segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Após empate, Guto faz projeção da Chapecoense: 20% em cinco jogos


Treinador atribuiu empate sem gols na Arena Condá à boa atuação de Weverton, goleiro do Atlético-PR, e demonstra frieza com o objetivo da permanência na Série A




Por
Chapecó, SC



Antes eram seis e agora são cinco jogos para que a Chapecoense conquiste uma vitória no Campeonato Brasileiro. Esta é a conta do técnico Guto Ferreira pela garantia da equipe na Série A pelo terceiro ano seguido. O triunfo pretendido poderia ter sido ocorrido neste domingo, diante do Atlético-PR, mas a Chape não conseguiu sair do 0 a 0 também pela boa atuação do goleiro Weverton, elogiado pelo comandante (veja os melhores momentos do jogo no vídeo, clicando no LINK da FONTE, no final da Postagem abaixo).

Ainda que o resultado não tenha agradado, o treinador do conjunto alviverde manteve a calma e foi frio ao fazer as contas. Para ele, basta uma vitória para conquistar o objetivo no Brasileirão, embora quisesse uma situação melhor depois do confronto deste domingo, na Arena Condá.

Guto Ferreira Chapecoense (Foto: Laion Espíndula)Guto Ferreira crê em Chape bem próxima da permanência na Série A (Foto: Laion Espíndula)


- Se analisar a tabela, diminuiu o número de partidas e continuamos com seis pontos de vantagem (para a zona de rebaixamento, o Coritiba é o 17º, com 34). Temos que pontuar em mais uma partida, eu falo de uma vitória. Agora estamos com cinco pontos a mais que o Avaí (16º) e a quatro do Figueirense (15º). Em cima disso, temos que ganhar uma partida, e obrigamos que ao menos três equipes façam as campanhas de 60% de aproveitamento nas últimas cinco partidas. Se uma deles não fizer e fizermos uma vitória, fizermos apenas 20%, está selada a permanência da Chapecoense. Mas não pensamos pequeno, queremos fazer melhor, temos brigado por isso. Vai ser dificuldade na reta final, porque todo mundo está jogando por resultado. A torcida tem de continuar a incentivar e a empurrar. Na quarta-feira (contra o River Plate), o torcedor empurrou e hoje também. Hoje foi difícil e tem que acreditar porque as coisas vão acontecer. Há momento de enfrentar dificuldades como contra o Atlético-PR – descreveu Guto, na entrevista coletiva depois do jogo.

Na próxima rodada a Chape vai ao Maracanã para o embate das 21h de sábado, diante do Fluminense. A Chapecoense não poderá contar com o zagueiro Vilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


Veja os principais pontos da entrevista coletiva do treinador.  

Análise do jogo
- Nossa equipe não se abateu, e os lances pararam na mão do Weverton. Quem tem mérito do resultado é ele, e não são poucos os méritos. Acho que analisar uma partida quando os gols acontecem é fácil. Se analisar que nada deu certo é porque o Weverton fez milagre. Teve uma cabeçada do Túlio (de Melo), o chute do Tiago (Luís) que passou próximo, um chute do Gil de fora e um lance do Ananias. Foram pelo menos quatro chances claras de gol. Se puxar tem outras, pode dar até 10 chances. Não é que deu nada certo: deu certo, mas não entrou e no futebol o que vale é o gol. Tenho que sair contente pela produção, mas descontente com o resultado graças ao goleiro. Queria que fizesse o gol no começo e isso mudaria completamente o estado anímico da partida, a pressão estaria toda sobre o Atlético-PR, seria outro jogo. Eles foram de fortalecendo na partida e, mesmo com um a menos, tentou no contra-ataque. Quando conseguimos furar a marcação, o Weverton foi muito bem.  
Criamos vantagem, a diferença é que entrou a bola contra o River e não contra o Atlético-PR
Guto Fereira

Diferença entre jogos contra River Plate e contra Atlético-PR
- Acho que a Chapecoense brigou de forma igual. Enfrentamos um adversário que veio com uma postura diferente do River (pela Sul-Americana, na última quarta-feira). O River marcou menos que o Atlético-PR, a zaga deles foi inferior à do Atlético-PR hoje. Anda assim criamos vantagem, a diferença é que entrou a bola contra o River e não contra o Atlético-PR. O número de chances de gol eu acho que não seria tão grande. Não dá para analisar que esteve abaixo. O clima da partida do River era diferente, mas não que o time esteve abaixo em relação àquele jogo.    


Sem tranquilidade
- Acho que não há tranquilidade, só vai haver quando estiver tudo garantido. Não estamos tão pressionados quanto os que estão embaixo. Acho que este é o termo mais correto. Uma vitória hoje nos colocaria no bloco dos com pé fora, chegaríamos a 42 pontos. Estaríamos no bloco junto do Atlético-PR e ficaria outro que tem o Figueirense para baixo. A distância seria interessante e deixaram blocos definidos para a Série A do ano que vem. Vamos trabalhar, temos cinco jogos, dois em casa e três fora, e todos difíceis. Precisa deixar claro ao torcedor que precisamos dele incentivando. Não tem jogo fácil. Pode ser contra o Três Coquinhos da Serra que seria difícil, e na Série A não joga o Três Coquinhos da Serra. Todos os jogos são de grau de dificuldade alta e precisamos do torcedor. Temos que somar o tempo todo para permanecermos.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/chapecoense/noticia/2015/11/apos-empate-guto-faz-projecao-da-chapecoense-20-em-cinco-jogos.html

Nenhum comentário: