terça-feira, 2 de abril de 2013

Correr na rua ou esteira? Descubra a melhor opção para seu treinamento


Especialistas apontam as características da corrida nas duas superfícies

Por Rio de Janeiro

Calçar o par de tênis, vestir uma roupa confortável e começar a correr. A atividade é simples e não tem mistério, mas pode ser classificada em duas categorias: interna e externa. Respectivamente, uma é a corrida na esteira e a outra a corrida na rua. Os dois modos podem ser úteis durante os treinamentos, embora tenham finalidades diferentes. A primeira, geralmente, é praticada em casa ou nas academias e costuma ser indicada para os seguintes grupos: iniciantes, pessoas que estão acima do peso ou fazendo tratamento de lesão. O treinamento na rua, por sua vez, é aconselhado quando o objetivo é melhorar o desempenho e se acostumar com o tipo de piso para as provas.

Corrida vs. Esteira (Foto: Getty Images)Corrida na esteira ou na rua: confira as vantagens e desvantagens (Foto: Getty Images)


PALAVRA DE ESPECIALISTAS
"O treino na esteira é mais importante para um sedentário e um iniciante. É o mais indicado também para quem está com sobrepeso. Já, para quem quer melhorar o desempenho e se interessa pelo esporte, o aconselhado é treinar a parte específica na rua mesmo. Neste caso, os treinos na esteira servem mais como complemento." Gustavo Luz, preparador físico.

Faça parte do EU ATLETA: registre atividades e incentive os amigos

"Correndo na rua, você aprende a “dosar o ritmo”, você melhora sua percepção quanto ao ritmo de corrida que está, evitando oscilações bruscas durante a corrida, minimizando a chance de largar muito forte e se tornar um famoso “cavalo paraguaio”. Em função das corridas de rua serem no asfalto, é importante que você se acostume com esse tipo de piso. Um dos motivos é a adaptação que seus músculos, tendões, ligamentos e articulações sofrem quando treinam na rua e quando treinam na esteira. O impacto de correr na rua é maior, logo se você treinar muito na esteira, quando for para a rua, pode estranhar essa característica, além de estar mais propenso a se lesionar". Manuel Lago, preparador físico.


treino na rua

euatleta corredor na cidade (Foto: Getty Images)Treino na rua: atleta aprende a dosar o ritmo das passadas (Foto:Getty Images)

Mais simples e prático, o treino na rua possibilita uma dinâmica maior da que o corredor encontra na esteira, que tende a ser um tipo de atividade mais monótona. Além disso, o aparelho, que, segundo os treinadores, exerce a função de coadjuvante nos treinamentos, tem uma limitação na inclinação de subidas e decidas.

- Quando você corre na rua, uma das forças físicas que estão atuando sobre você é a resistência do ar. E quanto mais rápido você estiver, mais vai sentir esse “atrito”. Muitos estudos indicam que quando você for correr na esteira, incline-a de 0,5 a 1,0% para aumentar a intensidade do exercício, e com isso equiparar a sensação de esforço que você tem na rua e na esteira - declarou Manuel.

O fato de o treino na rua ter papel de protagonismo tem uma justificativa.
 Apesar de algumas esteiras já terem funções que simulem atividades específicas das planilhas, como intervalados, fartlek, tiros médios, subidas e longos, é ao ar livre onde os corredores treinam de fato para as provas e competições, afirma Gustavo.

- Eu não sou mais atleta, mas sempre busco tempos melhores. Treino quatro vezes por semana, sendo três na rua e uma outra vez na esteira, de forma mais confortável. Até porque não vou fazer tiro ou treino de velocidade na esteira.

Treinos, nutrição, equipamentos - dê seus primeiros passos no EU ATLETA

treino na esteira

Mulher correndo na esteira (Foto: Getty Images)Treino na esteira: amorticemento de impacto e maior comodidade (Foto: Getty Images)

Assim como o treino na rua, a corrida na esteira também tem suas vantagens, como: amortecimento de impacto, menor chance de acidente, maior comodidade e, caso a atividade seja feita dentro de uma academia, acompanhamento de primeira por parte dos treinadores.

- É uma ferramenta extremamente útil, pois oferece um controle da velocidade perfeito, ou seja, você pretende correr num determinado ritmo e não oscilá-lo durante o treino. Também oferece a possibilidade de você se ver correndo, desde que a mesma esteja posicionada de frente para um espelho.
 Dessa forma, sua capacidade de corrigir movimentação dos braços e forma de abordar o solo aumenta e muito. O atleta também consegue fugir de temperaturas extremas ou chuva muito forte fazendo com que ele não perca o treino.

Para corredores atarefados, a esteira pode ser também uma solução, assim como para quem sofre de problemas relacionados a lesões.

- Na esteira, existe o fato de ter um bom sistema de amortecimento. É uma atividade que pode evitar uma lesão a médio e longo prazo - acrescenta Gustavo.


características de cada superfície

TREINO NA RUA  TREINO NA ESTEIRA
É MAIS DINÂMICO E MENOS MONÓTONO  AMORTECE O IMPACTO EM TORNO DE 10% DO PESO CORPORAL
A CHANCE DE PERDA DE LÍQUIDOS É MAIOR NA ESTEIRA ALÉM DA CHANCE MÍNIMA DE ACIDENTE, É UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM NÃO PODE TREINAR NA RUA
 NÃO HÁ LIMIATAÇÃO DE DECLIVE, ACLIVE. ALÉM DE PODER SER 100% PLANA É MAIS FÁCIL CORRIGIR A POSTURA E O MOVIMENTO ESPORTIVO
 PODE SER PRATICADA EM QUALQUER LOCAL, SEM CUSTO O CONTROLE DA INTENSIDADE E FREQUÊNCIA CARDÍACA DESEJADA FICA MAIS FÁCIL
 SÓ NA RUA PERCEBE-SE OS REFLEXOS DE UMA PROVA PARA QUEM ESTÁ SE RECUPERANDO DE LESÕES É UM ESTÁGIO QUASE OBRIGATÓRIO
opinião dos corredores


"Eu diria que a união dos dois é o perfeito. Acho corrida na esteira mais monótona, sem duvida, e trabalha menos, ja que o impulso é dado meramente na vertical, em vez de pra cima e pra frente como é na rua. Porém, em um treino de intervalos de tiros eu garanto que a esteira é bem mais eficaz, levando em conta que somos obrigados a acompanhar a alta velocidade dela, não é verdade? Coisa que na rua é mais dificil de puxar o maximo de si do inicio ao fim de cada tiro sem reduzir. A esteira também salva gente como eu que no inverno fica sujeiro à neve na rua impossibilitando de correr, e também o pessoal que precisa conviver com um calor alucinante no verão. Fora os dias de chuva! Além de tudo ela é mais segura pois não tem buracos, nem cruzamentos de ruas ou pessoas no caminho. Agora, pessoalmente eu acho dificil me motivar correndo apenas no tapete. Paisagem, vento, colocar um ponto como objetivo de chegada, isso faz toda diferença! Logo, eu gosto muito de correr ao ar livre e quando preciso a esteira está sempre ali como plano B para pra salvar um treino, ou para me ajudar a melhorar o meu desempenho". Erick Ferrari, do Rio de Janeiro


"Gosto muito da corrida na esteira, pois consigo controlar o ritmo da corrida. Além disso, é mais fácil para aprender a forma correta do movimento. Sem contar que, em dias chuvosos e frio, acho o ideal. Já na rua, o contato com a natureza é ótimo. O gasto calórico é muito maior devidos às irregularidades de terreno e também por envolver um grupo maior de músculos. Gosto muito dos dois e procuro sempre mudar um pouco". Daniel Camilo, de São Paulo

"Treino nas duas. A esteira é legal pra manter ritmo, mas também existe uma dificuldade que é a velocidade dela. Às vezes, o limite dela não é o seu. Na rua, na maioria das vezes, o piso é desnivelado. Assim, é necessário forçar pra manter o ritmo, mas você consegue ditar sua velocidade à vontade". Paulo Sales, de São Paulo

* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.

Nenhum comentário: