terça-feira, 7 de agosto de 2012

Maurren Maggi não passa à final do salto em distância em Londres


Medalha de ouro em Pequim fica a três centímetros da marca que lhe daria a vaga para brigar pelo tão sonhado bi olímpico

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Aos 36 anos (e 44 dias),  Maurren Maggi tinha a esperança de subir novamente no lugar mais alto do pódio em Londres. O feito a tornaria a mais velha vencedora da prova do salto em distância, superando a alemã Heike Drechsler, que ganhou o ouro em Sydney 2000 com 35 anos e 288 dias. Mas quis o destino que a brasileira não avançasse. Maurren deu adeus ao sonho do bicampeonato olímpico. Campeã há quatro anos em Pequim 2008, com 7,04m, não conseguiu  marca para garanti-la entre as 12 classificadas à final.

Para avançar automaticamente para a decisão, as competidoras tinham que ultrapassar os 6,70m, 15 centímetros abaixo da melhor marca da brasileira nesta temporada (6,85m). Mas com um salto de 6,37m, obtido na primeira das suas três tentativas, ela ficou atrás das adversárias, terminando na 15ª posição. A melhor atleta na série foi a britânica Shara Proctor, com 6,83m, enquanto a última vaga ficou com Veronika Shutkova (da Bielorrússia), com 6,40m.

maurren maggi Salto (Foto: Agência Reuters)Maurren Maggi numa das três tentativas para buscar a vaga na final do salto em distância em Londres(Foto: Agência Reuters)

- Eu estava muito bem preparada para saltar longe, mas acontece com todo mundo. Não sei o que aconteceu durante a prova, mas fiz um aquecimento muito legal para poder entrar e competir. Eu me senti aliviada quando terminou a prova, mas queria muito ter ido à final - declarou ao SporTV a atleta, que queimou a segunda tentativa e no terceiro salto atingiu a marca de 6,27m.

O resultado não vai interferir no futuro de Maurren. A brasileira deixou claro que o adeus às pistas ainda não faz parte de seus planos. A carreira continuará, segundo a atleta de 36 anos.
- Estou satisfeita por ter chegado inteira até aqui. Estou feliz por ter terminado, mas não acabou por aqui. Não vou encerrar a minha carreira por aqui. Ano que vem tem o Mundial e vou me preparar novamente - afirmou.

Medalha de ouro no Pan de Guadalajara 2011, Maurren Maggi avaliou sua mudança de tática para o último salto em busca da vaga na final (que acabou sendo de 6,27m), depois de queimar na tentativa anterior.

- Tentei colocar um pouco meio pé para trás e aproveitar mais a corrida, porque eu estava variando no final, nas últimas passadas. Tecnicamente falando, eu teria que ser um pouquinho mais rápida nas últimas passadas para tentar saltar um pouco mais longe - concluiu a brasileira, que esperava saltar 7m no Estádio Olímpico de Londres, marca que conseguiu atingir durante os treinos para os Jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/maurren-maggi-nao-passa-final-do-salto-em-distancia-em-londres.html

Nenhum comentário: