terça-feira, 7 de agosto de 2012

Soberanos, Alison e Emanuel batem letões e vão à final do vôlei de praia


Após um início arrasador, Alison e Emanuel superam reação de Plavins
e Smedins no segundo set, vencem por 2 sets a 0 e garantem medalha

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Com uma atuação de gala, Alison e Emanuel despacharam Plavins e Smedins, da Letônia, por 2 sets a 0 (21/15 e 22/20), nesta terça-feira, e se classificaram para a grande decisão das 
Olimpíadas. Depois de um passeio no primeiro set, a dupla verde-amarela parecia que iria trilhar o mesmo caminho no segundo, mas os adversários reagiram a partir da metade da parcial e venderam caro a vitória. Com o resultado, o país já garantiu uma medalha em Londres. Quem vencer o jogo entre os alemães Brink e Reckermann e os holandeses Nummerdor e Schuil pega o Brasil na final.

- Eles mudaram a tática e começaram a sacar mais em mim. Estava ventando um pouco e eu comecei a errar a bola. A verdade é essa. E eles são jogadores mais baixos. Quando você é mais alto você, não vê o cara embaixo. Eu estava atacando e voltando, mas o Emanuel me deixou tranquilo em todos os momentos. Disse “calma, calma, continua fazendo o seu”. E foi isso que aconteceu no final. O jogo é sempre mais no Emanuel, mas foi bom isso ter mudado na semifinal. Se acontecer de novo na final, já estou preparado - disse Alison.

Sobre o adversário na decisão, Emanuel diz que não tem uma preferência, uma vez que as duas duplas são experientes.

- A Holanda tem qualidade técnica muito boa e o time alemão é muito estratégico. Não tem como escolher. É esperar o resultado e amanhã pensar na estratégica certa - analisou o campeão olímpico.

vôlei de praia emanuel alison londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Alison sobe no bloqueio para ajudar o Brasil a avançar à final do vôlei de praia (Foto: Agência Reuters)

Confiante, o Brasil entrou na Arena de Vôlei de Praia com um bom volume de jogo. Após um início equilibrado, a equipe canarinho deslanchou e abriu uma boa vantagem com um ataque no fundo da quadra. Ao lado do experiente companheiro, Alison ganhou confiança não só no bloqueio, como para virar as bolas, pressionando os rivais, que passaram a cometer erros tentando driblar os favoritos. Emanuel, ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008, estava inspirado no ataque, enquanto o Mamute era uma muralha na rede. Os letões estavam perdidos, ficaram seis pontos atrás dos brasileiros (16 a 10) e a reação não veio. A dupla verde-amarela teve um desempenho impecável e fechou a parcial em 21 a 15, em 18 minutos, sem dificuldades.
Forçando os saques em cima de Alison e arriscando ataques no fundo de quadra, Plavins e Smedins adotaram uma estratégia diferente para parar o Brasil no segundo set. Depois de ficar apenas um ponto atrás do time canarinho (11 a 10), parecia impossível que os letões pudessem encostar no placar. Mais uma vez, eles viram os adversários crescerem partida: 15 a 10. O nível técnico dos estrangeiros era inferior e eles não tiveram armas suficientes para lutar de igual para igual com os brasileiros. Demorou, mas a dupla da Letônia finalmente acordou, deixou os erros de lado e chegou perto em uma diagonal de Smedins: 18 a 17. Depois de explorar o bloqueio brasileiro, os letões empataram: 19 a 19. O jogo ficou dramático, o Brasil suou, mas conseguiu fechar o set no bloqueio do Mamute: 22 a 20.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/soberanos-alison-e-emanuel-batem-letoes-e-vao-final-do-volei-de-praia.html

Nenhum comentário: