quarta-feira, 13 de março de 2013

Grêmio quer revisar contrato com OAS e cogita até comprar a Arena


Direção entende que cláusulas do acordo atual, como a compensação pelos associados, não trazem vantagens ao clube

Por Tomás Hammes Porto Alegre

grêmio caracas arena libertadores (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Contrato da Arena está sendo contestado
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A direção do Grêmio está preocupada com o contrato com a Arena Porto-Alegrense, gestora da Arena. E, para diluir as desvantagens impostas nas cláusulas, o clube pretende revisar alguns termos do contrato. Pode ir além. Também admite que pode comprar o estádio - possibilidade, inclusive, que está prevista em cláusula no acordo entre as partes.

O presidente Fábio Koff entende que o acordo com a OAS, responsável pela construção do Arena, é vantajoso à empreiteira e nem tanto ao Grêmio.
- O Grêmio precisa ter uma posição melhor no contrato para diminuir o desequilíbrio. As condições atuais não são as ideais. Estamos vendo a possibilidade de renegociar e analisando o tema.

O mandatário tricolor diz que o assunto está sob responsabilidade de Adalberto Preiss, um dos membros do Conselho de Administração e que presidiu a Grêmio Empreendimentos no mandato de Duda Kroeff, entre 2009 e 2010. Preiss, por sua vez, também evita um discurso contundente. Mas confirma que o assunto está na pauta da cúpula tricolor e revela que uma das cláusulas do acordo permite o clube adquirir o estádio, que, pelos termos atuais, só seria do Tricolor após 20 anos de parceria com a construtora.

- Pelo contrato original, o Grêmio tem a opção de compra da Arena Porto-Alegrense, que é quem gere a Arena. Existe essa hipótese, como outras. Nós não excluímos nada. Mas não abrimos tratativas - explica, cauteloso. - Seria como você comprar uma empresa. Você adquire os passivos dela

Um dos pontos em discussão é referente ao pagamento feito pelo Grêmio à OAS para poder colocar os sócios em cada partida. Os fãs fidelizados tinham acesso livre no Olímpico e a direção decidiu manter o privilégio, onerando a empreiteira. A direção atual se mostra preocupada com o fato de boa parte da receita oriunda dos sócios não ser mais destinada ao pagamentos das despesas do clube.

Caso o Grêmio leve adiante a ideia de comprar a Arena, precisaria assumir o financiamento com o BNDES, no valor de R$ 260 milhões, segundo Preiss, e negociar para saber qual o valor pedido pela construtora. A construção do estádio custou R$ 540 milhões.

O contrato obriga a OAS a entregar a Arena completamente finalizada no dia 30 de março. Só assim, receberá o terreno do Olímpico, onde construirá um condomínio residencial. Caso atrase, o acordo prevê multas pesadas à construtora.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/03/gremio-quer-revisar-contrato-com-oas-e-cogita-ate-comprar-arena.html

Nenhum comentário: