terça-feira, 7 de agosto de 2012

Após três horas preso, operário do Mané Garrincha é tirado de ferragens


Cinco pessoas acabam feridas em novo acidente nas obras do estádio de Brasília para a Copa do Mundo. Todos, porém, estão fora de perigo

Por Fabrício Marques Brasília

Um acidente no canteiro de obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, deixou cinco trabalhadores feridos no fim da tarde desta segunda-feira. Um dos operários ficou preso nas ferragens e os bombeiros levaram cerca de três horas para retirá-lo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, todos os feridos estão com quadro clínico estável e não correm risco de morrer.

Acidente nas obras do Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Operário recebe atendimento após resgate demorado (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)

Os operários trabalhavam na concretagem de uma das estruturas de sustentação da arquibancada superior do estádio quando a armação feita de ferro e madeira desabou. De acordo com os bombeiros, um dos operários caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros. Os outros três ficaram em um nível intermediário e o quinto ficou preso na estrutura.


- Foi um resgate complicado. Estava de difícil o acesso, principalmente a essa última vítima. Tivemos que usar vários equipamentos para resgatá-lo. Foi difícil, mas tivemos sucesso. Poderia ter sido pior, pois a estrutura corria o risco de ceder ainda mais a qualquer momento - relatou o tenente-coronel dos bombeiros Vagner Leão do Amaral, responsável pelo resgate.

De acordo com o militar, mais de 50 bombeiros participaram da operação, que contou com o apoio de 15 viaturas e dois helicópteros. Vagner Leão informou ainda que, aparentemente, os operários utilizavam os equipamentos de segurança no momento da queda.

- Eles estavam com os equipamentos, mas a estrutura cedeu. Só a perícia vai poder dizer o que aconteceu - concluiu o tenente-coronel.

Técnicos da Polícia Civil e da Defesa Civil do Distrito Federal já estiveram no local, mas a perícia não foi concluída e deve ser retomada na manhã desta terça-feira. A delegacia da área central de Brasília abrirá inquérito para investigar as causas do acidente.

Acidente nas obras do Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Helicóptero foi utilizado para remoção de acidentado (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)

O Consórcio Brasília 2014, responsável pela construção, suspendeu os trabalhos no estádio. Todos os operários foram liberados e não haverá turno, pelo menos, até a próxima quarta-feira. Segundo a assessoria do consórcio, o incidente não deverá afetar o cronograma da obra.

Segundo acidente nas obras do estádio em dois meses

Este foi o segundo acidente grave nas obras do Estádio Nacional em menos de dois meses. Em junho, um operário morreu no canteiro ao cair de uma altura de cerca de 30 metros. O caso foi o primeiro acidente com morte nas obras do estádio, que vai sediar jogos da seleção brasileira na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

O operário tinha 21 anos e trabalhava na construção desde março como ajudante. Os bombeiros disseram que ele estava com parte do equipamento de segurança obrigatório, mas não especificaram o que faltava.

A construção do novo Mané Garrincha terminou o mês de julho com 69% da obra concluída e estrutura física seja concluída até dezembro. No entanto, o palco da abertura da Copa das Confederações só deve ficar pronto para receber jogos em abril de 2013, já que as instalações de gramado, cadeiras e placar eletrônico devem levar mais tempo do que o previsto inicialmente.
O Estádio Nacional Mané Garrincha terá capacidade para 71 mil pessoas e será sede de sete jogos na Copa, incluindo um do Brasil na primeira fase e a disputa de terceiro e quarto lugares. Na Copa das Confederações, o campo será usado apenas na partida de abertura, dia 15 de junho de 2013, com a Seleção.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/08/operario-do-mane-garrincha-fica-tres-horas-preso-ferragens-mas-esta-bem.html

Nenhum comentário: