terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sarah inicia projeto e se espelha em Canto: 'Quero outras Sarahs no futuro


Expedito Falcão e a campeã olímpica lançaram há um mês o 'Superação' e se espelham no 'Reação' do ex-judoca, no Rio, para ajudar crianças do Piauí

Por Raphael Andriolo Direto de Teresina

Sarah e Expedito Falcão cercado por repórteres ainda na pista, Chegada Sarah Menezes (Foto: Raphael Andriolo / Globoesporte.com)Sarah e Expedito Falcão desembarcam em Teresina
na volta dos Jogos (Foto: Raphael Andriolo/Ge.com)

Sarah Menezes e Expedito Falcão foram para Londres conquistar a primeira medalha de ouro de uma judoca brasileira, mas antes de partirem deram início a um projeto social sem fazer muito alarde. Em junho, inauguraram o "Superação" em Teresina, no centro de treinamento que leva o nome da campeã olímpica. A paixão pelas crianças levou técnico e pupila a buscar uma forma de disseminar o esporte no Piauí. Um pouco mais ao sul do país, no Rio de Janeiro, a iniciativa de sucesso do ex-judoca e hoje apresentador Flávio Canto serve como espelho para a dupla: o "Reação".

Com 1.200 alunos e cinco polos (Rocinha, Pequena Cruzada, Tubiacanga e Cidade de Deus I e II), o "Reação" já colhe seus primeiros frutos e viu Rafaela Silva se classificar para os Jogos de Londres 2012. Companheira de Sarah, Rafaela foi revelada pelo projeto e hoje integra a seleção brasileira. Da mesma forma, a piauiense quer ajudar a encontrar outras "Sarahs" espalhadas pelo estado.

Outdoor Sarah Menezes Teresina Piauí (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)Sarah Menezes vira referência para Teresina, no Piauí (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)

- Eu vejo a minha história. Da maneira que eu comecei, também quero isso para as outras crianças. E eu sempre gostei de criança. Desde pequena eu ia para a casa dos vizinhos cuidar dos menores. Hoje penso em ajudar. Quero ver outras Sarahs no futuro. O projeto do Flávio (Canto) começou assim, pequinininho. Ainda não conversamos muito, mas vamos sentar com ele e aprender como se faz - disse Sarah.

Com pouco mais de um mês de existência, o "Superação" já tem 70 crianças apadrinhadas. Expeditoto conta como foram os primeiros passos do projeto e revela que a meta é chegar ao número de 500 inscritos.

parada no ct sarah menezes, Chegada Sarah Menezes (Foto: Raphael Andriolo / Globoesporte.com)Projeto 'Superação já funciona no CT Sarah MenezesFoto: Raphael Andriolo / Globoesporte.com)

- Funciona da seguinte forma: adote um atleta. Inicialmente, falei com alguns amigos e eles já adotaram os primeiros. Com um mês, já temos 70 crianças adotadas. Quando saímos para as Olimpíadas eram 50. O objetivo daqui para frente é colocar no nosso centro de treinamento 500 crianças - revelou com exclusividade.

Expedito e Sarah lembram que não basta adotar sem se comprometer a longo prazo. Por isso, eles fecham um contrato de dois anos com a empresa ou pessoa que se interessa em adotar um grupo de crianças. O custo de cada uma é de R$ 50. O treinador quer aproveitar a visibilidade que a conquista olímpica trouxe para tornar o judô o principal esporte do Piauí.

- Só assim você pode construir e melhorar a parte técnica, tática, psicológica e social de um atleta. Estamos tentando implementar esse projeto e tenho certeza que ele já implacou. Acabamos de fechar um convênio com o governo do estado para adotar mais crianças. É hora de fazer do judô o esporte número 1 do Piauí.

O intuito é, aos poucos, tornar a modalidade mais popular, apesar de o judô ainda ser um esporte que requer custos. Na visão de Expedito, a solução é dar condições para que o povo tenha a chance de conhecer outros esportes, e não só o futebol.

- Só vamos ver o nosso esporte forte quando se massificar a prática do judô. E o judô é um esporte caro. Tem o quimono, os tatames, viagens... Hoje você não tem um local público para treinar judô. Mas ao mesmo tempo você tem uma quadra, um campinho de futebol em todas as partes - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/sarah-inicia-projeto-e-se-espelha-em-canto-quero-outras-sarahs-no-futuro.html

Nenhum comentário: