois recebo muito carinho das pessoas, e não é nada piegas. Tem gente que vem falar que leu meu livro e me agradecer, e eu ouço isso com uma certa tensão, é uma responsabilidade. Dia seguinte à vitória, acabou. Você tem que voltar aos treinos, ralar, e às vezes aquele grupo com o qual você venceu, não existirá mais. É um novo time, uma nova seleção, então é efêmero mesmo, pois acaba. E você tem sempre que seguir em frente.


Meu Treino: Bernardinho (Foto: Getty Images)

E sucesso para você é?
Tem um treinador de basquete chamado John Wooden que tem a melhor definição que eu já vi: “Sucesso é a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o seu melhor”. Se seu time jogou o melhor que podia, você volta para casa e está bem. A coisa mais importante que a gente tem que desenvolver é o senso de merecimento. Saber que trabalhou e correu atrás porque se preparou. Fundamental é saber que pagou o preço e mereceu vencer.

Dicas para ser bem sucedido?
Desistir não pode ser uma hipótese. A vida é uma luta permanente por objetivos. Eu sou treinador porque sempre acreditei numa coisa: na preparação. As pessoas precisam se preparar. A vontade de se preparar precisa ser maior do que a vontade de vencer, afinal, vencer todo mundo quer. Eu falo em minhas palestras que a grande missão do treinador, do gerente, do gestor, enfim, de um pai e uma mãe, é tentar convencer as pessoas de fazer algo que nem sempre elas querem fazer, para conquistar algo que sempre quiseram conquistar.

UM RECADO para as pessoas sedentárias
Treinador convoca e esta é uma convocação: vamos levantar o bumbum do sofá e para a atividade física. O prazer e o que vocês vão ter de conquistas ao vencer desafios é incomensurável. Seja começando com uma caminhada na praia, no parque, na rua perto da sua casa, depois, quem sabe, começar a fazer uma ginástica, a correr, e depois, vai querer melhorar a alimentação. Tudo vem como consequência e daqui a pouco você está com uma tribo bacana, porque é muito social e você cria novas amizades e novos elos através da atividade física. Não deixem de praticar, venham para esse time, pois é um time de saúde, de bem estar, é um time que quer ver uma sociedade mais saudável em todos os sentidos e, com isso, mais feliz, porque saúde certamente traz felicidade. Tenham um pouquinho mais de disciplina. Vou fechar falando uma frase: “disciplina é a ponte que liga os seus sonhos às suas realizações”.

Nenhum comentário: