Dono de um terço das vitórias e mais da metade das poles entre 2010 e 2012, piloto pode estar 'escondendo o jogo' para levar RBR à quarta conquista
A primeira vez que Sebastian Vettel
terminou uma corrida na condição de líder de um Mundial de Fórmula 1
foi no dia 14 de novembro de 2010, na pista de Yas Marina. Naquela
tarde, ao receber a bandeirada, o alemão teve algo bem mais importante
para comemorar. Como o GP de Abu Dhabi encerrava a temporada, ninguém
mais poderia tirá-lo do topo da tabela naquele ano. Aos prantos, o
piloto comemorou com a equipe RBR
o primeiro título de ambos na F-1. Era apenas o começo de uma
supremacia que faria do garoto nascido em Heppenheim uma referência de
sua geração, com três conquistas seguidas e o posto de "o cara" das
pistas na atualidade.
É essa fama que Vettel carrega em 2013. A Austrália abre a disputa, com a corrida marcada para as 3h da madrugada de domingo (horário de Brasília). A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. O mesmo vale para o treino classificatório, no sábado, no mesmo horário. O SporTV transmite os treinos livres a partir da noite de quinta-feira.
A conquista de 2010 fez de Vettel o mais jovem campeão de todos os tempos, destronando o também precoce Lewis Hamilton.
Um título suado, no ano em que o alemão venceu cinco corridas e marcou
dez poles, mas chegou à etapa final disputando o campeonato com outros
quatro pilotos. Tudo foi compensado com um desempenho avassalador em
2011. Com 15 poles – batendo o recorde de 14, obtido por Nigel Mansell
em 1992 – e 11 vitórias no ano, Sebastian conquistou o segundo título
com facilidade, encerrando a disputa com quatro corridas de antecipação.
As restrições técnicas que afetaram a RBR em 2012 não desmotivaram o alemão. Travando uma batalha intensa com Fernando Alonso, da Ferrari, ele sobreviveu aos acidentes de uma corrida caótica em Interlagos e fechou o ano com o terceiro título seguido, após cinco vitórias e seis pole positions. Um duro golpe para o espanhol, considerado por muitos especialistas como o melhor da atualidade, que permaneceu “estacionado” nas estatísticas com seus dois Mundiais, conquistados em 2005 e 2006. Antes, portanto, de Vettel estrear na Fórmula 1.
Por sinal, os números do alemão nos três anos em que conquistou seus
títulos são impressionantes. Em 58 corridas disputadas no período, ele
obteve uma média equivalente a uma vitória a cada três GPs. Nas posições
de largada, a superioridade é ainda maior. Nestes três anos, o
competidor da RBR marcou mais poles do que todos os seus adversários
somados, com uma margem de quatro a seu favor. E no universo de 1450
pontos possíveis nestas 58 provas, ele chegou à incrível marca de 929
somados, ou 64%.
Favorito ou azarão? Desempenho preocupa rivais
Contudo, será que a parceria entre Sebastian Vettel e a RBR vai continuar dando bons resultados em 2013? Nos testes de pré-temporada, a emergente Mercedes foi a mais rápida, enquanto Lotus, McLaren, Ferrari e RBR mostraram muito potencial para andar entre os primeiros colocados. Um aparente sinal de equilíbrio, mas com uma suspeita que fez soar nos boxes rivais o alerta vermelho (no caso do atual modelo RB9, o roxo seria uma cor mais adequada). Afinal, os outros times acusam a atual tricampeã de construtores de ter “escondido o jogo” nos treinos realizados em Jerez de la Frontera e em Barcelona. Vettel atribuiu o resultado abaixo do esperado a supostas dificuldades com os novos pneus e, sutilmente, mandou um recado à concorrência.
- Penso que este é um ponto de partida melhor do que no ano passado. Temos que olhar para nós mesmos – alfinetou.
Se a desculpa técnica não convenceu aqueles que têm a dura missão de encerrar a “era Vettel”, problema deles. Despistando ou não os adversários, o alemão de 25 anos – que tomou de Ayrton Senna a condição de mais jovem tricampeão da história – é, no cenário atual da Fórmula 1, “o cara” do grid.
É essa fama que Vettel carrega em 2013. A Austrália abre a disputa, com a corrida marcada para as 3h da madrugada de domingo (horário de Brasília). A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. O mesmo vale para o treino classificatório, no sábado, no mesmo horário. O SporTV transmite os treinos livres a partir da noite de quinta-feira.
Reverência: tricampeão da F-1, Vettel é o nome a ser batido na temporada 2013 (Foto: Getty Images)
As restrições técnicas que afetaram a RBR em 2012 não desmotivaram o alemão. Travando uma batalha intensa com Fernando Alonso, da Ferrari, ele sobreviveu aos acidentes de uma corrida caótica em Interlagos e fechou o ano com o terceiro título seguido, após cinco vitórias e seis pole positions. Um duro golpe para o espanhol, considerado por muitos especialistas como o melhor da atualidade, que permaneceu “estacionado” nas estatísticas com seus dois Mundiais, conquistados em 2005 e 2006. Antes, portanto, de Vettel estrear na Fórmula 1.
A Ferrari de Massa e Alonso tenta deixar a RBR de Vettel em segundo plano no campeonato (Foto: Reuters)
Contudo, será que a parceria entre Sebastian Vettel e a RBR vai continuar dando bons resultados em 2013? Nos testes de pré-temporada, a emergente Mercedes foi a mais rápida, enquanto Lotus, McLaren, Ferrari e RBR mostraram muito potencial para andar entre os primeiros colocados. Um aparente sinal de equilíbrio, mas com uma suspeita que fez soar nos boxes rivais o alerta vermelho (no caso do atual modelo RB9, o roxo seria uma cor mais adequada). Afinal, os outros times acusam a atual tricampeã de construtores de ter “escondido o jogo” nos treinos realizados em Jerez de la Frontera e em Barcelona. Vettel atribuiu o resultado abaixo do esperado a supostas dificuldades com os novos pneus e, sutilmente, mandou um recado à concorrência.
- Penso que este é um ponto de partida melhor do que no ano passado. Temos que olhar para nós mesmos – alfinetou.
Se a desculpa técnica não convenceu aqueles que têm a dura missão de encerrar a “era Vettel”, problema deles. Despistando ou não os adversários, o alemão de 25 anos – que tomou de Ayrton Senna a condição de mais jovem tricampeão da história – é, no cenário atual da Fórmula 1, “o cara” do grid.
De novo? Rivais temem ver Sebastian Vettel novamente por este ângulo em 2013 (Foto: Agência EFE)
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