quarta-feira, 13 de março de 2013

Com astro de Hollywood na torcida, Málaga vence o Porto e vai às quartas


Antonio Banderas dá sorte, espanhóis conseguem tranformar estádio na 'Bombonera espanhola' e ficam entre oito melhores na primeira participação

Por GLOBOESPORTE.COM Málaga, Espanha

Nesta quarta-feira, o Málaga viveu o dia mais importante de sua história. Em sua primeira participação na Liga dos Campeões da Europa, a equipe espanhola conseguiu a classificação para as quartas de final ao vencer o Porto por 2 a 0, depois de perder por 1 a 0 no jogo de ida em Portugal. O sorteio da próxima fase será realizado nesta sexta-feira. O GLOBOESPORTE.COM transmite a cerimônia ao vivo a partir das 7h30 (horário de Brasília).

Antes da partida, a imprensa espanhola já havia decretado: La Rosaleda teria que se transformar na Bombonera espanhola. E a torcida fez sua parte, com um papel fundamental na noite histórica. O ator Antonio Banderas, por exemplo, deixou Los Angeles, onde mora, e atravessou o Oceano Atlântico para acompanhar o time de perto. O astro holywoodiano foi pé-quente.

Isco comemora, Málaga x Porto (Foto: AP)Isco abriu o placar para o Málaga (Foto: AP)

'No sapatinho', Málaga deixa Porto jogar
O técnico Manuel Pellegrini cumpriu a promessa de que se preocuparia mais com a defesa do que com o ataque por causa do critério de gols fora de casa, o que poderia deixar o Porto com a vaga praticamente assegurada. Na maior parte do primeiro tempo, os espanhóis chamaram os portugueses para seu campo, deixando o adversário jogar.

A aposta foi perigosa. Aos oito minutos, o brasileiro Danilo quase fez um bonito gol ao tabelar com Varela e chutar muito perto do travessão. Ofensivamente, o Málaga buscava os contra-ataques, jogando por trás da defesa portista, que levava a melhor fazendo linhas de impedimento.

Apesar da liberdade para jogar, o Porto não conseguia se infiltrar na área adversária. Teve que apelar para os chutões. Nos minutos finais, contudo, o Málaga deixou a tensão de lado e decidiu jogar futebol. Aos 35, Antunes, com um bom chute da entrada da área, quase abriu o placar para os donos da casa.

Helton sofre falta, gol anulado, Málaga x Porto (Foto: AP)Helton quase ajudou o time espanhol, em lance polêmico com Julio Baptista (Foto: AP)

Time da casa toma as rédeas da partida e chega ao gol
Pouco antes do intervalo, um lance polêmico envolvendo dois brasileiros. Julio Baptista recebeu cruzamento na área, o goleiro Helton saiu mal do gol, deixou a bola escapar e esbarrou no compatriota durante a queda. Na sobra, Saviola tocou para o fundo da rede e correu para comemorar. O argentino não viu, mas o árbitro já tinha marcado uma falta inexistente de Baptista no goleiro do Porto.

Revelação do time espanhol, Isco finalmente conseguiu tirar o zero do placar. Aos 43 minutos, o meia recebeu na entrada da área, fez jogo de corpo para girar e chutou no ângulo direito de Helton, um pouco adiantado no lance. Belo gol que aumentou a festa na arquibancada da "Bombonera espanhola".

No começo da segunda etapa, mais um motivo de alegria para os mandantes. Com apenas três minutos de bola rolando, Defour derrubou Joaquín infantilmente, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Naturalmente, o meio de campo do Porto caiu de produção, e o técnico Vitor Pereira, preocupado, resolveu proteger a defesa, tirando o atacante Varela e acionando o zagueiro brasileiro Maicon.

Toulalan e Alex Sandro, Málaga x Porto (Foto: Reuters)Toulalan tenta roubar a bola do brasuca Alex Sandro (Foto: Reuters)

Com um a menos, Porto não resiste e sofre o segundo
O Málaga resolveu partir para o ataque. Aos 17, Isco quase marcou pela segunda vez. O jogador recebeu perto da pequena área, Helton demorou a sair, mas o espanhol deu um toquinho para fora. Animado, Pellegrini investiu mais no ataque, tirando Julio Baptista e colocando o grandalhão paraguaio Santa Cruz.

Poucos minutos após sua entrada, o centroavante sul-americano fez jus à escolha do comandante. Aos 32 minutos, após cobrança de escanteio, Santa Cruz subiu e cabeceou para fazer o segundo. O resultado, apesar de favorável, era perigoso. Se o Porto marcasse, obrigaria o Málaga a fazer mais um, por causa do tão temido critério de gols fora de casa.

Mas Pellegrini estava destemido. E voltou a apostar no setor ofensivo: tirou Saviola, que perdeu várias chances e teve atuação apagada, e acionou o brasileiro  Lucas Piazon, ex-Chelsea e São Paulo. E os portugueses por pouco não conseguiram o gol que os classificariam. Aos 35 minutos, numa falta para os Dragões, a bola foi levantada na área. Maicon cabeceou para o fundo da rede, mas o árbitro marcou impedimento. O jogo prosseguiu nervoso, com disputas ríspidas. No último lance, até o goleiro Helton foi para a área tentar um feito heróico. Mas de nada adiantou, a noite era mesmo do Málaga.

málaga 2 x 0 porto
Willy, Gámez, Weligton, Demichelis, Antunes, Joaquín (Camacho), Toulalan, Iturra, Isco, Saviola (Lucas Piazon), Júlio Baptista (Santa Cruz) Helton, Danilo, Mangala, Alex Sandro (Atsu), Otamendi, González, Moutinho (Rodríguez), Fernando, Defour, Martínez, Varela (Maicon)
Técnico: Manuel Pellegrini Técnico: Vitor Pereira
Gols: Isco, 33 minutos do primeiro tempo, e Santa Cruz, aos 32 da segunda etapa
Cartões amarelos: Demichelis, Gámez e Toulalan (MAL); Alex Sandro, Otamendi, Defour, Mangala (POR) Cartão vermelho: Defour (POR)
Estádio: La Rosaleda Data: 13/03/2013 Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/03/com-astro-de-hollywood-na-torcida-malaga-vence-o-porto-e-vai-quartas.html

Nenhum comentário: