quarta-feira, 13 de março de 2013

Mordido, Timão recebe Tijuana na ‘volta’ do Pacaembu à Libertadores


Após perder no México, reclamar de faltas e ficar em situação delicada no Grupo 5, Timão tem grama natural e estádio cheio a favor nesta quarta

Por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber São Paulo

Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Em evolução, Pato é a principal arma do
Timão (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O jogo truncado, cheio de faltas, em grama sintética e perdido com um gol polêmico não sai da memória dos alvinegros. É por isso que nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Pacaembu, o Corinthians está “mordido” para a revanche do Grupo 5 contra o Tijuana, em duelo que é tratado como decisivo pelos brasileiros. Com a derrota por 1 a 0 no México, quarta-feira passada, o triunfo dentro de casa é vital para que o Timão encaminhe sua classificação à próxima fase da Taça Libertadores.

Para que a missão seja cumprida, ao menos dois pontos que o Timão não teve no México vão estar a favor nesta quarta: um Pacaembu lotado de corintianos, após a revisão da punição da Conmebol (pelo incidente que causou a morte de um torcedor boliviano durante duelo com o San José, em Oruro), e com grama natural, bem diferente do piso sintético que atrapalhou tanto em Tijuana. O estádio “retorna” à Libertadores depois de ter ficado vazio na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia.

Dentro de campo, o técnico Tite está insatisfeito com o que viu em Tijuana. Não com seu próprio time, mas com o adversário. Apesar de reconhecer as qualidades dos Xolos, o técnico reclamou do excesso de faltas dos adversários: foram 33, contra apenas 16 dos brasileiros. Além disso, os jogadores demoraram a se adaptar à grama sintética.

Sem querer saber das reclamações corintianas, o Tijuana desembarcou no Brasil falando em vencer e manter os 100% de aproveitamento no grupo. Ao contrário de outras equipes mexicanas que já jogaram a Libertadores, os Xolos priorizam a competição continental em detrimento ao campeonato local. Tanto que encaminharam a classificação às oitavas de final com tranquilidade. A formação também deve ser a mesma que venceu o Corinthians na semana passada.

Nova vitória mexicana selaria a vaga com enorme antecedência. O time treinado por Antonio Mohamed tem nove pontos, contra quatro do Timão, três do Millonarios e um do San José. Estes dois últimos se enfrentam na quinta-feira, às 21h30m (horário de Brasília), na Bolívia.

O árbitro da partida será o chileno Enrique Osses, auxiliado pelos compatriotas Francisco Mondria e Carlos Astroza. A TV Globo transmite o confronto para os estados de SP, RS, SC, BA, SE, MA (menos Balsas), PA (menos Santarém), TO e Região Centro-Oeste. O GLOBOESPORTE.COM mostra todos os lances em Tempo Real a partir das 22h.


header as escalações 2

Corinthians: apesar da derrota na semana passada, o técnico Tite vem gostando da evolução apresentada por Renato Augusto e Alexandre Pato. Paulo André, recuperado de um problema na mão esquerda, joga. A escalação está confirmada: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Paolo Guerrero.
Tijuana: o técnico Antonio Mohamed confirmou que a equipe desta noite será a mesma que venceu o Corinthians na semana passada: Cirilo Saucedo; Joshua Ábrego, Javier Gandolfi, Pablo Aguilar e Juan Nuñez; Cristian Pellerano, Fernando Arce, Joe Corona e Fidel Martínez; Alfredo Moreno e Duvier Riascos.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: ninguém.
Tijuana: o lateral-direito Edgar Castillo (fratura tripla no rosto).

header fique de olho 2
Corinthians: no último sábado, Pato foi o único titular a entrar em campo na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano. Em cinco minutos, fez três jogadas de perigo. No fim do jogo, ainda sofreu pênalti. Demonstrando evolução a cada partida, deve dar mais trabalho à zaga do Tijuana em condições normais, sem o gramado sintético da semana passada.

Tijuana: antes da partida da semana passada, o foco estava sobre o meia Fidel Martínez, apelidado de “Neymar Equatoriano” pelo estilo físico e de jogo. Quem demonstrou merecer atenção extra foi o atacante Duvier Riascos. Forte, o jogador é referência no setor ofensivo dos mexicanos e pode representar o “caminho do gol” para o Tijuana.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “Trata-se de um jogo muito difícil, contra o campeão mexicano. Tudo isso mostra a grandeza e a necessidade de vencer jogando bem para buscar a classificação. As coisas começam a ser pensadas desde já”.

Antonio Mohamed, técnico do Tijuana: “Tentaremos jogar de igual para igual. Sabemos que é complicado, e antes de enfrentar o Corinthians mal conhecíamos os times da América do Sul, mas vamos em busca de outra vitória”

header números e curiosidades

* O Tijuana encerrou uma série de 16 jogos de invencibilidade do Corinthians pela Libertadores na última quarta-feira. Se permanecesse mais uma partida sem perder, o Timão igualaria o Sporting Cristal de 1962, 68 e 69, que ficou 17 confrontos sem ser derrotado na competição continental.

* No ano passado, o Corinthians também encarou um mexicano pela primeira fase da Taça Libertadores da América. Após empate sem gols com o Cruz Azul na Cidade do México, o Timão venceu por 1 a 0 no Pacaembu, gol de Danilo.
* Nas cinco vezes em que atuou no México, o Corinthians não conseguiu voltar para o Brasil com os três pontos: retrospecto com um empate e quatro derrotas. No Pacaembu, a história é diferente: quatro vitórias em quatro jogos, contra Cruz Azul (duas vezes), América e Tigres.
* Tijuana e Atlético-MG são as únicas equipes que permanecem invictas na Taça Libertadores deste ano, ambas com três vitórias em três jogos. A campanha do time mexicano é melhor que a do Galo pelo saldo de gols.
* O Tijuana tem apenas seis anos de vida. Fundado em 2007, o clube sediado na Baixa Califórnia conquistou seu primeiro título nacional da história no ano passado - derrotando o Toluca nos dois jogos da final do Torneio Apertura.

header último confronto v2
No primeiro e único confronto entre Corinthians e Tijuana da história, realizado na semana passada, o time mexicano levou a melhor. Aproveitando-se das vantagens proporcionadas por estar acostumado ao gramado sintético do estádio Caliente, os Xolos venceram por 1 a 0 e acabaram com o sonho alvinegro de igualar a maior invencibilidade da história da Taça Libertadores da América. O zagueiro Javier Gandolfi marcou o único gol da partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/03/mordido-timao-recebe-tijuana-na-volta-do-pacaembu-libertadores.html

Nenhum comentário: