segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Bellucci quebra jejum, vence em Paris e encara Djokovic pela 3ª vez no ano


Brasileiro vinha de cinco derrotas consecutivas no circuito e superou o russo Teymuraz Gabashvili (50º) por 2 sets a 0; na segunda fase, volta a enfrentar número 1




Por
Paris

Foram cinco derrotas consecutivas, uma na Copa Davis e outras quatro nas estreias em Pequim, Xangai, Viena e Valencia. Porém, nesta segunda-feira, Thomaz Bellucci voltou a vencer no Masters 1000 de Paris. Depois da desistência do alemão Philipp Kohlschreiber, o brasileiro precisou encarar o lucky loser Teymuraz Gabashvili (50º) e, apesar de algumas oscilações, praticou um bom tênis para vencer por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, e avançou à segunda fase de seu último torneio na temporada.

- Tecnicamente não foi um dos meus melhores jogos, mas consegui me manter firme mentalmente dentro do jogo e isso fez a diferença na partida. Ele (Gabashvili) oscilou bastante no jogo e eu aproveitei para me manter sólido - explicou o paulista do Tietê.

Na próxima fase, Bellucci enfrenta ninguém menos que o número 1 do mundo, Novak Djokovic. Nesta temporada, será o terceiro encontro entre eles. Nas outras duas oportunidades, o sérvio venceu de virada por 2 sets a 1 no Masters 1000 de Roma, e por 2 sets a 0 no Masters 1000 de Montreal.
- Os últimos dois jogos contra ele (Djokovic) foram bem equilibrados. Vou tentar manter o mesmo padrão de jogo que deu certo e manter a tranquilidade nos pontos cruciais. Ele não dá espaço dentro de quadra, então o negócio é jogar sólido e e não deixar o nível cair em nenhum momento - disse.


O jogo

Thomaz Bellucci x Milos Raonic Masters 1000 de Xangai (Foto: Getty)Thomaz Bellucci venceu nesta segunda-feira e encara Djokovic em Paris (Foto: Getty Images)


O início de partida não poderia ser melhor para dar confiança a quem estava há tanto tempo sem vitórias. Thomaz Bellucci, logo de cara, conseguiu a quebra para cima de Teymuraz Gabashvili e confirmou seu saque em sequência para abrir 2/0. No terceiro game, outras duas oportunidades, desta vez salvas pelo russo. Os saques não entravam da melhor forma (Bellucci teve apenas 42% de acerto em seu primeiro serviço) e o brasileiro ainda cometia um alto número de duplas faltas (foram quatro ao longo do set). Assim, Gabashvili conseguiu devolver a quebra no sexto game, justamente se aproveitando dos erros do canhoto do Tietê, e empatando em 3/3. Mas, Bellucci estava concentrado e voltou a quebrar o rival em seguida para manter sua vantagem até o fim do set, fechando em 6/4 numa linda paralela.

No segundo set, foi a vez de Gabashvili começar melhor. O russo salvou três break points no primeiro game e anotou uma quebra em sequência para abrir 2/0. Porém, foi a vez de Bellucci entrar nos eixos e atropelar o rival. Com quatro games em sequência, ele devolveu e abriu uma quebra de vantagem. A partir daí, até forçou bem o saque de Gabashvili, sem conseguir outras oportunidades de quebra, mas controlou os games de serviço. Com 5/4 e o saque para encerrar o confronto, o brasileiro voltou a cometer erros não forçados, perdeu um match point e viu o rival ter uma chance de quebra. Depois de se salvar em um belo ponto, Bellucci voltou a desperdiçar um ponto do jogo, mas finalizou na terceira oportunidade com um erro de Gabashvili.


NAS DUPLAS, DERROTA PARA GILLES SIMON


Pouco mais de duas horas após sua vitória em Paris, Thomaz Bellucci voltou à quadra, desta vez para atuar no duelo de duplas. Porém, a jornada durou pouco. Ao lado do sérvio Viktor Troicki, o brasileiro foi derrotado por Gilles Simon e Aisam-Ul-Haq Qureshi por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/6(3) em um duelo apertado e foi eliminado logo na estreia.

Outros dois brasileiros estão na chave de duplas do Masters 1000 de Paris. Bruno Soares, que foi campeão do ATP da Basileia no fim de semana, voltará a jogar ao lado de Alex Peya ainda na busca por um lugar no ATP Finals desta temporada. Os adversários na estreia serão os britânicos Andy Murray e Colin Fleming. Caso vençam, eles enfrentam Marcelo Melo e Ivan Dodig, cabeças de chave número 2 do torneio e que já iniciam a trajetória na segunda fase. Melo alcançou o topo do ranking de duplas nesta semana e venceu os três últimos torneios que disputou.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/11/bellucci-quebra-jejum-vence-e-encara-djokovic-pela-3-vez-na-temporada.html

Nenhum comentário: