terça-feira, 7 de agosto de 2012

Zé Roberto espanta o fantasma russo e comemora com peixinho da vitória


Após ver a seleção salvar seis match points nas quartas, técnico se joga na quadra e desabafa após momentos difíceis: 'Nunca tinha passado por isso'

Por Rodrigo Alves Direto de Londres

Há mais de dez anos, José Roberto Guimarães não via tão de perto o chão da quadra. Nesta terça-feira, ele não aguentou. Após ver suas meninas quase eliminadas na fase de grupos e sofrendo até a última bola para superar a Rússia nas quartas de final das Olimpíadas de Londres, o técnico da seleção feminina correu e mergulhou. Com um peixinho característico do vôlei, surpreendeu a torcida e extravasou a angústia que carregava há uma semana. Quando levantou, o sorriso ainda estava no rosto, e o Brasil já estava garantido na semifinal contra o Japão.

ze roberto volei brasil x russia londres 2012 olimpiadas (Foto:  JONNE RORIZ/AGÊNCIA ESTADO )Zé Roberto mergulha: peixinho da vitória após jogo contra a Rússia  (Foto: JONNE RORIZ/AGÊNCIA ESTADO )

- O que eu queria era sair dando peixinho pelo ginásio inteiro. Pintou a vontade ali na hora, eu tinha que correr. A situação era muito difícil para nós, especialmente depois dos seis match points que elas tiveram - afirmou Zé Roberto após a vitória.
Como técnico eu nunca tinha passado por isso. Nós dependíamos dos outros para classificar, e depois disso ainda pegamos a Rússia. Sem contar as medalhas de ouro olímpicas, talvez tenha sido o jogo de maior emoção da minha vida"
José Roberto Guimarães, técnico da seleção
O jogo contra as japonesas vale vaga na final e está marcado para quinta-feira, às 15h30m (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. Após um começo repleto de altos e baixos, a seleção feminina está a dois passos de conquistar o bicampeonato olímpico.

Meia hora depois do peixinho, mais calmo, o treinador ainda procurava explicações para a reação heroica. Além do jogo acirrado nesta terça, Zé Roberto voltou à primeira fase para ilustrar o que significa a vitória nas quartas.

- Como técnico eu nunca tinha passado por isso. Nós dependíamos dos outros para  classificar, e depois disso ainda pegamos a Rússia. Sem contar as medalhas de ouro olímpicas, talvez tenha sido o jogo de maior emoção da minha vida. O time passou a jogar de uma forma mais alegre, mais solta. Na primeira fase, cada bola parecia ser a bola para ganhar o campeonato. Eu olhava para a quadra e não via o time que estava treinando comigo todo dia - desabafou o técnico.

Nenhum comentário: