quarta-feira, 13 de março de 2013

Filme repetido: Arsenal faz 2 a 0, mas é eliminado pelo Bayern de Munique


Há um ano, ingleses caíram para o Milan também nas oitavas de final
da Champions após quase reagirem à goleada sofrida no jogo de ida

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha


Não precisa nem ir a fundo na memória. Há um ano, o Arsenal era eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões sentindo na pele a dor do quase. Depois de sofrer pesados 4 a 0 do Milan, na Itália, reagiu com um 3 a 0 na Inglaterra. O personagem na atual temporada foi outro, o atual vice-campeão e favorito Bayern de Munique, mas o drama se manteve. A vitória por 2 a 0 em plena Allianz Arena, nesta quarta-feira, acabou insuficiente por conta do critério de desempate de gols fora de casa, já que os alemães aplicaram 3 a 1 no Emirates Stadium, há três semanas.

Os Gunners estiveram perto de realizar a "missão impossível" graças aos gols de Giroud, aos três minutos de jogos, e Koscielny, já aos 39 do segundo tempo, em lances isolados. Muito superior em campo, o time comandado por Jupp Heynckes - e que receberá Pep Guardiola em junho - finalizou 21 vezes, contra apenas cinco da equipe de Arsène Wenger. Por sorte, a má pontaria não fez falta na primeira derrota desde outubro do ano passado (para o Bayer Leverkusen, por 2 a 1, no Campeonato Alemão).
mosaico Bayern de Munique x Arsenal Liga dos Campeões galeria (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Enquanto aguarda o sorteio, a ser realizado na próxima sexta-feira, a partir das 7h50m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, o Bayern desfruta de sua ótima posição no Campeonato Alemão. A equipe não apenas está em primeiro, como lidera com uma folga de 20 pontos para o segundo colocado, Borussia Dortmund (66 a 46). Se vencerem mais três jogos, os bávaros se tornarão matematicamente campeões.

Eliminado pela terceira vez consecutiva nesta mesma fase, o Arsenal volta as atenções exclusivamente ao Campeonato Inglês até o fim da temporada. Com 47 pontos em 28 jogos, os Gunners precisarão de uma reação para participar da 15ª Champions consecutiva. O atual quarto colocado e dono provisório da última vaga é o Chelsea, com 52.

Esta será ainda a primeira vez que nenhum clube inglês participa das quartas de final desde a temporada 1995/1996. O país, que tem quatro representantes a cada torneio por ter o melhor coeficiente em ranking da Uefa, viu Chelsea e Manchester City caírem ainda na fase de grupos, além de o Manchester United perder para o Real Madrid nas oitavas.
Apenas um susto?


O Bayern não contava com Ribéry e Schweinsteiger, mas a lista de desfalques do Arsenal era ainda maior: Szczesny, Sagna, Wilshere e Podolski sequer viajaram com os ingleses para buscarem o "milagre de Munique". Ainda assim, com um pingo de organização e sorte, os Gunners desceram para o intervalo com a vantagem mínima e ainda alimentando o sonho da classificação.

A vitória parcial veio graças ao gol do francês Giroud, completando chute cruzado de Walcott logo aos três minutos, para a surpresa de todos que apontavam uma noite tranquila aos donos da casa. Apesar do placar adverso, o Bayern ainda poderia se dar ao luxo de sofrer outro gol e ainda seguir com a vaga garantida, o que lhe deu calma no restante da etapa inicial.

O nervosismo para encontrar um gol definitivamente não foi um problema, mas faltava aquele "algo a mais" para que os bávaros abrissem o marcador. Toni Kroos tentou responder imediatamente aos cinco minutos, mas Fabianski defendeu com tranquilidade. Aos dez, talvez a melhor chance, quando o brasileiro Luiz Gustavo pegou sobra de fora da área, por cima.

 Mario Mandzukic na partida do Bayern de Munique contra o Arsenal (Foto: Reuters) Bola aérea foi um recurso principalmente do Arsenal para tentar chegar à classificação (Foto: Reuters)

Com extrema dificuldade para trocar passes no campo de ataque, o Arsenal acabou sem outra grande oportunidade - a melhor delas aconteceu aos 30, quando Walcott cruzou rasteiro da direita. Desta vez, Giroud não alcançou. Era muito pouco para as ambições de Arsène Wenger, que planejava cumprir com o que dissera na véspera, reforçando a crença no milagre.

Arsenal amplia e chega muito perto
O Bayern voltou do vestiário disposto a definir a parada, mas simplesmente não parecia ser o dia nas finalizações. Com um minuto, Robben arrancou e chutou rasteiro. Passou perto. No lance seguinte, Kroos, um pouco mais descalibrado, acabou emendando para fora.


Na base do contragolpe, os mandantes seguiram pressionando. Aos 18, Luiz Gustavo concluiu ao lado da meta de Fabianski, enquanto Kroos, novamente um minuto depois, também desperdiçou. O goleiro do Arsenal só viria trabalhar aos 22, quando Robben, com o bico da chuteira após passe de calcanhar de Müller, conclui para a boa defesa do rival.

O Arsenal precisou mudar para voltar a ameaçar a meta dos alemães. Com Gervinho e Chamberlain em campo, os ingleses criaram excelente chance aos 33, quando o marfinense tabelou com Arteta, girou sobre a marcação e, já na pequena área, concluiu para fora. Todos do time inglês lamentaram, mas o segundo gol sairia pouco depois: aos 39, após cobrança de escanteio de Cazorla, Koscielny se antecipou a Javi Martínez e mandou para o fundo das redes.

O jogo ficou mais dramático nos minutos finais, mas não houve tempo para que o milagre fosse consumado. Novamente, o Arsenal ficou no quase. E ao mesmo tempo ligou o sinal de alerta na Baviera.

Philipp Lahm comemora na partida do Bayern de Munique e Arsenal (Foto: AFP)Lahm e Müller aplaudem o apoio da torcida do Bayern durante todo o jogo (Foto: AFP)

bayern de munique 0 x 2 arsenal
Neuer; Lahm, Van Buyten, Dante e Alaba; Javi Martinez e Luiz Gustavo; Müller, Kroos (Tymoshchuk) e Robben; Mandzukic (Mario Gómez). Fabianski, Jenkinson, Mertesacker, Koscielny e Gibbs; Arteta e Ramsey (Gervinho); Walcott (Chamberlain), Rosicky e Cazorla; Giroud.
Técnico: Jupp Heynckes. Técnico: Arsène Wenger.
Gols: Giroud, aos três minutos do primeiro tempo; Koscielny, aos 39 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gibbs, Rosicky, Giroud, Mertesacker, Koscielny, Cazorla (Arsenal); Lahm, Javi Martínez, Mario Gómez (Bayern).
Estádio: Allianz Arena (Munique). Data: 13/03/2013. Árbitro: Pavel Kralovec (República Tcheca).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/03/filme-repetido-arsenal-vence-mas-e-eliminado-pelo-bayern-de-munique.html

Nenhum comentário: