segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Hepta em casa: Federer quebra jejum, bate Nadal e vira segundo no ranking


Suíço derrota rival espanhol pela primeira vez desde março de 2012, conquista seu sétimo título na Basileia e, com isso, volta a ser vice-líder do ranking mundial da ATP




Por
Basileia, Suíça



O suíço Roger Federer manteve a boa fase, derrotou o espanhol Rafael Nadal e conquistou neste domingo o ATP da Basileia pela sétima vez. O dono da casa, que não sabia o que era vencer o maior rival de sua carreira desde março de 2012, se impôs desde o começo, perdeu o segundo set, mas se recuperou para vencer o espanhol por 2 a 1 (6/3, 5/7 e 6/4 ). Com o título, Federer ultrapassou o britânico Andy Murray e assumiu a segunda posição no ranking mundial, atrás apenas de Novak Djokovic. Já Nadal, que não vive uma boa fase, subiu do sétimo para o sexto posto.

Roger Federer X Rafael Nadal - ATP da Basileia (Foto: Reuters)
Roger Federer comemora vitória na Basileia 
 (Foto: Reuters)


Roger Federer X Rafael Nadal - ATP da Basileia (Foto: Reuters)Roger Federer comemora vitória sobre Nadal (Foto: Reuters)


Foi a 12ª vez que Federer disputou a final do ATP da Basileia, a décima seguida. Agora, são sete títulos e cinco vices. Mesmo com a vitória, Federer ainda segue freguês de Nadal. No histórico, são 23 derrotas em 34 partidas, e o espanhol havia ganho os últimos cinco jogos.


+ Bruno Soares conquista título na Suíça


Federer dominou a partida no início. No primeiro set, quebrou o saque do rival no quinto game e encaminhou a vitória na parcial. Ainda conseguiu um outro game no saque do rival para fechar em 6/3. Na segunda parcial, Nadal lutou, salvou alguns break points, e chegou à vitória por 7/5. O terceiro set foi decidido no décimo game, quando Federer abriu 5 a 3 em dois erros não forçados de Nadal.


O JOGO

Roger Federer X Rafael Nadal - ATP da Basileia (Foto: Reuters)Rafael Nadal teve bons momentos na partida, mas não resistiu (Foto: Reuters)


Os dois tenistas confirmaram com tranquilidade seus primeiros games, e o jogo, em poucos minutos, ficou 2 a 2. Aí, Nadal passou pelo primeiro momento de dificuldade na partida, conseguiu salvar dois breaks, mas não evitou a quebra, e o suíço abriu vantagem no placar. O ponto que deu o game para Federer foi uma bola perfeita, na linha, sem chances de devolução para Nadal. Depois, quando já tinha 5 a 3 de vantagem, Federer quebrou o saque do rival de zero, e fechou a parcial em 6/3.
No segundo set, Federer seguiu com um ritmo impressionante, confirmou seu saque de zero e pressionou Nadal na sequência, teve chance, mas não conseguiu quebrar o saque do espanhol.

Quando tinha 3 a 2, Federer teve novamente a possibilidade de vencer o game no saque de Nadal, mas o espanhol se manteve no jogo. Quando o placar estava 5 a 5, Nadal conseguiu sua primeira quebra na partida e sacou para fechar o set. Final, 7/5.

O suíço parecia não sentir a derrota no segundo set. Começou a terceira parcial sem dificuldades de confirmar seu serviço, mas via Nadal também se manter firme no saque. Quando tinha 4 a 3 de frente, Federer alcançou a quebra em dois erros não forçados de Nadal. Depois, foi só fazer seu game e comemorar o heptacampeonato.

Roger Federer X Rafael Nadal - ATP da Basileia (Foto: Reuters)
Roger Federer garante o hepta no ATP da 
Basileia (Foto: Reuters)


Roger Federer X Rafael Nadal - ATP da Basileia (Foto: Reuters)
Torcida lotou o ginásio na Suíça e acompanhou 
o título de Federer (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: