domingo, 8 de novembro de 2015

Miguel Pupo comemora fim de jejum e permanência na elite mundial de surfe


Surfista de São Sebastião vence final em casa e comemora título após três anos sem conquistar um evento; atleta destaca menos pressão para disputar a etapa do Havaí




Por
São Sebastião, SP



Miguel Pupo QS Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Miguel Pupo comemora a conquista do 
QS de Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)


O sorriso de Miguel Pupo após a decisão do QS 10.000 neste domingo não era somente pela alegria de ter conquistado o evento, realizado na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Representava a felicidade por ter encerrado um jejum de três anos sem título e a permanência na elite do surfe mundial.

Depois de erguer o caneco, o atleta de São Sebastião comemorou o fim da pressão que sentia para permanecer no CT em 2016.

– Garanti a elite. Vim para esse campeonato muito pressionado, mas o fator de estar dormindo na minha cama, estar comendo a comidinha da mamãe, ter meu pai e meus irmãos por perto, acho que tirou toda a pressão e deixou eu fazer o meu melhor. (...) Estava correndo o risco de sair do WCT. Estou lá há quatro anos. Esse não era o meu objetivo. Comecei o ano muito bem. Isso (o título) garantiu a minha posição. Vou chegar mais tranquilo no Havaí, com menos pressão e mais feliz – comemorou.

Com o fim do jejum, Miguel Pupo cumpre uma promessa que tinha feito para a mãe.

– Desde de 2012 que não ganho um campeonato. Venho trabalhando muito para isso. Todo evento tento sempre vencer, obviamente, e fazia quase dois anos que eu não vencia. Neste ano, ela (mãe) profetizou na minha vida que queria um troféu em casa. Fiquei em terceiro em Açores (QS 10.000), levei um troféu pequenininho. Falei: "está bom, mãe. Este é o primeiro. Vai vir mais por aqui". E está aqui o troféu maior. Vou levar para casa e ela vai ficar muito feliz – disse.

Miguel Pupo QS Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Miguel Pupo dá aéreo na final do QS de 
Maresias (Foto: Danilo Sardinha
/GloboEsporte.com)


Miguel Pupo ocupa a 25ª posição do ranking CT. Após começar o ano bem, com um terceiro lugar na etapa de Gold Coast (Austrália), não conseguiu manter o rendimento. Como não estava entre os 22 primeiros colocados, precisaria de um bom resultado na última etapa do circuito, no Havaí, ou ficar entre os dez primeiros do ranking QS. Com o título deste fim de semana, garantiu uma posição no Top 10 do QS e, consequentemente, a vaga na elite.


+ Confira a classificação da elite mundial


– Ir tranquilo para o Havaí já é um presente de aniversário, para a minha mãe, na minha vida. Esse será o melhor dia da minha vida. Vi meu irmão competir, meu pai competir e ainda ganhei o campeonato. Com certeza, vai ficar na minha memória este dia – vibrou.

O irmão de Miguel Pupo, Samuel, de 15 anos, também competiu no QS de Maresias e foi eliminado na segunda fase. O pai dele, Wagner Pupo, ex-surfista, participou de uma bateria especial antes da decisão, que reuniu outros nomes de peso do passado do surfe, como Fabio Gouveia e Flávio Teco Padaratz, pioneiros no Circuito Mundial, ainda no final da década de 80.

Miguel Pupo QS Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Miguel Pupo durante a disputa do 
QS de Maresias (Foto: Danilo 
Sardinha/GloboEsporte.com)


FONTE:

Nenhum comentário: