quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ex-garoto de rua no Rio muda de vida no Azerbaijão e cogita jogar pelo país


Perto de se naturalizar, atacante Dodô relembra infância difícil, antes de duelo contra o Borussia: "Cheguei a morar com o dono do morro, perdi minha mãe, não tinha moradia"




Por
Rio de Janeiro


Dodô atacante Gabala do Azerbaijão  (Foto: Divulgação)Ídolo e especulado na seleção do Azerbaijão,
 Dodô marcou o gol do Gabala na derrota 
para o Borussia (Divulgação)


Das ruas do Rio de Janeiro para o Azerbaijão - e agora Alemanha. Até ir a campo contra o Borussia Dortmund, nesta quinta-feira, pela Liga Europa, no Westfalenstadion, a vida do atacante carioca Dodô deu algumas reviravoltas. Quando garoto, o atacante do Gabala morou na rua, perdeu a mãe e foi abrigado por um traficante. Cresceu, virou jogador de futebol e chegou à Europa com a ajuda do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva. Atualmente, goza de prestígio no futebol do Azerbaijão e, perto de tirar a dupla cidadania, já estuda até a possibilidade de defender a seleção do país.

- Há intenção em todos os lados. Houve comentários de todas as partes. Do pessoal da seleção, o treinador é croata e meu viu jogar lá (na Croácia). Ele conhece meu trabalho. Claro que o passaporte é bom para levantar a minha carreira. Com isso, é mais fácil uma transferência para um time da Europa. Mas já surgiu a possibilidade por parte da seleção. Batalhei para isso, corri atrás, fui bem acolhido. Graças a Deus consegui retribuir o carinho e hoje eles me têm como ídolo e sou feliz por isso. Quero fazer história não só no Qabala, mas também no país – disse Dodô.


Dodô atacante Gabala do Azerbaijão (Foto: Divulgação)
Antes de virar camisa 10 e capitão do Gabala, 
Dodô morou na rua e foi abrigado por 
traficante (Divulgação)


Sobre a minha infância, foi muito difícil. Morava na rua, catava resto de mercado e vendia bala no cinema
Dodô

Para chegar a encarar Aubameyang, Reus, Gündogan, Hummels e companhia em campo, ele passou por poucas e boas. Voltemos até os tempos em que Dodô era garoto em Bangu e, depois, na favela do Pavão Pavãozinho, entre Ipanema e Copacabana. Além da pobreza, ele conviveu perto do crime e das drogas. Ainda perdeu a mãe e morou na rua e com um traficante.

- Sobre a minha infância, foi muito difícil. Nem sei o nível que falaria para você. Tive todas as oportunidades de fazer a coisas erradas. Cheguei a roubar, usar drogas leves. Mas foi só maconha, se tivesse usado drogas mais pesadas não estaria nem aqui. Cheguei a morar com o dono do morro, perdi minha mãe, não tinha moradia. Morava na rua, catava resto de mercado e vendia bala no cinema. Sei que tem gente em condições piores, sem braço, sem mãos, mas pelo menos tinha saúde. Sempre confiei em Deus e confio muito nele. Essa é minha história, muito triste.


O FATOR EDUARDO DAa

O segundo desafio de Dodô, ou Luiz Paulo (nome de batismo do jogador de 28 anos), foi para vencer no mundo do futebol. Tentou a sorte na escolinha do Flamengo, passou pelo Juventus de Realengo, pelo Profute de Niterói e pelo Ceres de Bangu. Foi quando a sorte começou a sorrir para o garoto, que chegou ao croata Inter Zapresic em 2009, antes de passar por Dínamo Zagreb e Lokomotiv até se transferir para o Gabala em 2011.  


Leia mais:

Dodô atacante Gabala do Azerbaijão (Foto: Divulgação)
Antes de chegar ao Azerbaijão, Dodô foi 
para a Croácia com a ajuda de Eduardo 
da Silva (Foto: Divulgação)


- Teve uma época difícil que voltei de Niterói para o Rio. Conheci dois garotos que me levaram até o Narley e, através deles, conheci o Eduardo da Silva. Como o Eduardo foi pequeno para a Croácia, eles me colocaram para fazer um teste lá, mas não ficaram comigo. Fiquei triste, chorei, não queria ir embora de lá. Então, o Eduardo, através do Narley, achou uma injustiça o que fizeram, disse que me ajudaria e me colocou no Inter Zapresic. Depois fui vendido para o Dínamo e fui campeão duas vezes. Só depois que o Tony Adams ex-jogador do Arsenal), que era técnico do Qabala, me viu e decidiu me contratar – disse, enfatizando a gratidão que tem por Narley, a quem considera seu melhor amigo.


OS PERIGOS DA VIDA  NO AZERBAIJÃO

Com cinco anos no país asiático (o futebol, entretanto, é ligado à Uefa, por isso a participação na Liga Europa) e prestes a se naturalizar, a rotina no Azerbaijão é bem diferente daquela vivida no Rio de Janeiro. Sem feijão, o jeito é se virar com salada, pão, sopa e muita carne de cabrito – e, no quesito qualidade de vida, as ameaças são outras.  

- Aqui é um lugar com muito cabrito e boi. No verão, eles ficam muito à vontade, transitam pela rua. Estava eu e um amigo meu baiano, o Daniel Cruz. Chamamos um táxi e pegamos a estrada. Já estava à noite e eu mexendo o celular no banco de trás, deitado, com ele na frente. De repente, escuto ele gritar e me vejo rolando até ficar preso entre um banco e outro. O motorista jogou para o lado e para não bater numa vaca que atravessava a pista. Foi um momento de desespero, por muito pouco não houve um acidente sério. Os animais ficam muito à vontade aqui e tem muita gente que compra carteira. Nunca ouvi falar de auto-escola aqui.   

Dodô atacante Gabala do Azerbaijão (Foto: Divulgação)
Dodô diz que duelo contra o Borussia é o mais 
importante da carreira (Foto: Divulgação)


É o Borussia Dortmund, que estava na final da Champions. Nunca iria imaginar que iria enfrentá-los pouco tempo depois
Dodô

 Em campo, Dodô vive o maior desafio da carreira. O camisa 10 do Gabala vai a campo às 16h (de Brasília) visitar o Borussia Dortmund, duas semanas após marcar o gol da equipe azeri na derrota por 3 a 1 para os aurinegros em casa. A missão na Liga Europa é complicada: na lanterna do Grupo C, a vitória sobre os alemães no Westfalenstadion é tão importante quanto improvável. 
 
- Com certeza (é o jogo mais importante da carreira). Não só o jogo como a competição tem sido importante na minha vida e na minha carreira. Estou feliz. Da outra vez que estive na Liga Europa, pelo Dínamo, o treinador quase não me usou e isso me frustrou um pouco. E é o Borussia Dortmund, time de tradição que até pouco tempo atrás estava na final da Champions, vencendo o Real Madrid. E eu, sentado em casa, nunca iria imaginar que iria enfrentá-los pouco tempo depois. Para mim, é muito importante – completou o atacante.


FONTE:

Nenhum comentário: