quarta-feira, 13 de março de 2013

Todos contra Vettel: após três títulos consecutivos, alemão é 'o cara' da F-1


Dono de um terço das vitórias e mais da metade das poles entre 2010 e 2012, piloto pode estar 'escondendo o jogo' para levar RBR à quarta conquista

Por Alexander Grünwald e Felipe Siqueira São Paulo e Rio de Janeiro

A primeira vez que Sebastian Vettel terminou uma corrida na condição de líder de um Mundial de Fórmula 1 foi no dia 14 de novembro de 2010, na pista de Yas Marina. Naquela tarde, ao receber a bandeirada, o alemão teve algo bem mais importante para comemorar. Como o GP de Abu Dhabi encerrava a temporada, ninguém mais poderia tirá-lo do topo da tabela naquele ano. Aos prantos, o piloto comemorou com a equipe RBR o primeiro título de ambos na F-1. Era apenas o começo de uma supremacia que faria do garoto nascido em Heppenheim uma referência de sua geração, com três conquistas seguidas e o posto de "o cara" das pistas na atualidade.

É essa fama que Vettel carrega em 2013. A Austrália abre a disputa, com a corrida marcada para as 3h da madrugada de domingo (horário de Brasília). A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. O mesmo vale para o treino classificatório, no sábado, no mesmo horário. O SporTV transmite os treinos livres a partir da noite de quinta-feira.


O cortejo de Sebastien Vettel, tricampeão da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Reverência: tricampeão da F-1, Vettel é o nome a ser batido na temporada 2013 (Foto: Getty Images)

A conquista de 2010 fez de Vettel o mais jovem campeão de todos os tempos, destronando o também precoce Lewis Hamilton. Um título suado, no ano em que o alemão venceu cinco corridas e marcou dez poles, mas chegou à etapa final disputando o campeonato com outros quatro pilotos. Tudo foi compensado com um desempenho avassalador em 2011. Com 15 poles – batendo o recorde de 14, obtido por Nigel Mansell em 1992 – e 11 vitórias no ano, Sebastian conquistou o segundo título com facilidade, encerrando a disputa com quatro corridas de antecipação.

As restrições técnicas que afetaram a RBR em 2012 não desmotivaram o alemão. Travando uma batalha intensa com Fernando Alonso, da Ferrari, ele sobreviveu aos acidentes de uma corrida caótica em Interlagos e fechou o ano com o terceiro título seguido, após cinco vitórias e seis pole positions. Um duro golpe para o espanhol, considerado por muitos especialistas como o melhor da atualidade, que permaneceu “estacionado” nas estatísticas com seus dois Mundiais, conquistados em 2005 e 2006. Antes, portanto, de Vettel estrear na Fórmula 1.

Plano perfeito: Massa quer vitória e título de Alonso sobre Vettel (Foto: Reuters)A Ferrari de Massa e Alonso tenta deixar a RBR de Vettel em segundo plano no campeonato (Foto: Reuters)

Por sinal, os números do alemão nos três anos em que conquistou seus títulos são impressionantes. Em 58 corridas disputadas no período, ele obteve uma média equivalente a uma vitória a cada três GPs. Nas posições de largada, a superioridade é ainda maior. Nestes três anos, o competidor da RBR marcou mais poles do que todos os seus adversários somados, com uma margem de quatro a seu favor. E no universo de 1450 pontos possíveis nestas 58 provas, ele chegou à incrível marca de 929 somados, ou 64%.

Info_SEBASTIAN-VETTEL (Foto: Infoesporte)

Favorito ou azarão? Desempenho preocupa rivais
Contudo, será que a parceria entre Sebastian Vettel e a RBR vai continuar dando bons resultados em 2013? Nos testes de pré-temporada, a emergente Mercedes foi a mais rápida, enquanto Lotus, McLaren, Ferrari e RBR mostraram muito potencial para andar entre os primeiros colocados. Um aparente sinal de equilíbrio, mas com uma suspeita que fez soar nos boxes rivais o alerta vermelho (no caso do atual modelo RB9, o roxo seria uma cor mais adequada). Afinal, os outros times acusam a atual tricampeã de construtores de ter “escondido o jogo” nos treinos realizados em Jerez de la Frontera e em Barcelona. Vettel atribuiu o resultado abaixo do esperado a supostas dificuldades com os novos pneus e, sutilmente, mandou um recado à concorrência.

- Penso que este é um ponto de partida melhor do que no ano passado. Temos que olhar para nós mesmos – alfinetou.

Se a desculpa técnica não convenceu aqueles que têm a dura missão de encerrar a “era Vettel”, problema deles. Despistando ou não os adversários, o alemão de 25 anos – que tomou de Ayrton Senna a condição de mais jovem tricampeão da história – é, no cenário atual da Fórmula 1, “o cara” do grid.

sebastian vettel RBR testes Barcelona (Foto: Agência EFE)De novo? Rivais temem ver Sebastian Vettel novamente por este ângulo em 2013 (Foto: Agência EFE)

FONTE:

Nenhum comentário: