segunda-feira, 11 de maio de 2015

Murray vence Nadal no saibro pela 1ª vez e leva seu segundo título em Madri

Troféu do britânico no torneio espanhol é o segundo da carreira no piso de terra, conquistado de forma consecutiva. Touro Miúra deve ter pior ranking em dez anos


Por
Madri, Espanha


Andy Murray experimentou nesse domingo a sensação de, pela primeira vez em sete jogos, vencer Rafael Nadal numa quadra de saibro - foi a sexta vitória de Murray no histórico de 21 duelos com Nadal. No piso preferido do espanhol, o britânico fez 2 sets a 0 (6/3 e 6/2) e conquistou pela segunda vez o Masters 1000 de Madri. Em 2008, quando já havia levantado o troféu, a disputa ainda era em quadra dura. Com o triunfo em 1h28 de jogo, Murray chegou a nove vitórias seguidas, após ter conquistado em Munique, há uma semana, seu primeiro torneio no saibro. Coincidentemente, Murray não perde desde que se casou com Kim Sears, há um mês. Já Nadal pareceu não entrar em quadra e errou quase tudo o que tentou neste domingo.

Se no ano passado Murray conquistou três torneios em quadra dura - nenhum deles Masters ou Grand Slam -, em 2015 o britânico tem dois títulos no saibro, sendo um Masters, seu décimo na carreira, que soma 33 conquistas. Nesta temporada, Murray também já foi à final do Masters de Miami e do Aberto da Austrália, e se firma na terceira posição do ranking ATP, mas ainda distante de Roger Federer e Novak Djokovic, segundo e primeiro colocados, respectivamente.

Andy Murray campeão Masters Madri (Foto: REUTERS/Sergio Perez)
Andy Murray com a taça de campeão do Masters 
1000 de Madri após vencer Rafael Nadal 
(Foto: REUTERS/Sergio Perez)


- Não esperava nada disto duas semanas atrás, e as coisas inesperadas são mais gostosas. Acho que não coloquei muita pressão sobre mim nesses torneios, o que é uma coisa boa. Claro que a partir de agora haverá maior expectativa, porém não acho que isso seja um problema. Ganhar um Masters 1000 no saibro para mim é um passo na direção certa, algo que nunca tinha feito antes. Mostra um bom progresso. Ganhar de Nadal no saibro e na Espanha é algo extremamente difícil, estou orgulhoso pela forma com que me saí nesta partida - afirmou Murray.

Por outro lado, Rafael Nadal ainda busca voltar à forma que o fez um dos melhores tenistas de todos os tempos. Um processo lento, com altos e baixos. Em 2015, esta foi a segunda decisão do espanhol, que antes da derrota deste domingo havia conquistado o ATP 250 de Buenos Aires. Nesta próxima segunda-feira, Nadal deverá aparecer com o seu pior ranking da ATP em dez anos, na sétima posição.


O jogo

Andy Murray começou a partida jogando um verdadeiro balde de água fria para cima da torcida espanhola. O britânico conquistou os sete primeiros pontos e logo no segundo game já quebrou o serviço de Rafael Nadal, que começou errando tudo o que tentava. Nos quatro games seguintes, Murray e Nadal confirmaram seus serviços, mas o britânico incomodava o rival apenas colocando a bola em jogo, enquanto o espanhol seguia errando muito e jogando mais na rede que no fundo, o inverso de sua característica.

Rafael Nadal derrotado Andy Murray Masters Madri (Foto: REUTERS/Sergio Perez)Rafael Nadal deve cair para a sétima posição no ranking da ATP (Foto: REUTERS/Sergio Perez)


No sétimo game, jogando de forma mais agressiva e quase no limite do erro, Nadal teve duas chances de devolver a quebra e entrar no jogo novamente, mas Murray salvou e chegou a 5/2. Em seguida, Nadal confirmou seu saque e teve nova chance de quebra quando Murray sacava para o set. Mas, após mais um erro não forçado do Toro Miúra, Murray chegou a 6/3 em 40 minutos.

Na parcial, Nadal somou 11 erros não forçados diante de cinco do adversário. Em seis subidas à rede, o espanhol levou os seis pontos, enquanto Murray não foi hora alguma à frente. Foram ainda 10 bolas vencedoras de Nadal e cinco do escocês, que venceu sete dos 11 pontos disputados com mais de nove trocas de bola.

O segundo set começou da mesma forma: Murray colocando a bola em jogo e esperando pelo erro de Nadal. Assim, o número 3 do mundo quebrou o serviço do espanhol logo no primeiro game. Após confirmar a quebra, o mesmo aconteceu no terceiro game, em mais uma quebra de Murray, que mostrou precisão e paciência, por exemplo, ao vencer uma troca de 21 bolas, fazendo Nadal correr toda a quadra e provar um pouco o gosto do que costuma fazer com os adversários. Daí em diante, Murray administrou até poder comemorar o título com 6/2 na parcial.

Na partida, Andy Murray somou três aces, enquanto Nadal teve apenas um. Nas bolas vencedoras, o espanhol conseguiu 18 delas, diante de 11 do britânico. Nadal ainda teve 26 erros não forçados, contra 14 de Murray. Agora, os dois voltam às quadras em Roma, na Itália, para mais um Masters no saibro.

Andy Murray vence Rafael Nadal Masters Madri (Foto: REUTERS/Sergio Perez)
Andy Murray conquista pela segunda vez o 
título do Masters 1000 de Madri 
(Foto: REUTERS/Sergio Perez)


FONTE:

Nenhum comentário: